Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: m.arqOk! Sérgio.
    Nem sei bem o q te estou a perguntar.
    Continua com o teu processo, sempre vais recolher informação.
    Abr!

    obrgd pelo seu contributo foi muito importante
  2.  # 42

    Boa Noite. Engraçado Sérgio , eu também estou nas telecom...mas na àrea da cloud.

    Acho muito deselegante ter pedido opiniões e ajuda e ter recebido estas repostas.

    E fico a pensar que se as ideias se pagam o que andamos aqui a fazer no Forum. Pensava que era para uma troca de ideias...

    E fico a pensar também que quem quer dar ideias que dê, quem não quer pode perfeitamente abster-se de o fazer.

    Cumprimentos a todos.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 43

    Colocado por: CMartinBoa Noite. Engraçado Sérgio , eu também estou nas telecom...mas na àrea da cloud.

    Acho muito deselegante ter pedido opiniões e ajuda e ter recebido estas repostas.

    E fico a pensar que se as ideias se pagam o que andamos aqui a fazer no Forum. Pensava que era para uma troca de ideias...

    E fico a pensar também que quem quer dar ideias que dê, quem não quer pode perfeitamente abster-se de o fazer.

    Cumprimentos a todos.


    enfim CMartin vale a pena comentar?

    nao obriguei a ninguem vir ca simplesmente tentei expor de certa maneira as ideias para um futuro meu e pedir opinioes. mas pelos vistos tlvz nao esteja a fazer o mais correcto.
  4.  # 44

    Nao ligue Sérgio, este Forum foi bom mas agora està assim, as pessoas estão com raivas mal dirigidas, deve ser da crise.
    O Sergio nao fez nada de errado, noutros tempos ajudaram-me muito neste forum, arquitectos inclusivamente.
    Eram pessoas com paixao pela arte...pode ser que ainda apareça uma dessas neste tópico.
    Uma boa noite :0)
  5.  # 45

    Sim..tenho esperança que nem todas essas tenham desaparecido!
    • DAJP
    • 23 novembro 2015

     # 46

    Claro que não desapareceram... elas andam por aí!

    Apenas acho que o chamaram atenção para um aspecto muito importante que é a função crucial de um arquitecto no processo construtivo de uma casa. Na empresa com quem vou construir o arquitecto fez o trabalho de desenvolvimento do projecto arquitectónico e de orçamentação quase todo antes da contratualização do mesmo.

    Por isso é só uma questão de procurar e de encontrar uma pessoa, empresa com que se identifique e depois desenvolver isso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  6.  # 47

    sergio

    aqui a questão é o seguinte:
    uma casa tem um terreno, esse terreno tem uma envolvente, esse terreno tem uma orientação solar, esse terreno tem uma série de condicionantes camarárias, esse terreno tem um relevo natural x, o sergio quer uma casa dentro de determinada gama com um certo plafond, o sergio tem uma família em que pretende que viva nessa casa com determinados requisitos, os filhos tem idade x, o sergio tem determinado hobbie,.......
    ou seja uma casa não é uma planta mais assim ou mais para ali, nasce de um conjunto de factores muito diversos incluindo os seus gostos e necessidades. Ora não conhecemos nada disso, apenas uma planta feita por um leigo e isso pouco ou nada dá para opinar algo de jeito, a não ser pequenas coisas de pormenor. eo programa funcional quanto muito.
    repito uma casa não é uma planta tem que ser algo mais. porque razão um quarto em vez de 4.5 X 3.2 não pode ter 4.8 x3 ? lá está tem que haver uma logica do todo e não uma soma das partes.
    não leve a mal mas já lá vão muitos tópicos por aqui sempre a repetir a mesma coisa. tem de haver paixão/ emotividade numa casa e não apenas um exercício de distribuir aleatoriamente as divisões necessárias.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, jorgferr, two-rok, Picareta, SG_arquitecto, callinas
  7.  # 48

    Colocado por: CMartinNao ligue Sérgio, este Forum foi bom mas agora està assim, as pessoas estão com raivas mal dirigidas, deve ser da crise.
    O Sergio nao fez nada de errado, noutros tempos ajudaram-me muito neste forum, arquitectos inclusivamente.
    Eram pessoas com paixao pela arte...pode ser que ainda apareça uma dessas neste tópico.
    Uma boa noite :0)



    esperemos que sim afinal é para isso que serve um forum partilha de ideias e inter-ajudas.
  8.  # 49

    Colocado por: CMartinBoa Noite. Engraçado Sérgio , eu também estou nas telecom...mas na àrea da cloud.

