Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

adquiri recentemente uma moradia com cerca de 100 anos para recuperar. A área total da moradia é de ca. de 350 m2, distribuídos em cave, rés do chão, primeiro andar e águas furtadas. A casa mantém a estrutura e materiais originais (tetos estucados, soalhos de madeira e alvenaria) e o objetivo será recuperar e preservar ao máximo a estética e materiais tradicionais.
    Já sabia que uma recuperação deste tipo é dispendiosa, mas há orçamentos que acho completamente desproporcionados. Para instalar um sistema elétrico novo, pediram-me 16500 euros mais iva! Acham isto normal ou sou eu que sou forreta?:)
    Outra questão que estou a analisar é a possibilidade de colocar salamandras em todas as divisões vs. aquecimento central. Sei que o aquecimento central é mais prático, mas tendo em conta que tenho um pé direito de 3,80 metros receio que os custos de gás se tornem incomportáveis e que a cubicagem obrigue a ter radiadores gigantes. Assim, considero colocar salamandras em várias divisões, mesmo que isso implique ter 5 chaminés. Alguém tem opinião sobre o melhor sistema de aquecimento para uma casa deste tipo, que não me leve à ruína para instalar e que tenha custos de manutenção razoáveis Obrigada!
  2.  # 2

Na minha opinião, se a renovação não prever um bom isolamento térmico, qualquer tipo de aquecimento vai ter custos brutais nesse tipo de habitação.

Em relação à solução de colocar 5 salamandras, acho irreal ter 5 fogueiras em simultâneo! Era necessário uma pessoa a tempo inteiro a cuidar de meter lenha...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 3

Colocado por: ghost12Na minha opinião, se a renovação não prever um bom isolamento térmico, qualquer tipo de aquecimento vai ter custos brutais nesse tipo de habitação.

Em relação à solução de colocar 5 salamandras, acho irreal ter 5 fogueiras em simultâneo! Era necessário uma pessoa a tempo inteiro a cuidar de meter lenha...

Boa noite.
    Além da quantidade de lenha que teria que ter guardada para queimar.
    Já pensou no custo da lenha?
  4.  # 4

Antes de mais, obrigada pelas vossas respostas.

Se colocasse salamandras em todas as divisões, não iria acende las a todas ao mesmo tempo. Manteria acessos as da sala e do meu quarto, que fica imediatamente por cima. Mas compreendo que não é a solução mais pratica. Eu inspirei me numa viagem que fiz a Letônia há uns anos, com temperaturas negativas. Fiquei em casas particulares e em hotéis e, tanto num caso como no outro, havia sempre uma salamandra em todos os quartos e uma cesta de pellets ao lado. Era um calor descomunal!
    Também estou a equacionar colocar uma biolareira na sala por não ter de fazer furos (não queria nada furar tabique com 100 anos!). Alguém já optou por este sistema? Funciona e aquece mesmo? Como é o custo de manutenção! Obrigada pela ajuda.
  5.  # 5

Se pusesses ai as plantas podíamos emitir mais umas opiniões

0.0101 seg. NEW