Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

CMartin, não queria que pensasse que estou a ser teimoso, mas o que tentava obter como resposta quando referia funcionalidades seriam coisas mais objetivas.

Por exemplo a questao das escadas é objetiva. Mas, por exemplo, a questão da estrutura já não o é, pois como já foi referido a questão do piso 1 estar fora do poligono é possivel.

Eu próprio tambem ja fez esse exercico de ler de novo todo o tópico (que lhe agradeço tê-lo feito também) á procura de coisas objetivas e não encontro assim tantas.

De todas as que transcreveu consigo identificar como práticas e objetivas muito poucas. Por exemplo, a questão das IS desproporcionais... Desproporcinal é ser grande ou pequeno?

Volto a repetir, é muito mais fácil para eu entender se me for dito (e vou inventar): "olhe a cozinha ali com o fogão no meio não vai funcionar porque fica de costas para a luz". Ou outro exemplo também já referido recentemente pelos foristas: "se quiser passar no futuro o escritório para um quarto pode ter problemas". Estas coisas objetivas eu consigo entender, agora se me dizem: "isso está tudo mal", então não consigo entender.

Tente, como eu, abster-se de gostos e tente identificar (objetivamente) problemas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 162

O escritório transformar-se em quarto para quando se for velhinho, face a tudo o resto que foi exposto, parece-me até, francamente, a menor das questões.
  3.  # 163

Colocado por: PandR

Tente, como eu, abster-se de gostos e tente identificar (objetivamente) problemas.
    Concordam com este comentário:CMartin

Està bem vou tentar. Deixe-me olhar de novo as plantas. Estão iguais ou pode adiantar alguma alteração nelas por parte da arquitecta?
  4.  # 164

Até ao final da próxima semana espero contar já com algumas alterações. Se preferir espere por elas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 165

Sim, esperamos então.
  6.  # 166

Veja là se consegue arranjar maneira de dizer :
    - a circundante da casa (campo, cidade, praia por exemplo) , qual a densidade e tipo de construção na zona.
    - Gostava de saber o que se encontra directamente ao lado do terreno, são casas vizinhas? De que tipo ?

Ajuda a opinar, embora a si lhe possa parecer subjectivo, é essencial saber no seu caso, a meu ver.
  7.  # 167

PandR?
  8.  # 168

A pandr procura opiniões mas defende suas escolhas de forma emocional....Quer assim logo porque motivo mudar...

Parece uma situação em que alguém decidiu tudo e procura opiniões positivas para justificar a sua escolha que muitos consideram duvidosa...

Várias opiniões já disseram o que iriam alterar..diversos disseram que tudo e falam diferente, mas opiniões cada um tem a sua e nunca haverá consenso.

O importante é que haja consenso entre si e a arquitecta. Se existe avance com a obra...senão gostar do resultado final penitencie-se e fique na casa ou venda e faça outra.

A casa será paga por si e para você viver e não para cada um dos floristas. Se gosta não sei porque discute cada sugestão. Deve é avançar para vermos o resultado final.

Eu acho pouco funcional e feia, mas acredito que tenha a mesma opinião da minha. Não a levo a mal mas também não me deve levar a mal. É uma opinião...

Boa sorte e boas ideias

Abracos marco
  9.  # 169

mfigu, como ja referi demos ideias á arquiteta daquilo que pretendíamos e demos liberdade para nos mostarr algo que se enquadrasse dentro dessas permissas.

Por outro lado, não estou a discutir cada sugestão, estou a pedir opiniões (é para isso que serve este fórum). Posso concordar com umas e com outras não. e as que não concordo tenho pedido justificações objetivas das mesmas.

Quanto ao feia, é, de facto, uma opinião. Quanto ao não ser funcional é que tem de ser mais objetivo. O que é que aponta de não funcional? (já que uma coisa pode ser feia mas ser funcional).
  10.  # 170

Anonimo88, obrigado também pela sua opinião.

Antes deste projeto foram-nos apresentados outros 4 de outros arquitectos que nao se enquasravam dentro do que pretendíamos.

No que diz respieto ao vir ao forum, este forum tem precisamente esse intuito, termos mais olhos a ver e cabeças a pensar. 4 olhos vêm melhor que 2. Tenho aprendido algumas coisas com posts de outros foristas e espero que outros aprendam também com o meu (seja por ter feito mal alguma coisa, mas seja também por ter feitos outras coisas bem).

Quanto ao abrir a porta ao carteiro, com as tecnologias de hoje em dia, posso estar deitadinho na cama, no trabalho ou de férias nas Maldivas (desde que tenha internet :) ) e falar com o carteiro.
  11.  # 171

PandR,

Entretanto como não apareceram ainda as plantas com as tais alterações que falou, debrucei-me sobre as que colocou.

Aqui tem objectivamente a minha sugestão e coloco a apreciação, sua e do fórum, pois claro que não sou arquitecta, como sabemos.

