Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

PandR, então o que é feito de si? Como vai a planta e o que tem pensado fazer?
  2.  # 82

As plantas aqui mostradas, não vão dar origem a espaços/ volumes, porporções equivalente aos espaços que mostram as fotos exemplo...
    • PandR
    • 17 fevereiro 2016 editado

# 83

Vamos la entao analisar os primeiros esbocos de alcados...
    • PandR

# 84

3.  # 85

Mais uma vez o que foi descrito nas plantas, também aqui acontece nos alçados.... O alçado principal, então está totalmente fora de controle... proporção de volumes, relação daos vãos... O último piso ( poderia ficar bem se fosse um piso térreo).. parece ter sido colado ali em cima do restante volume.

Aqui nestes alçados, como nas plantas... se não entende o que se descreve, é porque não consegue imaginar espacialmente os volumes resultantes dos desenhos planimétricos.
    Concordam com este comentário: Picareta, Margs
    • CMartin

# 86

PandR,

Como não sou arquitecta eu tenho outra perspectiva da do Pedro, ou de outro arquitecto. A minha opinião é puramente emotiva.

Eu sei que isto é extremamente subjectivo e pessoal, e desculpe-me a pergunta, mas o PandR gosta mesmo da sua casa desta forma, é este o seu sonho de casa ?
    Ou será que está a fazê-la com uma ideia preconcebida daquilo que a seu ver é uma casa de arquitectura contemporânea que se admire?
    Se é o seu sonho, então eu retiro tudo o que eu lhe disse no tópico, e nem posso continuar a discutir os pormenores. Eu sinceramente tenha muita dificuldade em ver algo que me mova nesta casa. É um puzzle abstracto desconexo confuso retalhado e sem paz nem homogeneidade. Logo, não pode ser belo.
    E até me parece que o deixa confuso a si.
    Não estou a dizer isto para ser má para si. E espero sinceramente que venha alguém dizer que a sua casa está muito bem conseguida.

Olhe no género que eu vejo que aprecia, e com muito menos trabalho do aquele que o PandR está a ter, tenho aqui um exemplo mas este excepcional duma casa arejada, lógica, moderna, de excelência.
    Apesar de eu não apreciar a arquitectura contemporânea "per se" (por si) há uns exemplos bem engraçados que gosto. Não sou extremista.
    Quero partilhar consigo como referência daquilo que o PandR pode ter:
    https://www.homify.pt/livros_de_ideias/394579/uma-casa-onde-o-conforto-escuda-a-beleza

(É por isso que eu não costumo participar nos tópicos das casas que não aprecio, porque prefiro estar calada do que dizer estas coisas..Desculpe, e espero que não me leve a mal e alterei este post uma dúzia de vezes para tentar ser menos indelicada).
    Concordam com este comentário: Margs
  4.  # 87

Espere aí um pouco, PandR, que tenho mais outro exemplo que vi num site de arquitectura e que achei o máximo, vou procurar para partilhar aqui consigo também.
    • CMartin

# 88

Colocado por: CMartinEspere aí um pouco, PandR, que tenho mais outro exemplo que vi num site de arquitectura e que achei o máximo, vou procurar para partilhar aqui consigo também.

É esta. (Não é nova construção, é uma reabilitação, mas é um muito bom exemplo do que se pode fazer, e tem os tais ângulos e volumes que o PandR aprecia, mas aqui de forma coerente, tanto o exterior - sem ultrapassar as cotas - como o interior).
    null

Veja o artigo completo e a casa aqui : http://arquitecturaedesign.pt/2015/12/10/mlep/
    • PandR
    • 17 fevereiro 2016

# 89

CMartin, muito obrigado pelos seus comentários.

Colocado por: CMartin
    Eu sei que isto é extremamente subjectivo e pessoal, e desculpe-me a pergunta, mas o PandR gosta mesmo da sua casa desta forma, é este o seu sonho de casa?

Gosto da casa e do envolvimento da mesma no terreno. Visualmente agrada-me. Olho para o projeto e gosto. Mas tal como a CMartin não vejo coisas que outros podem ver.

Ou será que está a fazê-la com uma ideia preconcebida daquilo que a seu ver é uma casa de arquitectura contemporânea que se admire?
    Se é o seu sonho, então eu retiro tudo o que eu lhe disse no tópico, e nem posso continuar a discutir os pormenores. Eu sinceramente tenha muita dificuldade em ver algo que me mova nesta casa. É um puzzle abstracto desconexo confuso retalhado e sem paz nem homogeneidade. Logo, não pode ser belo.
    E até me parece que o deixa confuso a si.

