Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Após este tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/40843/1/planta-de-casa-decepcao/

    vem a nova proposta que recebi ontem o 1º esboço da minha futura moradia, e gostava de saber as vossas opiniões e sugestões

    o terreno tem de comprimento +- 60 m e de largura +- 20 m, (mas no começo tem menos)

    O terreno fica ao nível da estrada +- 2 metros acima do solo (com melhor vista onde se situa a planta)

    Também disse à arquitecta que gostaria de deixar o mais terreno possível (embora queira uma casa térrea), embora disse que não me importava que a garagem ficasse junto com a casa (para além do desaterro o mesmo também aparenta ter rochedo e para não ficar com problemas de infiltrações).

    Acontece que ontem quando me telefonou informou-me que nesta proposta fez assim, pelo motivo ter +- 2 metros de rampa e a área da casa já ultrapassava mais a ocupação do terreno do que nós pretendíamos.

    Até gostei da garagem ser na cave e o R/C ficar também praticamente térreo, mas como passo por exemplo com o carro ou mais tarde com um trator para a outra parte
    do terreno? podia entrar no fundo do mesmo, mas a inclinação da rampa ser superior, pelo motivo de ter mais desnível...

    O norte fica no quato/suite, o escritório (que seria quarto inicial e depois passaria a escritório) também gostava mais perto da entrada, a lavandaria também tinha que ser um pouco maior, o lavatório daquela parte do corredor também não, terá que ser colocado na I.S., na cozinha pretendo ter uma mesa.

    Nós privilegiamos muito o exterior, a boa exposição solar e privacidade

    Os quartos mencionei se possível que gostaria que fossem orientados para nascente, sala e cozinha virados para a melhor vista, e também ter acesso directo para a maior parte do terreno livre.

    O que se poderá melhorar ou alterar? para depois quando formos falar com a arquitecta já irmos com as ideais mais predefinidas.

    obrigado
  2.  # 2

    Não desgosto.. Bem melhor que a anterior...
    Estes são os meus bitaites..

    - Na cave meta o portão mais largo.
    - O grill, onde está, se for para utilizar, vai-lhe sujar o envidraçado todo da sala...
    - As escadas estão mal representadas, mas tem dimensões decentes. Faltam os degraus de espera.
    - O percurso exterior cumpre com a lei das acessibilidades... só vejo escadarias!!!?
    - Tantas águas de telhado... há mesmo necessidade disso!?
  3.  # 3

    - Na cave meta o portão mais largo (também vi esse nesse aspecto, mas já que em principio é para fazer cave se calhar vou alargar mais um pouco)

    - O grill, onde está, se for para utilizar, vai-lhe sujar o envidraçado todo da sala... (engraçado a minha mulher disse-me exactamente o mesmo)

    - O percurso exterior cumpre com a lei das acessibilidades... só vejo escadarias!!!? (pois isso já não sei..., tem que cumprir sem degraus é? sendo assim já fazia uma rampa é...aí é que não sei qual a melhor opção para a rampa para ter acesso ao resto do terreno)

    - Tantas águas de telhado... há mesmo necessidade disso!? (também reparei nisso e também era para lhe questionar)
  4.  # 4

    Onde é o norte?
    O portão da garagem deve ir de parede a parede se não não mete lá dois carros.
    A rampa de garagem pode e deveria ser pelo menos um metro mais larga.
  5.  # 5

    O telhado tem as água meias esquisitas, ainda pensei que ia ai fazer um pormenor na casa, pelos vistos não.
    Tanta água é propício a meter água. A sua casa parece-me que ficava muito bem com uma cobertura plana.
  6.  # 6

    Colocado por: psferreira2013Após este tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/40843/1/planta-de-casa-decepcao/

    vem a nova proposta que recebi ontem o 1º esboço da minha futura moradia, e gostava de saber as vossas opiniões e sugestões

    o terreno tem de comprimento +- 60 m e de largura +- 20 m, (mas no começo tem menos)

    O terreno fica ao nível da estrada +- 2 metros acima do solo (com melhor vista onde se situa a planta)

    Também disse à arquitecta que gostaria de deixar o mais terreno possível (embora queira uma casa térrea), embora disse que não me importava que a garagem ficasse junto com a casa (para além do desaterro o mesmo também aparenta ter rochedo e para não ficar com problemas de infiltrações).

    Acontece que ontem quando me telefonou informou-me que nesta proposta fez assim, pelo motivo ter +- 2 metros de rampa e a área da casa já ultrapassava mais a ocupação do terreno do que nós pretendíamos.

