Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O escritório.
    A seguir. ..
  2.  # 22

calinas

não se preocupe com isso pois a sua casa vai precisar de uns quartos bem quentinhos quando for hora de ir dormir :))
    em todo o caso parece mais um sul que um poente.
  3.  # 23

nem de propósito...aqui está a nova versão com a garagem no rés do chão...

não estava a contar com a garagem do lado da estrada, pensei que ficasse do lado norte,

a casa não tem muitos cantos?!!!!

continuo a não gostar da parte da cozinha, sala de estar/jantar! pois gostava de aproveitar o máximo o sul, preferencialmente com a sala de estar e cozinha, para desfrutar do exterior! e a lavandaria está na melhor localização da exposição solar e com visão para a envolvente.

não gosto de ir para a cozinha e ter que passar pela sala de estar.

o escritório passou para o lado poente e para a zona dos quartos, pois no inicio vai ser um quarto, mas ter a entrada da casa perto da portão da garagem também não me parece bem!

A garagem está dar que fazer...acho que vou deixar os carros do lado de fora do muro IoI, ou então fazer um anexo no fundo, junto ao anexo do vizinho.
      planta 2.PNG
  4.  # 24

isso está péssimo, desculpe mas não consigo resistir. enquanto que a primeira planta que aqui meteu tinha alguns problemas, esta pelo contrario é um problema toda ela.
    olhe meta aqui o levantamento topográfico de forma visível ( não se veem bem as cotas altimétricas) e talvez se for possível uma ou duas fotos do terreno e da envolvente, pode ser que alguém consiga dar uma dica para implantar essa casa no terreno.
    Concordam com este comentário: Italiano, Rafael Fortes
  5.  # 25

Colocado por: marco1isso está péssimo, desculpe mas não consigo resistir. enquanto que a primeira planta que aqui meteu tinha alguns problemas, esta pelo contrario é um problema toda ela.
    olhe meta aqui o levantamento topográfico de forma visível ( não se veem bem as cotas altimétricas) e talvez se for possível uma ou duas fotos do terreno e da envolvente, pode ser que alguém consiga dar uma dica para implantar essa casa no terreno.

obrigado marco1,

em relação à primeira planta quando olhei para ela gostei bastante da parte da zona privada, mas nesta então...

em relação ao levantamento topográfico a imagem que tenho é essa em cima, se clicar na imagem não consegue ver melhor? pois o levantamento foi efetuado pelo gabinete.
  6.  # 26

Quando se percebe a envolvente, é uma desgraça...parece que o técnico não foi ao terreno e que perdeu a bussola...
  7.  # 27

porque diz isso Rafael Fortes?
  8.  # 28

Marco as curvas são de metro a metro.
    A envolvente vista de cima da a entender que a casa deve ser virada para a rua. E se a primeira versão até tinha algum interesse, está não tem assunto. E gostava de ver o 3d desta
    O seu arquitecto não coloca no 3d os prédios da envolvente nem qu3 sejam uns blocos opacos?
    Iria ver as coisas de outro modo.
  9.  # 29

psferreira,

porque parece um chapa 5 metido a martelo no terreno. Alguns exemplos: os quartos parecem-me demasiado próximos do muro de meação da propriedade, a sala não aproveita o que parece ser a zona mais privada do terreno e que ainda por cima parece estar virada a sul, a lavandaria está virada a sul, o dimensionamento da zona de circulação automóvel entra em conflito com a zona de entrada na casa, parece que a topografia não foi potenciada e foi feita uma terraplanagem à cota superior, a sala tem um dente não se percebe porquê, não é feito um vestíbulo que distribua para todas as funções e tem de passar pela cozinha para chegar à sala, toda a zona pavimentada exterior parece não ter hierarquia, o percurso para aceder à garagem é um pouco esquizofrénico, a implantação parece ir buscar o centro do terreno, deixando espaço livre em todo o lado sem valorização do que são zonas de afastamento obrigatórias para zonas de uso, etc, etc...

Algumas das coisas que refiro, o meu caro até já tinha identificado...
  10.  # 30

obrigado a todos pelas opiniões, após reunião com a arquitecta chegou a nova versão, de facto a zona privada ficou parecida com a 1ª versão, embora o escritório passou para a entrada conforme nós pretendíamos mais a I.S social, é para ser quarto inicialmente e futuramente escritório, está maior do que as versões anteriores por necessidade nossa.

a garagem passou para o anexo, para aproveitar melhor o terreno em relação à 2ª versão, mas pensei que ia ficar um bocadinho maior, talvez +- 10 m2, passa pela zona mais privada, mas o acesso é só mesmo para nós, pois para familiares e amigos, existe à beira da estrada do nosso terreno parque de estacionamento.

em relação à lavandaria também sugerimos que fosse maior do que as versões anteriores

Na relação da sala com o exterior acho que também está bem, agora em relação ao espaço ao hall de entrada para a sala, despensa, lavandaria e cozinha não deveria ser melhor aproveitado? conjugar de outra forma? o recuperador no meio da sala, também não está bem, fica a sala ainda mais pequena e está muito perto da mesa de jantar, sendo assim a sala teria que ser maior...preciso mesmo de ideias! não está fácil,

preciso de opiniões
      planta nova.PNG
  11.  # 31

para mim a sala tem janelas a mais, quando estiver a ver televisão vai ter a janela atras do sofá a atrapalhar
  12.  # 32

não fica bem a lateral de um roupeiro assim que se entra na suite, não fica bem as duas portas quase coladas corredor e escritório
  13.  # 33

Melhorou mas...

