Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

o levantamento topográfico peca muito por não ter a indicação das construções envolventes.
    pessoalmente não gosto desse terreno, é um pouco estreito e muito comprido e ainda o facto de só permitir construção geminada, o que por si só já é um pouco limitativo.
    a única coisa boa á partida é o facto de a entrada estar a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  2.  # 22

Colocado por: marco1o levantamento topográfico peca muito por não ter a indicação das construções envolventes.
    pessoalmente não gosto desse terreno, é um pouco estreito e muito comprido e ainda o facto de só permitir construção geminada, o que por si só já é um pouco limitativo.
    a única coisa boa á partida é o facto de a entrada estar a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76

MArco, na sua perspectiva os 15-16 metros de largura são curtos para uma casa que terá entre 135-165m de área de implantação? Pelo que sei neste momento, podem ser construídos 3 pisos. A minha ideia para a "casa de sonho" seria não ter cave e ter uams áreas (assim por alto...):

R/C: 1 suite (18m2), 1 WC social (3m2), cozinha + sala de jantar 40m2, sala de estar 30m2, escritorio (14m2) -> total: 105m2
    1º Andar: 2 suites (44m2), 2 quartos (30m2), 1 WC de apoio aos quartos (6m2) e uma biblioteca (25m2) -> total: 105m2

Obrigado,

JP
  3.  # 23

assim encostado a um dos lados, até um terreno com largura de 8 m dá, agora que não é a melhor das situações não é.
    bem também não é por ai que o gato vai ás filhoses.
    se o lote está em conta, avance. caso contrário era preferível um terreno que desse para construir isolado ( 4 frentes).
  4.  # 24

Alguma opinião em relação às "janelas"? :)
  5.  # 25

Eu não me chateava muito com as janelas. A unica coisa que tem de assegurar é que não há acesso da casa do seu vizinho para o seu terreno (umas grades resolvem isso). Em termos de devassa da sua privacidade é uma questão de ter isso em conta quando falar com o seu arquitecto. Pelo que percebo das fotografias, as janelas dão para a lateral da frente da casa, o que será provavelmente a entrada. Na minha opinião, essa é a zona com menos necessidade de privacidade uma vez que já a tem semi-devassada pelo encontro com a rua. "Vire" a casa o mais possivel para o interior do lote e assim protege-se do ruido e das vistas da rua. Se pretende construir dois pisos, idealmente sugeria-lhe no r/c ter sala e cozinha no viradas para o interior do lote, escritório e garagem viradas para a rua (a suite eu dependeria a sua localização de saber se é um quarto de visitas ou se é um quarto de uso quotidiano), no 1º piso quartos para a frente e para trás. Se pode construir um 3º piso, eu construiria uma biblioteca recuada com grandes envidraçados aproveitando a cobertura como pátio ou jardim superior (uma autêntica zona de recato) . Casas de banho e escadas no miolo da construção. Assim vira toda a zona publica da casa para a rua no piso térreo e toda a zona privada para o interior do quarteirão. No piso superior já não se coloca tanto o problema da privacidade e na cobertura tinha um verdadeiro paraíso de tranquilidade...

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.

PS: tentarei não comentar muito mais porque a ideia de uma casa com uma biblioteca é algo que me fascina em demasia :)
  6.  # 26

Colocado por: Rafael FortesEu não me chateava muito com as janelas. A unica coisa que tem de assegurar é que não há acesso da casa do seu vizinho para o seu terreno (umas grades resolvem isso). Em termos de devassa da sua privacidade é uma questão de ter isso em conta quando falar com o seu arquitecto. Pelo que percebo das fotografias, as janelas dão para a lateral da frente da casa, o que será provavelmente a entrada. Na minha opinião, essa é a zona com menos necessidade de privacidade uma vez que já a tem semi-devassada pelo encontro com a rua. "Vire" a casa o mais possivel para o interior do lote e assim protege-se do ruido e das vistas da rua. Se pretende construir dois pisos, idealmente sugeria-lhe no r/c ter sala e cozinha no viradas para o interior do lote, escritório e garagem viradas para a rua (a suite eu dependeria a sua localização de saber se é um quarto de visitas ou se é um quarto de uso quotidiano), no 1º piso quartos para a frente e para trás. Se pode construir um 3º piso, eu construiria uma biblioteca recuada com grandes envidraçados aproveitando a cobertura como pátio ou jardim superior (uma autêntica zona de recato) . Casas de banho e escadas no miolo da construção. Assim vira toda a zona publica da casa para a rua no piso térreo e toda a zona privada para o interior do quarteirão. No piso superior já não se coloca tanto o problema da privacidade e na cobertura tinha um verdadeiro paraíso de tranquilidade...

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.

PS: tentarei não comentar muito mais porque a ideia de uma casa com uma biblioteca é algo que me fascina em demasia :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76

Rafael, então não vale a pena dizer-lhe que uma das razões pelas quais me quero mudar para uma casa maior é a falta de espaço para guardar livros... a alegria que resulta de ver os livros lidos e pendentes de ler nas prateleiras só dá nestas desgraças...:)

Obrigado pelas dicas!

JP
  7.  # 27

Voltando a esta estória...

Ontem fui à CM de Oeiras e estive a ver o licenciamento. O lote (bem como os dois ao lado) fazem parte de uma segunda fase do lotemento que já existia de uma cooperativa de habitação constituida por vivendas e prédios. Ainda que o terreno seja 3x maior que os terrenos do resto da urbanização, aplica-se a mesma taxa de construção e área bruta de construção. Na práctica e segundo a pessoa da câmara com quem falei (entretanto o vendedor também mo confirmou) isso significava que se podia construir uma cave com 142m2 e depois com um ou dois pisos em cima com uma área total máxima de 135m2. Tirando a cave, a casa seria mais pequena que o meu apartamento :( Quando falei com o vendedor ele falou-me que outro interessado já tinha trabalhado essa questão com o arquitecto e parece que tinham encontrado algumas soluções para mitigar o facto, mas penso que no meu caso isso será impossível tendo em consideração o número e dimensão das assoalhadas que tinha em mente. Ainda não foi desta, mas gostava de agradecer a todos aqueles que participaram nesta discussão :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Fortes

0.0215 seg. NEW