    Acho muito deselegante ter pedido opiniões e ajuda e ter recebido estas repostas.

    E fico a pensar que se as ideias se pagam o que andamos aqui a fazer no Forum. Pensava que era para uma troca de ideias...

    E fico a pensar também que quem quer dar ideias que dê, quem não quer pode perfeitamente abster-se de o fazer.

    Cumprimentos a todos.


    Olá CMartin!
    Poderias desenvolver de q forma eu poderia ter tv. além da generalista, através de uma rede móvel não fixa?
  9.  # 50

    Colocado por: marco1sergio

    aqui a questão é o seguinte:
    uma casa tem um terreno, esse terreno tem uma envolvente, esse terreno tem uma orientação solar, esse terreno tem uma série de condicionantes camarárias, esse terreno tem um relevo natural x, o sergio quer uma casa dentro de determinada gama com um certo plafond, o sergio tem uma família em que pretende que viva nessa casa com determinados requisitos, os filhos tem idade x, o sergio tem determinado hobbie,.......
    ou seja uma casa não é uma planta mais assim ou mais para ali, nasce de um conjunto de factores muito diversos incluindo os seus gostos e necessidades. Ora não conhecemos nada disso, apenas uma planta feita por um leigo e isso pouco ou nada dá para opinar algo de jeito, a não ser pequenas coisas de pormenor. eo programa funcional quanto muito.
    repito uma casa não é uma planta tem que ser algo mais. porque razão um quarto em vez de 4.5 X 3.2 não pode ter 4.8 x3 ? lá está tem que haver uma logica do todo e não uma soma das partes.
    não leve a mal mas já lá vão muitos tópicos por aqui sempre a repetir a mesma coisa. tem de haver paixão/ emotividade numa casa e não apenas um exercício de distribuir aleatoriamente as divisões necessárias.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Picareta,SG_arquitecto,callinas


    eu percebo e a planta da casa so foi feita para ter a ideia de quantas divisoes eram pq a unica coisa que tenho certa e a estrutura da casa
  10.  # 51

    um bom exercício quando, nós amadores, andamos a brincar aos arquitectos é tirar as medidas dos móveis lá de casa e tentamos encaixa-los na planta. Se fizer esse exercicio vai chegar à conclusão que tem ai dois quartos grandes de mais. a mesa que tem na sala tb não está à escala, tem cerca de 4,5m de comprido essa mesa.

    pessoalmente gosto de ver as ilhas ou penínsulas em solução open-space em que são usadas como divisão de espaços, usar uma peninsisula numa cozinha como a sua é na minha opinião "estragar" o espaço

    não acho o closet da suite funcional

    é preciso ai uma separação entre os quartos e sala

    e tb ajudava ver a localização das portas e janelas, deduzo que o corredor enorme seja devido à porta de entrada

    resumimdo uma casa enorme (240m2) e, na minha opinião, mal dividida.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  11.  # 52

    paulosantos

    lá está, quem diz que vamo-nos reger pelo que até aqui tínhamos na casa actual??
    será que por vezes fazer uma divisão fora do normal até não vai resolver n situações na própria distribuição? ou seja "sacrificando um pouco mais ou menos área numa isso pode permitir uma solução ideal para o resto ( até volumetricamente)?
    será que uma peninsula num caso até não será o ideal?
    assim como os corredores, há casos em que se justifica e fica bem ( até porque numa casa terrea é um pouco difícil fugir a eles).
    enfim tudo isso pode ser muito bem moldado como um todo e se ficamos desde logo presos a uma planta e andamos aqui parede mais 10 para ali wc mais para acolá fica logo tudo condicionado, quando se parte para querer formalizar sem conhecimento de causa.
    o que importa mesmo é saber quais os gostos, necessidades, qual o plafond, quais as condicionantes,..., e depois voar e tentar tirar o melhor partido de cada situação/ características especificas de um terreno.
    é bom fazer esboços, etc, mas que sirvam apenas como informação primária, pois quando se tenta já estar a formalizar muito pode apenas estar a condicionar e a começar com uma abordagem errada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12.  # 53