    Até gostei da garagem ser na cave e o R/C ficar também praticamente térreo, mas como passo por exemplo com o carro ou mais tarde com um trator para a outra parte
    do terreno? podia entrar no fundo do mesmo, mas a inclinação da rampa ser superior, pelo motivo de ter mais desnível...

    O norte fica no quato/suite, o escritório (que seria quarto inicial e depois passaria a escritório) também gostava mais perto da entrada, a lavandaria também tinha que ser um pouco maior, o lavatório daquela parte do corredor também não, terá que ser colocado na I.S., na cozinha pretendo ter uma mesa.

    Nós privilegiamos muito o exterior, a boa exposição solar e privacidade

    Os quartos mencionei se possível que gostaria que fossem orientados para nascente, sala e cozinha virados para a melhor vista, e também ter acesso directo para a maior parte do terreno livre.

    O que se poderá melhorar ou alterar? para depois quando formos falar com a arquitecta já irmos com as ideais mais predefinidas.

    obrigado


    ?? Se o que considera térreo está a 2m acima da cota da rua e o acesso são aqueles 10 degraus junto á entrada da rua, com imaginar o muro para o caminho?
    Seria de pedir mais uma simulação 3D.
    Há + coisas mas para já isto parece fundamental.
    Aqui fica uma imagem do post q referiu.
    Cmps!
  7.  # 7

    Colocado por: callinasOnde é o norte?
    O portão da garagem deve ir de parede a parede se não não mete lá dois carros.
    A rampa de garagem pode e deveria ser pelo menos um metro mais larga.


    o norte é do lado quarto / suite

    em relacao à cobertura plana depois de ver as imagens 3D também pensei em cobertura plana, mas nós sempre tivemos a ideia de telhado.
  8.  # 8

    para melhor visualização da planta...já que só descobri esta ferramenta no computador agora
      Planta.PNG
  9.  # 9

    dimensão do terreno
  10.  # 10

    - Na cave colocava portão a toda a largura
    - Organizava o WC da suite de outra forma, talvez a porta junto á parede do outro wc, base duche aonde esta agora o lavatório, lavatório em frente á porta e sanita junto a parede interior
    - Não colocava despensa
  11.  # 11


    ?? Se o que considera térreo está a 2m acima da cota da rua e o acesso são aqueles 10 degraus junto á entrada da rua, com imaginar o muro para o caminho?
    Seria de pedir mais uma simulação 3D.
    Há + coisas mas para já isto parece fundamental.
    Aqui fica uma imagem do post q referiu.
    Cmps!


    m.arq

    tem razão não me exprimi bem, o que queria dizer é que ao nivel da estrada o terreno tem uma altura +- de 2 metros, mas gostaria de resguardar a lateral da estrada, colocando depois uma vedação com arbustos no comprimento todo dessa lateral.

    referiu que haveria mais coisas, o que mudaria?

    obrigado
  12.  # 12

    Penso que o closet não será suficiente e poderia estar de outra forma aproveitando melhor as áreas generosas da suite. Uma porta de cassete na is da suite também me parece uma boa solução.
  13.  # 13

    Colocado por: miguelg- Na cave colocava portão a toda a largura
    - Organizava o WC da suite de outra forma, talvez a porta junto á parede do outro wc, base duche aonde esta agora o lavatório, lavatório em frente á porta e sanita junto a parede interior
    - Não colocava despensa


    - em relação ao portão, a opinião é unânime

    - no que diz respeito à suite, acho que o espaço deveria ser melhor aproveitado para ter mais espaço e funcional nomeadamente no closet

    - no que toca à despensa, de facto é para ser uma lavandaria e de facto necessito que a área seja bem mais generosa.

    o que também não me agrada é ter escritório daquele lado, pois inicialmente é para ser um quarto e gostaria de te-lo mais junto á entrada principal para depois funcionar como escritório, o pior é que se calhar teria que inverter o que está a nascente passar para poente, mas deixava de ter menos privacidade e os quartos não ficariam muito quentes no verão?

    aumentar a area da casa, não me agrada IoI
  14.  # 14

    psferreira2013 veja se gosta desta solucao. Do closet no quarto e da nova disposição da sala/escritorio/cozinha.
    Isto foi tudo à pressa no paint, mas ainda faz ali uma porta na cozinha com acesso a lareira entre outras soluções que pode ter. Aqui penso que funcionava bem a cozinha e a sala de estar em open space
      SOLUCAO.jpg
  15.  # 15