Nem todos podemos gostar do amarelo, é verdade. Mas se não quisesse a opinião de mais ninguém não vinha aqui partir o projeto.

Não estou a dizer isto para ser má para si. E espero sinceramente que venha alguém dizer que a sua casa está muito bem conseguida.

Agradeço mais uma vez os seus (e de todos) comentários.

Agradeço também as 2 casas que colocou. Da primeiro gosto de alguns pontos (se bem que se vê pouco a parte exterior) mas da segunda não aprecio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • PandR
    • 17 fevereiro 2016

# 90

Há coisas que certamente estão mal na casa, mas há muitas coisas que também estarão bem, ou não?

Vejamos:
    -Circulação cozinha / sala de jantar / sala de jantar - SIM ou NÃO?
    -nenhum dos quartos confina com WC (evitar barulhos) - SIM ou NÃO?
    -facilidde de acesso á zona exterior quer da sala quer da cozinha - SIM ou NÃO?
    -subida com compras e deixá-las logo na cozinha - SIM ou NÃO?
    ...
  5.  # 91

Mas tem a noção da volumetria que resulta desses alçados?!!! Parece-me bem que não.

Os buracos insalubres, face as estrada e os corpos balançados... Até os envidraçados ( tamanho e localização não estão cuidados...

Só não vê quem não quer.... e não foi preciso ver alçados... o tinhamos alertado. Acha que se critica somente por criticar ( para o bem e para o mal)!!?
  6.  # 92

Colocado por: PandR-Circulação cozinha / sala de jantar / sala de jantar - SIM ou NÃO?
    -nenhum dos quartos confina com WC (evitar barulhos) - SIM ou NÃO?
    -facilidde de acesso á zona exterior quer da sala quer da cozinha - SIM ou NÃO?
    -subida com compras e deixá-las logo na cozinha - SIM ou NÃO?

Certo.. mas pode ter isso tudo e TAMBÉM os problemas RESOLVIDOS que aqui se discutiram... É que a qualidade na resolução desse projecto, nem por dentro, nem por fora..
    Sim é grande!!!... mas "vazia".
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 93

PandR, quanto vai investir na sua casa? Mais ou menos, vá.
    • PandR
    • 18 fevereiro 2016

# 94

Pedro Barradas, a ver se entendo o que pretende dizer.

Significa que as divisões até estão no sítio certo mas em termos de volumetria precisavam de ser reorganizadas e redimensionadas (mesmo que continuassem grandes)?
    • PandR
    • 18 fevereiro 2016

# 95

Colocado por: CMartinPandR...Não vai colocar mais imagens ? Ponha là.

Encontrei estas imagens na net que se enquadram mais ou menos com aquilo que pretendemos.
    Concordam com este comentário: silvacastro
      exemplo 2.jpg
    • PandR
    • 18 fevereiro 2016

# 96

Outra.
      exemplo 1.jpg
    • PandR
    • 18 fevereiro 2016

# 97

E outra.
      exemplo 3.jpg
  8.  # 98

Que mamarrachos pseudo modernos tão feios. Tente algo mais elegante não? Bom mas gostos não se discutem...
  9.  # 99

É... Esses exemplo são mesmo maus. Não tente copiar maus exemplos.. Arranje bons exemplos que sirvam de inspiração ...

PS: Até o valtores, que não é arquitecto, nem tem nada a haver com o mundo da construção (excepto ser dono de obra)... opinou nesse sentido.
  10.  # 100

Na 1ª imagem.. que raio de falta de dignidade para o acesso principal!!? Aquilo é a PORTA?!
    Na segunda imagem,.. já repararam como se entra na casa!!?, para um buraco, na lateral...e ainda dá para a janela de uma casa de banho. O edifico não tem coroamento.. os volumes, acabam rentes, nivelados... a falta de sentido e hierarquia dos envidraçados... é uma amalgama disforme. O jogo de volumes não tem correspondência/ ligação com os vãos...
    etc...
    PS: Não há coisas perfeitas.. mas aqui existe show-off, que se traduz em muita falta de qualidade...
    Concordam com este comentário: marco1, Margs

0.0639 seg. NEW