Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: vr83PandR faça tudo ao seu gosto pessoal, imagine-se dentro do projeto, não ligue a tudo o que opinam e tente minimizar os arrependimentos...

Neste ponto discordo consigo. Acho que deve retirar o melhor de todos os que opinam, principalmente os que partilham as suas experiências/vivências nas casas, como foi o seu caso.
  2.  # 2

21 papaleguas "não ligar a tudo"(= ligar a parte) e poderá ser entendido como "retire apenas o melhor", não estamos a discordar, por isso não vale a pena pegar por aí ;).
    Como já me foi dito a mim e concordo, não devemos decidir com base no gosto dos outros, nós é que vamos viver na casa! É claro que estamos aqui para saber opiniões e experiências, senão não participávamos e todas as opiniões são válidas e devem ser consideradas. Eu referia-me às partes que são puramente "gosto pessoal" e não funcionalidade e bom senso, não vá pintar uma parede de amarelo só porque os outros gostam! Espero que me tenha feito entender.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 3

Eu como utilizador, dou sempre a minha opinião baseado na experiência que tenho sobre funcionalidade, orientação, economia, rentabilidade. Não me lembro de alguma vez ter feito um comentário a dizer que fazia de outra maneira porque não gosto da cor ou do material, etc.
    Em suma, o que sugiro ao PandR e a todos nos meus comentários, é que esprema bem todas as opiniões e retire o sumo todo que conseguir de maneira a poder ter a casa que sempre desejou.
    Acho que também já o fiz consigo vr83.
    Sempre a tentar ajudar.
    Tenho por hábito dizer: Faça agora, faça bem, porque é para o resto da vida!
    Concordam com este comentário: vr83
  4.  # 4

21 papaleguas, ambos sabemos que também anda por aí muito boa gente que vem aos tópicos apenas para criticar por criticar e se calhar são estes a que eu me refiro, nem toda gente contribui para melhorar, nem toda gente tem boas intenções, infelizmente (embora eu pessoalmente não me possa queixar!).

Estive a olhar melhor para o projeto, não consigo decifrar a área dos quartos, mas assim à 1ª vista não me parecem enormes, ao contrário da cozinha e da sala, que são gigantescas, eu prefiro uma cozinha mais pequena com muita arrumação e uma vez que tem espaço de refeições parece-me um exagero ter vinte e tal m2 de cozinha. Na sala de estar igual, se tem espaço de refeições à parte, será que é mesmo necessário 40 e tal m2 de sala? É claro que tudo depende da utilização que lhe quer dar... mas olhe que 30m2 já dá a sobra para muita sala!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, 21papaleguas
  5.  # 5

PandR,

Coloco aqui a planta do piso 1 com as alternativas - da varanda tal e qual como o PandR tinha referido para o quarto das crianças.

Alternativa 1
    Encurtaram-se os closets para dar espaço às portas de acesso para a varanda..Estou a pensar que esta porta poderia resolver os closets não terem janela mas implicaria portas em vidro.
    Não sei o que pensar sobre isso, no todo da casa. Como vai ser a porta de acesso do quarto de casal para a respectiva varanda?

Alternativa 2
    Não fazer esta varanda das crianças.
    Pode encurtar à mesma os closets para ficarem simétricos um frente ao outro e colocar uma janela onde na alternativa 1 tem a porta.

Pus a planta de pernas para o ar de propósito, porque fiquei a pensar no que disse o marco1..

Matutemos.
      PandR Varanda Presentation1.jpg
  6.  # 6

Colocado por: PandR

Cheia de sombra também não gosto e creio que não ficará mas diga lá que esta não é um espetáculo:
      pool-concrete-wall-modern-lights-Anthony-Exter.jpg

Mais minimalista, talvez.

Sou péssima em orientação, tem a certeza que o que o marco1 refere das sombras não vai acontecer ?

A segunda imagem é um exemplo do que andou a ver no outro tópico. Serve de protecção para as crianças. Estas soluções também aquecem o ambiente, e a água da piscina em si. Faz efeito estufa.Tudo quentinho.
    Mantém a limpeza.
    É por estas razões que está a pensar colocar?
      un-style-tres-minimaliste-4_4602040.jpg
      5965-5329199.jpg
  7.  # 7

Colocado por: CMartin
    Ok. Vou pensar.

m.arq, PandR e todos, estive a pesquisar..

Pé direito duplo e mezzanino

VANTAGENS
    A solução torna a fachada imponente, especialmente quando recebe grandes caixilhos. Além disso, traz mais luminosidade, maior circulação de ar à área interna e melhor comunicação visual com a paisagem do lado externo. Ela também define o ambiente com a integração do pavimento superior, por meio de mezanino. Uma tendência actual é proteger essa área por guarda-corpos em vidro temperado e aço inox tubular.

A utilização de luminárias/candeeiros suspensos valoriza a altura do pé-direito duplo e a decoração, ressaltando que o impacto visual que a grande altura cria é forte e agradável, deixando o ambiente com uma sensação de leveza e o clima mais arejado e fresco, pois o ar quente tende a subir e ficar próximo ao tecto.

DESVANTAGENS
    Manutenção e limpeza dos caixilhos grandes e altos, e deficiência acústica – uma vez que o barulho da área social pode interferir no setor íntimo da residência.
    Caso a fachada da construção esteja voltada para face norte – que recebe insolação durante o dia todo, principalmente no verão – a solução também pode representar calor excessivo ao ambiente. No inverno, o teto mais alto não favorece a sensação de aconchego, deixando o ambiente mais frio.