    Há aí coisas a mudar e a casa fica um mimo.
    Mande o telhado fora. Fica feio nessa casa.
  16.  # 16

    Colocado por: psferreira2013

    m.arq


    referiu que haveria mais coisas, o que mudaria?

    obrigado


    Olhe Ferreira, eu mudava quase tudo pois colocaria os quartos a poente e alinhados....Tb n gosto da linguagem promíscua entre palas e telhados e esses avanços e pininhos q a suporta. Mas isso enfim.
    Assim como está, e com pequenas modificações; --recuar a porta de entrada--despensa/lavandaria passar a I.S. de serviço com entrada n exposta á sala de jantar--entrada para a cozinha na projeção do corredor dos quartos com manutenção da actual ligação da mesma á sala ou ligeira deslocação.
    Uma vez q tem cave. tem despensa e pode ter lavandaria por aí tb, por ex. á entrada para a cave e á direita ocupando o espaço correspondente ao que aparece a traço interrompido, poderá ter uma lavandaria com boa luz, afinal é escavar um pouco mais.
    O pormenor do q penso ser a lareira é mt curioso e interessante, gosto do conceito funcional(?) e não contemplativo. No entanto eu n arriscaria e colocaria a mesma na parede cega a nascente da sala ou a sul do escritório. E já chega de coisas para pensar.

    Cmps!
  17.  # 17

    Obrigado a todos pelas vossas opiniões e sugestões

    Já contactei a arquitecta para fazer novo esboço com as alterações sugeridas, eu queria aproveitar o máximo de terreno, mas a maria quer uma casa mais acessível com a entrada dos veículos, ou seja, quer r/chao sem cave, onde o veiculo dê para estacionar perto da cozinha, pois com pequenos, compras e a rapidez com que a vida nos obriga a circular ...IoI é preferível! o pior será a rampa...

    ainda pensei encostar a casa conforme está e fazer a rampa no fundo do terreno, mas aí a rampa será maior e também me vai desperdiçar mais terreno.

    vamos a aguardar, quando tiver a apresentação volto a colocar

    onde anda o Marco1? eu que aprecio as opiniões dele e nem disse nada...para a próxima espero ouvir uma opinião ok?

    obrigado
  18.  # 18

    bem aqui estou mas não tenho boas noticias :)

    -não compreendo opção pelo lote mais a norte mas também não se conhece a envolvente, não sei.
    -a cave se estou a perceber bem a topografia dá ideia que está a escavar no sitio mais alto e apenas para fazer garagem acho que não se justifica e ainda por cima essa escada está exagerada e a ocupar imenso espaço.
    - gosto dos quartos virados a nascente
    -o corpo da parte social ( cozinha, sala , zona de refeições precisa de outra alma, tente meter a cozinha logo a seguir ao quarto libertando o sul para a zona de estar, refeições e escritório e alpendre exterior
    -a linguagem estética exterior poderá ter menos trejeitos e optar por um cobertura plana
    -enfim é difícil dizer muito sem estar a par das circunstancias que levaram á solução que agora apresenta
    talvez pedir á arquitecta que desenvolva mais a solução por forma a respeitar as vossas necessidades e opções funcionais.
  19.  # 19

    obrigado marco1 pela sua disponibilidade em comentar,

    - a questão em relação mais a norte é pelo motivo de ter outra visão na envolvente, mais no alto e se tiver na cozinha ou na sala usufruir directamente para o meu terreno.

    - pois a questão prende-se mais por aqui...onde enquadrar a garagem!

    - eu também gosto dos quartos a nascente e também ter mais privacidade desse lado, do que em relação do lado da estrada (embora seja pouco movimentada)

    - é o que eu também acho...embora o escritório como em principio é para inicialmente funcionar como quarto, tem que ficar logo na zona mais dos quartos, embora logo na estrada, pois gostaria de ter o hall e perto o escritório e uma casa de banho de serviço por perto.

    - pois cobertura plana...ambos gostamos de ver o telhado! sem necessário palas, mas sim o telhado a fazer de palas!

    Já pedi, em principio esta semana já devo ter

    gostaria no quarto/suite fosse de outra forma, pois gostava de ter uma janela no closet,

    vamos ver como fica a garagem no rés do chão, junto com a casa, e as modificações já mencionadas, nomeadamente o escritório perto da entrada da casa!

    obrigado, quando tiver nova versão coloco aqui
  20.  # 20

    Marco1 o meu arquitecto pôs-me os quartos virados a poente? Devo reclamar?
 
0.0256 seg. NEW