acho que o vestibulo de entrada e a zona de entrada na cozinha ainda estão muito confusos. O escritório parece-me ter adquirido uma proporção estranha (mas posso ser eu que estou a ver mal), a casa de banho de serviço parece estar a condicionar em demasia toda a zona de entrada e não gosto nada da garagem: tem um ângulo de passagem muito apertado, obriga-o a passar em frente aos quartos, tem pouco espaço de manobra para fazer a rotação do carro e tem de passar por cima de uma zona ajardinada. Imagine que volta a casa às 4 da manhã (seja por trabalho ou diversão), ou deixa o carro cá fora ou corre o risco de acordar meia casa com o barulho do carro e portão de garagem...reparei que em todas as propostas a entrada automóvel faz-se sempre pelo mesmo sitio...é por alguma razão particular?
  14.  # 34

quando se começa a mudar n vezes o desenho mas sem sair da caixa inicial, significa que estará na altura de fazer uma abordagem completamente diferente
    na minha opinião os problemas internos estão a ser gerados por uma má apropriação/ abordagem ao terreno.
    como é evidente não consigo estar aqui neste caso a rabiscar uma hipótese pois é preciso conjugar n factores.
    no entanto fica a dica para que ponha a hipótese da folha branca, quanto mais não seja para voltar ao inicio de forma mais convincente.
  15.  # 35

Pois é Rafael Fortes...a entrada na cozinha também me parece! em relação ao escritório quando vi a primeira vez também achei, mas depois dado as actividades de ambos penso que não será mau ter aquele formato!

Em relação à garagem passar em frente aos quartos não me incomoda! agora o angulo?

Pois a passagem tem sido feita sempre por esse lado, pelo motivo de não querer a entrada por exemplo no meio ou no fim do terreno, dado o declive e para não cortar o terreno!

E se colocar a garagem por exemplo mais ao fundo no canto? não fica tão funcional, mas fico com mais espaço para os carros e na zona da sala, cozinha do lado nascente já ficaria com mais espaço...

e se fizer cave, mas com a garagem de frente para a estrada e ficar a rampa que está neste momento, para ter acesso ao terreno?

mais ou menos isto que vi neste tópico

https://forumdacasa.com/discussion/7115/5/opiniao-sobre-projecto/
  16.  # 36

Colocado por: marco1quando se começa a mudar n vezes o desenho mas sem sair da caixa inicial, significa que estará na altura de fazer uma abordagem completamente diferente
    na minha opinião os problemas internos estão a ser gerados por uma má apropriação/ abordagem ao terreno.
    como é evidente não consigo estar aqui neste caso a rabiscar uma hipótese pois é preciso conjugar n factores.
    no entanto fica a dica para que ponha a hipótese da folha branca, quanto mais não seja para voltar ao inicio de forma mais convincente.

Marco1

eu não desgosto da parte privada, embora o corredor parece-me um pouco longo...! mas como o Rafael Fortes diz aquela entrada para cozinha é que não estou a gostar muito de ver, acho que precisava de outra configuração.

em relação à garagem...não sei que lhe diga

Pois eu queria praticamente à volta da casa que fosse tudo plano.
  17.  # 37

Estive a dar mais uma vista de olhos e podia ser que ganhasse em clareza se a sua arquitecta conseguisse encaixar todo o programa num paralelepípedo perfeito (garagem incluida)...ganhava em racionalidade estrutural, facilidade de execução, diminuía pontos problemáticos...
    Concordam com este comentário: marco1
  18.  # 38

Colocado por: Rafael FortesEstive a dar mais uma vista de olhos e podia ser que ganhasse em clareza se a sua arquitecta conseguisse encaixar todo o programa num paralelepípedo perfeito (garagem incluida)...ganhava em racionalidade estrutural, facilidade de execução, diminuía pontos problemáticos...
    Concordam com este comentário:marco1

Obrigado Rafael

Mas em relação todo o programa num paralelepípedo, a garagem já não iria ficar a norte? e toda a zona de cozinha / sala, passar para esse lado para ficar funcional?

não sei se sou eu que estou a arranjar condicionantes, mas na primeira proposta, apenas disse que gostaria dos quartos a nascente, e sala/cozinha a sul/sudoeste, para usufruir da envolvente, bem como exposição solar e do espaço exterior (valorizo bastante), e ter acesso ao terreno em si, por exemplo para que dê para passar um veiculo/tractor, mas claro para ver da melhor forma como se ajustava a disposição das divisões, penso que está mais ou menos de acordo com o pretendido, mas o acesso à cozinha pelo hall..falta olhar e ver, sim é isto que gosto...e acho que está um bocado apertado essa zona da garagem...e pequena!

e se aumentar mais a garagem e encostar diretamente na parede da casa, aumentando mais um pouco a sala, cozinha (modificar por exemplo entrar no hall de entrada e ter uma porta para a cozinha e outra para a sala, mas ambas ficarem num retangulo e depois com porta de correr?) e para ter acesso ao terreno a garagem ter dois portões? só magico...e nada sem jeito!
  19.  # 39

Colocado por: marco1quando se começa a mudar n vezes o desenho mas sem sair da caixa inicial, significa que estará na altura de fazer uma abordagem completamente diferente

Convém à folha em branco juntar um ponto preto.
  20.  # 40

psferreira,
    precisava de ver um perfil do terreno para ver como "funciona". Creio que os pedidos que faz são mínimos...não me parece que isso constranja o trabalho de qualquer colega...continuo a achar que um dos grandes problemas que tem é como o edifício (não) agarra o terreno e o acesso e a localização da garagem parecem-me estar a condicionar em demasia o projecto...veja como o carro tem uma vista melhor que os quartos, isso é logo sintomático de que alguma coisa não está a funcionar bem...

0.0221 seg. NEW