Iniciar sessão ou registar-se
    • elst
    • 23 novembro 2015 editado

# 1

Boa tarde,
    Tenho em obra um construção em cave, do qual pretendo fazer a utilização da cave para habitação. Acontece que aos 2m de pé direito já são visiveis as sapatas e as vigas das fundações. A minha questão é saber que posso escavar mais baixo do que as sapatas existentes, criando um reforço, e se também poderei demolir as vigas das sapatas para fazer um aumento da cave, uma vez que esta não ocupa os limites do piso superior.

Obrigada
  1.  # 2

isso só um engenheiro lhe pode dizer e no local
    á partida é uma péssima ação pois está a mexer num ponto sensível da estrutura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pedromdf
  2.  # 3

Tem de expor a situação ao engenheiro que projectou a sua estrutura.
    Tenha muito cuidado com esse tipo de intervenções, pode colocar em risco a sua vida e de outros e claro está a sua carteira.
    Concordam com este comentário: pedromdf
    • DM
    • 23 novembro 2015

# 4

Tudo é possivel...desde que haja dinheiro!

Mas tal como os outros colegas disseram a solução passa pela avaliação do problema.
    Levantamento do existente e que implicações terá e quais as soluções a aplicar e como...
    É um tipo de trabalho que requer um faseamento bem estruturado...
    Concordam com este comentário: anselmo
  3.  # 5

Colocado por: elstBoa tarde,
    Tenho em obra um construção em cave, do qual pretendo fazer a utilização da cave para habitação. Acontece que aos 2m de pé direito já são visiveis as sapatas e as vigas das fundações. A minha questão é saber que posso escavar mais baixo do que as sapatas existentes, criando um reforço, e se também poderei demolir as vigas das sapatas para fazer um aumento da cave, uma vez que esta não ocupa os limites do piso superior.

Obrigada

Não se meta nisso, não mexa na estrutura, já tenho visto muita coisa.
  4.  # 6

Demolir as vigas de travamento que cintam as sapatas? Se elas lá foram colocadas era porque eram precisas.
    Pondere bem o custo benefício que vai tirar da obra que vai realizar, esse tipo de trabalhos têm e ser muito bem executados e planeados, não pode haver faltas de material nomeadamente ferro e um bom betão.
    Mesmo que faça demolição das vigas das sapatas vai ter sempre as sapatas, sapatas essas que têm de permanecer como estão, ao criar um reforço vai criar um volume ainda maior em cada sapata, isto dentro de uma habitação é um autêntico mono(s) que lhe vai tirar espaço e ter um espaço pouco funcional. Independente da área isso vai ficar-lhe bastante dispendioso.

0.0113 seg. NEW