Piso Térreo (pdf anexo, mas enganei-me e chamei-lhe piso 2 na planta, ignore)

- Elimina as escadas adjacentes à cozinha,
    - Esse espaço ora livre serve para criar um despensa
    - Aumenta o tamanho da I.S. , em que se encurta a parede ao lado da escada que recolhe "para dentro" (o que por sua vez permite aumentar o espaço do hall), mas aumenta-se a largura da I.S.
    - A parede do escritório recolheu para dar lugar ao aumento da I.S. e do Hall
    - Aquele "bico" quadrado/recanto no escritório deixou de existir pois colocou-se lá uma armário (pode ser fechado para arrumações ou aberto para livros, ou a parte de baixo fechada e a de cima aberta..)
    - Entre a Sala de Jantar e a Cozinha põe portas de correr, das que prendem e correm em cima e não em baixo, no chão
    - Elimina aquele "biquinho" da pardede de entrada para a cozinha (do hall para a cozinha)
  12.  # 172

Piso 1 (A minha sugestão de planta de novo em anexo), em que:

- A parede ao lado das escadas recolhe (ou avança como preferir chamar-lhe) o que permite "respirar" no Hall (acaba por encolher a I.S. da suite e o closet), o que torna o espaço, a meu ver, mais equilibrado - menos desproporcional em que temos uns espaços enormes e outros mínimos,
    - Elimina aquela parede divisória entre o quarto principal e o closet, parede esta que não serve propósito, e apenas cria sensação claustrofóbica de espaço retalhado
    - Como o closet foi recolhido, passa a ter um armário do lado esquerdo de quem entra e 3 "armários" do lado direito de quem entra, é um closet adequado para um casal, e com a mais valia de ficar um espaço mais fluído e manos "quebrado"
    - Já que não quer eliminar o closet conjunto, ao menos elimine também aqui as pequenas paredes divisórias de entrada no closet conjunto que não servem propósito nenhum, e, mais uma vez apenas "retalham o espaço"
  13.  # 173

O mezzanine mantém, mas em vez da "varanda" suspensa em aço faça em vidro(o guarda-corpos).

Não sei porque a parede ao lado da porta não vai até ao chão, e se coloca vidro, se é por uma questão estética, esqueça, fica feio, faça essa parede acabar normalmente.
      mezz.jpg
  14.  # 174

Este cubo suspenso está demasiado expressivo, como se vê na imagem de cima e nesta, - porque razão ?
    Se o fizermos recolher um bom bocado ficava melhor a sala em termos de equilíbrio de espaço: a altura e a largura dum espaço tem uma relação a ser respeitada.

Para isso - O que se encontra dentro do cubo suspenso, no piso em cima, algo que teria que recolher também ?
      image34.jpeg
  15.  # 175

Esta escada dentro da caixa é impensável, pelo menos num espaço de 140m2 vai pesar ocupar-lhe o espaço de visão e da divisão e não é nada funcional (i.e. não tem função nenhuma), esteticamente é muito mauzinho, não tem nada de positivo a ganhar com as escadas assim: nem estética nem função - deite fora a opção. As escadas suspensas também não fazem sentido, o quadrado é feito para permitir ter escadas suspensas, confirma ?
    O que temos ali entre as escadas e a parede, o que é aquilo em madeira ?

Penso que deveria absolutamente criar uma escadas mais leves, com estrutura junto à parede, e com guarda corpos em vidro como o da varanda suspensa do mezzanine.
      image35.jpeg
  16.  # 176

Materiais de "base" para os interiores: madeira, paredes brancas, vidro e alguns apontamentos em aço - o estritamente necessário como no chão da varanda suspensa do mezzanine.

Esta pedra que mostra é o quê ? Retire-a que não condiz com nada, nem com linguagem da casa, se quiser coloca-se uma imagem visualmente interessante naquela parede..depois ponho-lhe aqui um exemplo que vai gostar, acho eu.

Depois podemos também ver os acabamentos (armários, closets, cozinha, casas de banho, pastilhas, azulejos, pisos, o que quiser,..) mas agora, para já, vamos discutir estas sugestões que lhe dei.(?)
  17.  # 177

Já agora, para ficar completo o raciocínio...

Colocado por: CMartinPenso que deveria absolutamente criar uma escadas mais leves, com estrutura junto à parede, e com guarda corpos em vidro como o da varanda suspensa do mezzanine.

e

Colocado por: CMartin se quiser coloca-se uma imagem visualmente interessante naquela parede..depois ponho-lhe aqui um exemplo que vai gostar, acho eu.

Ei-las como ideia para as escadas e a tal imagem para servir de inspiração.

null
  18.  # 178

portanto o sul e para os lotes adjacentes?
  19.  # 179

sim
  20.  # 180

CMartin, muito lhe agradeço os comentários que fez. Utilizou as primeiras plantas e não a ultima versão aqui do forum que ja tem, por exemplo a tal estante/armario naquele canto do escritório.

Em relação ao seu comentário 176, 177 e 178 com as imagens que eu coloquei, as mesmas referiam-se apenas a ideias e não exatamente como ficará na minha moradia, no entanto mais uma vez os seus comentários foram muito pertinentes e deu-me até algumas ideias.

Piso 0
    A nova planta já contemplará uma despensa na cozinha (foi uma das alterações que pedimos) mas a questão da subida da cave para o piso 0 far-se-á atravez da cozinha mas eventualmente noutros moldes. Já agora na sua opinião como se deveria fazer essa subida da cave que não vejo registada nos seus desenhos?

Entre a sala de jantar e a cozinha teremos efetivamente essas portas de correr.

Basicamente na sua opinião deveríamos aumentar o hall, aumentar o WC e reduzir o escritório, é isso?

Piso 1
    As paredes do closet conjunto não existirão. Dentro do closet só haverá mesmo os roupeiros.

Não percebi quando refere para eliminar a parede entre o quarto de casal e o closet. Se eliminar essa aprede o que se verá estando dentro do quarto será as traseiras do roupeiro que estará no closet, é isso?

Basicamente na sua opinião deveriamos aumentar o hall das escadas reduzindo o closet e o WC da suite, é isso?

0.0609 seg. NEW