    Colocado por: DAJP

    Apenas acho que o chamaram atenção para um aspecto muito importante que é a função crucial de um arquitecto no processo construtivo de uma casa. Na empresa com quem vou construir o arquitecto fez o trabalho de desenvolvimento do projecto arquitectónico e de orçamentação quase todo antes da contratualização do mesmo.

    Por isso é só uma questão de procurar e de encontrar uma pessoa, empresa com que se identifique e depois desenvolver isso...


    Olá DAJP,

    Eu sei que apenas chamaram a atenção do Sergio para esse aspecto que é, e não o discuto, importante: a função crucial de um arquitecto no processo construtivo de uma casa.

    Já chamámos a atenção do Sergio, do Manel, do António, do José, da Fabiana, da Isa, da Joana, da Vanessa.. (nomes fictícios e não users do Fórum), ...de todos.
    E penso que ora todos entendidos e sensibilizados sobre esse aspecto fundamental, (sinceramente acho que a maioria de nós já o estava antes mas posso estar enganada...), passada esta fase , está na altura de "move on" para pastos mais verdes :o)

    E venham de lá mas é as ideias (versus as "lições de moral")!
  13.  # 54

    Marco1, :o)

    Não diga isso.

    Nem o Marco1, nem o Pedro Barradas. Não vos quero ver desse lado do muro, nem nas páginas gordas dos jornais para quem não sabe ler. Ambos sabem, e são, bem melhores.
    (Desculpem desde já se vos estou a envergonhar perante os outros).

    Mas espero mais do que isto, desculpem de novo, mas habituaram-me mal e agora tenho-vos em muita conta. A culpa é vossa ;o)

    Colocado por: marco1sergio

    aqui a questão é o seguinte:
    uma casa tem um terreno, esse terreno tem uma envolvente, esse terreno tem uma orientação solar, esse terreno tem uma série de condicionantes camarárias, esse terreno tem um relevo natural x, o sergio quer uma casa dentro de determinada gama com um certo plafond, o sergio tem uma família em que pretende que viva nessa casa com determinados requisitos, os filhos tem idade x, o sergio tem determinado hobbie,.......
    ou seja uma casa não é uma planta mais assim ou mais para ali, nasce de um conjunto de factores muito diversos incluindo os seus gostos e necessidades. Ora não conhecemos nada disso, apenas uma planta feita por um leigo e isso pouco ou nada dá para opinar algo de jeito, a não ser pequenas coisas de pormenor. eo programa funcional quanto muito.
    repito uma casa não é uma planta tem que ser algo mais. porque razão um quarto em vez de 4.5 X 3.2 não pode ter 4.8 x3 ? lá está tem que haver uma logica do todo e não uma soma das partes.
    não leve a mal mas já lá vão muitos tópicos por aqui sempre a repetir a mesma coisa. tem de haver paixão/ emotividade numa casa e não apenas um exercício de distribuir aleatoriamente as divisões necessárias.
  14.  # 55

    CMartin

    tá certo, mas afinal como é o terreno ? o que está á volta?

    por que é que o rectangulo tem x e não y ......
  15.  # 56

    Essa sala vai ficar muito cara no que diz respeito a climatização. Tem mesmo necessidade de ter 4 vãos grandes envidraçados nessa divisão? E muito cuidado com essas clarabóias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  16.  # 57

    marco1 :o)

    Quando vim para este Fórum em 2008 (não me lembro bem já, mas terá sido por volta disso..) não vim à procura do rectângulo que tem x e não y...sei lá eu o que é isso :o), vim à sua procura, e à do Pedro Barradas. Do Fernando Gabriel...