Contudo, existem soluções para amenizar tanto o frio, quanto o calor. Para controlar o calor são instaladas cortinas ou persianas automatizadas nos grandes vãos de janelas. Já para aquecer o ambiente e torná-lo mais aconchegado, pode-se adoptar o uso de tapetes, sofás e poltronas revestidos em tecidos, cortinas, forro de gesso e móveis de madeira – elementos que também minimizam o desconforto acústico, pois absorvem e abafam uma parte dos sons emitidos na área social, evitando a reverberação.

ESTRUTURA E CUSTOS
    A estrutura de um ambiente construído com pé-direito duplo exige reforço, mesmo não existindo parte do pavimento superior. Tanto as colunas quanto os vigamentos em concreto armado devem ser bem dimensionados para suportar a altura. O investimento financeiro é maior se comparado a um pavimento térreo, equivalendo à execução de uma construção de dois pavimentos, excluindo-se somente a laje do espaço referente ao vão que será o pé-direito duplo”.

O que me faz pensar especialmente é isto:

Porém, algumas considerações são indispensáveis, 1) como a importância da proporção entre o tamanho do ambiente com a altura do pé-direito, 2) a precaução de instalar áreas de protecção (parapeito) para evitar acidentes e a possibilidade de mesclar iluminação instalada no forro com a de altura mediana ou mais baixa.

Aliás, se não me engano, o Pedro Barradas já tinha alertado para os que eu acho mais preocupantes:
    - A proporção altura do pé direito vs. tamanho da sala
    - Questões térmicas
    - Ruído
    - Iluminação
    - Limpeza/manutenção (dos envidraçados)

Também acho que tem que ser bem estudado de forma a evitar/amenizar, para que depois não se venha de facto a constatá-los.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flica
  8.  # 8

Colocado por: PandR

Não percebi a última parte do comentário.

Já o tenho dito muitas vezes, gosto muito de materiais genuínos. Tenho alguma dificuldade com os materiais processados (aglomerados, laminados, etc) mas claro que não os nego que nem se pode.

Duma forma ou de outra, dou muita importância a materiais com qualidade porque acho que eles só por si fazem uma casa.

Tanto assim é que pessoalmente prefiro por exemplo ter menos área de construção mas recorrer a bons materiais de construção/acabamentos.

Por vezes acontece nas derrapagens dos projectos, depois, ter que se optar por poupar nos materiais/acabamentos (...). Mais vale prevenir, se possível..(aqueles 15k€ que alguém algures mencionou poder-se salvaguardar na área de construção são capazes de vir a dar jeito para os meus materiais :o))
  9.  # 9

Não gosto muito de me meter nos projectos alheios, mas neste caso não gosto "dos bicos", cantos e recantos que a casa faz.

Se fosse eu, e isso vale o que vale, transformava isso num rectangulo. Perdia esses cantos, melhorava o aproveitamento do espaço interior (espaço verdadeiramente útil) e talvez ainda conseguisse reduzir a área de construção...

Acho que como está muito agarrado ao esquema de implementação acaba por ficar limitado na planta...
  10.  # 10

Colocado por: CMartin Aliás, se não me engano, o Pedro Barradas já tinha alertado:
    - Limpeza/manutenção (dos envidraçados)

Até porque não sei a altura da sua sogra, PandR :o)
    • box
    • 7 maio 2016

# 11

uma acha para o brainstorming.

não é melhor nem pior. foi a 1ª que encontrei que "cabe" na sua área de implantação.
    múltiplos volumes (tantos ou mais do que definiu no desenho que apresentou), sem cantos ou cantinhos, e consegue ser bem mais eficiente na gestão da área alocada ao sobe e desce.
    penso que, como já foi sugerido, precisava de se desprender daquela configuração base que não facilita nada. parece que começaram por definir uma forma, com a maior área de construção possível, e depois dividiram /encaixaram as peças. ou seja parece-me uma casa feita de fora para dentro e não de dentro para fora.
    como se costuma dizer: form follows function.
    mas é como tudo, se lhe agrada então está tudo bem.
    cump.
  11.  # 12

Vou colocar aqui para depois não me arrepender de não o ter dito: apesar, ou a par, de todas as sugestões na tentativa de optimizar este projecto, e vão a meu ver contribuir para isso, pessoalmente acredito que esta casa vai surpreender-nos pela positiva.
    Cumprimentos.
  12.  # 13

Não se vai surpreender!

A malta lá no fundo até gosta, não quer é admitir...
    • PandR
    • 13 julho 2016 editado

# 14

Mais de 2 meses depois aqui estão as últimas novidades. Deverá ser a versão final.

Propositadamente apaguei as medidas e áreas. Apenas para visualizar de uma melhor forma.
      piso 0 - ultima.JPG
  13.  # 15

E o piso 1.
      piso 1 - ultima.JPG
  14.  # 16

Colocado por: CMartinaquela sala de estar adjacente à suite, acho encantadora esta ideia muito old school hollywood;

Qual sala de estar?
  15.  # 17

O que a CMartin estava a referir-se não era em relação a esta planta mas sim a uma anterior que foi colocada. Está lá para trás no tópico.
  16.  # 18

Pandr

a casa alterou 2 mm em relação ás plantas da década ( meses quero dizer) anterior.
    falta ai muito dedo...mão

por exemplo o dito escritório em vez dos dois janelões chapadas na fachada e a estante lá no cantinho não dava ai uma entrada de luz diferente?? explicando melhor onde está a estante ser a janela.
  17.  # 19

eu no colset dos quarto juntos eu colocaria os roupeiros com costas juntas e abrir dentro de cada quarto, se quisesse a passagem muito bem mas assim não acho nada pratico, principalmente se os dois forem.se vestir ao mesmo tempo
  18.  # 20

Pandr, você tem filhos?

0.1254 seg. NEW