    E encontrei-o/vos aqui. E vocês preocuparam-se com esses rectângulos por mim.

    E, marco1, fez-me um estudo do pátio, pintou-o de vermelho sangue de boi e subiu-me as soleiras, lembra-se ? Opinou sobre o aumento da sala sacrificando um pouco o pátio. E agradeço tê-lo feito. Por isso, ganhou a minha estima.

    As janelas,..lembra-se...
    O actual (moderno) como ruptura com o antigo.

    Coisas giras!

    Desculpe se o estou a envergonhar de novo, o marco 1 serve apenas de exemplo do que as pessoas, como eu, esperam do Fórum.

    Ainda assim, não pintei a lista de sangue de bói, por causa daquela verde que discutimos depois, do interior da casa, lembra-se também? Falámos nisso depois, sabia lá o marco1 disso.

    Ainda não sacrifiquei o pátio mas talvez o faça embora na altura não seria a solução que pretendia (mas às vezes com a "vivência" na casa acabamos por ver e percepcionar o espaço de forma diferente..). E vê, tenho aqui esta sua ideia guardada no bolso agora que sinto que possa precisar dela...7 ou 8 anos depois.

    Se o fizer, marco1 e todos os arquitectos/engenheiros/...., será da minha responsabilidade e nunca a do marco1. Fui eu que tomei a decisão com base numa ideia que um perfeito desconhecido me deu.

    Aqui partilhamos ideias. E tenho ideias para partilhar convosco também. Se as executamos ou não, as ideias, isso é responsabilidade do user nunca da pessoa/profissional que, abnegadamente, por paixão, repito, as deu.

    Quisesse ou precisasse eu de um projecto, não vinha a um Forum.

    Ou se calhar um dia que precisasse e como tinha aberto aqui o olho a um de vós vinha ao Forum à procura de um Arquitecto.

    E isto não é cenoura à frente do nariz, seria ridículo fazê-lo com esse objectivo, manhoso até. Vale o que vale, e serve apenas para termos consciência de que a forma de nos expormos são essências na forma como somos vistos pelos outros. Nada mais simples.

    PS. Mas também não o pediria aos FV Arquitectos porque todos os dias tenho que abrir uma porta completamente despropositada em tamanho e peso, de tal forma que quando há vento, quase que a porta faz de vela, dum edifício projectado por eles. E fizeram o projecto, e tinham os rectângulos todos necessários.(i.e., a subjectividade das coisas...).
    Concordam com este comentário: migjac
  17.  # 58

    Colocado por: marco1CMartin

    tá certo, mas afinal como é o terreno ? o que está á volta?

    por que é que o rectangulo tem x e não y ......


    O terreno tem 20m de frente 30 de comprimento.
    A frente de terreno está virado a oeste.
  18.  # 59

    Colocado por: two-rokEssa sala vai ficar muito cara no que diz respeito a climatização. Tem mesmo necessidade de ter 4 vãos grandes envidraçados nessa divisão? E muito cuidado com essas clarabóias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    Qual é o problema das claraboias?

    Provavelmente sim daria para o vidro da parede perpendicular a entrada
  19.  # 60

    Colocado por: sergiocardosoQual é o problema das claraboias?

    Provavelmente sim daria para o vidro da parede perpendicular a entrada


    O problema das clarabóias é que grande parte das vezes são mal executadas, dando problemas de infiltrações. E duas desse tamanho na mesma divisão parece-me um exagero.

    Fora isso faça as contas ao peso desses vidros (2,5kgs por mm cada metro quadrado) e veja se é possível lá chegar um camião-grua para a montagem desses vidros.

    E faça as contas para consumos de energia no que diz respeito a aquecimento/arrefecimento por causa desses vãos. E já agora, uns vidros em condições para lhe poupar na conta mensal.

    Tem aí pano para mangas, e se for mal aconselhado, em pouco tempo terá vontade de mudar de casa.
 
0.0257 seg. NEW