Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostava de partilhar convosco a minha tentativa de isolamento acústico da caixa de estores.

Como em muitos outros apartamentos, tenho a caixa de estores dentro da divisão (neste caso, um quarto) e a única coisa que separa o quarto da caixa de estores é uma tábua de madeira.

Para começar, e como não percebo muito disto, decidi pedir ajuda a profissionais, que tentaram vender-me janelas em vez de arranjar uma solução para o que eu pedi. O argumento foi que vai melhorar muito porque a janela é a maior área exposta e é mais importante que a caixa de estore. Não fiquei convencido porque nota-se claramente que o ruído e ar frio entram pela caixa de estores, então decidi tirar a tampa da caixa e fazer um teste. Fui ao Leroy Merlin e comprei isto:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Paredes-e-fachadas/11697525.aspx

Já com um painel igual a esses enrolado na bagageira, pensei em testar o poder de isolamento acústico da coisa, então meti o telemóvel a dar música e meti-o entre 2 camadas do material, tipo sanduíche. Foi o mesmo que nada, continuava a ouvir perfeitamente. Na mesma, trouxe para casa, cortei, meti na caixa do estore e, como esperado depois do teste da bagageira, não melhorou nada. Depois disto decidi ligar o cérebro e percebi que o que comprei é só uma esponja gigante, com 4 cm de espessura e um nome pomposo. Se ligar o secador e encostar à esponja, o ar passa sem grande resistência e como o ruído se propaga pelo ar, é normal que não seja grande isolamento acústico.

Voltei ao Leroy Merlin e, correndo o risco de parecer maluquinho, decidi testar todos os painéis (lã de rocha, lã mineral, etc.) com o telemóvel e todos tiveram o mesmo efeito.. zero de redução de ruído da música que estava a tocar.

Frustrado com a viagem em vão, cheguei a casa e atirei o telemóvel para cima da cama por fazer, ficou debaixo do edredon. Passado algum tempo tocou, mas consideravelmente mais baixo que o normal. Foi então que percebi que uma camada de edredon de 1cm isola melhor o som do que 4 cm desta c*gada de esponja ou das lãs de rocha que experimentei no Leroy. Olhei para o cesto da roupa por lavar, estavam lá dois lençois polares. Coloquei-os na caixa de estore (sem grande cuidado, o estore não podia abrir quase nada) e querem saber qual foi o resultado? Perfeito. O som dos carros a passar na rua ficou muito mais abafado e percebi que tinha razão ao pensar que o problema era mesmo da caixa de estores e que a melhor janela do mundo não ia ter efeito nenhum.

Agora, tenho a certeza que não descobri a pólvora, que se calhar não estou a usar os materiais da forma correcta e que se as pessoas não põem trapos para isolar o ruído é porque deve haver alguma razão, mas a minha vontade é ir ao IKEA comprar edredons para preencher a caixa do estore.

Alguém me pode dar uma opinião sobre este tema?

Cumprimentos.
  2.  # 2

Tb ando com esse problema, e tive para comprar essa esponja , mas acabei por comprar paineis de cortiça com 30mm o resultado tb foi desapontante.

Mas isso do Edredon funciona mesmo? tem fotos? como prendeu isso?
  3.  # 3

Tem de isolar acusticamente também o local onde passa a fita.
    Essa esponja deveria ter ajudado., mas tem tudo de ficar bem justo, senão de nada serve. Termicamente de certeza que melhorou bastante.
    • smar
    • 25 novembro 2015

# 4

Nas grandes cidades está a ser prática em construção nova usar caixilharia dupla para abafar o som!

Se for só no quarto pense em colocar uma janela pelo exterior de maneira a isolar completamente a caixa de estore
    • smar
    • 25 novembro 2015

# 5

Colocado por: larkheTb ando com esse problema, e tive para comprar essa esponja , mas acabei por comprar paineis de cortiça com 30mm o resultado tb foi desapontante.

Imagino que tenha enchido a caixa de estore com os lençois, mas depois não pode usar os mesmos!
    Concordam com este comentário: Hugo Codinha
  4.  # 6

Colocado por: larkheTb ando com esse problema, e tive para comprar essa esponja , mas acabei por comprar paineis de cortiça com 30mm o resultado tb foi desapontante.

Não cheguei a tirar fotos, mas não prendi nem colei nada. Tirei a tampa da caixa do estore, dobrei os lençois todos mal amanhados e coloquei-os a tapar o buraco da caixa. Eles ficaram presos só por si. Claro que não consegui fechar a tampa nem abrir os estores porque a coisa foi feita em 10 segundos e sem grande cuidado.

Dormi essa noite sem tampa dos estores e foi impecável. Medi a diferença do ruído com a aplicação SoundMeter para Android, que vale o que vale, mas deu cerca de 10 dB a menos quando passa um carro mais ruidoso e nada de vento frio a entrar! Daí a minha tentação (meio a brincar, meio a sério) para isolar a coisa com edredons do IKEA :)

Suponho é que não seja muito viável devido a humidades/fungos/bactérias/bichos/etc. por isso perguntei qual a vossa opinião sobre isso?
  5.  # 7

Para ter uma ideia ... quantos Db mede com o soundmeter agora?
  6.  # 8

Os tecidos absorvem bem o som. Melhor que a lã-de-rocha.
    Tem é de ser um tecido áspero com as fibras espaçadas entre si (para que o som consiga entrar no tecido e uma vez lá dentro, a energia acústica seja transformada em energia térmica). Os melhores tecidos são algodão e feltro

Quanto a isto:

Colocado por: noisefreak
    Suponho é que não seja muito viável devido a humidades/fungos/bactérias/bichos/etc. por isso perguntei qual a vossa opinião sobre isso?

Até poderia sugerir que colocasse os tecidos num plástico de forma a garantir que não entrasse ar no plástico, mas o objectivo é precisamente que que o som (propagado através do ar) penetre no tecido.
      Não estou a ver como contornar este problema.
    •  # 9

o que fez foi dispersar as ondas sonoras

o som é como a agua, basta uma pequena abertura para passar
      com uma so placa de isolamento é dificil isolar as "fugas" de som, o som rodeia a placa e continua
      no seu caso o que fez foi dispersar as ondas sonoras, diminuindo-lhes a intensidade
    •  # 10

Coeficientes de absorção acústica (quanto mais elevado melhor).

Lã-de-rocha (tabela de cima) vs algodão (tabela de baixo)
      Estas pessoas agradeceram este comentário: noisefreak
        a.png
    •  # 11

Mas isso está a comparar 2" (=~5cm) com 50mm, ou estou a ler mal?
      • smar
      • 25 novembro 2015

# 12

Colocado por: tostexMas isso está a comparar 2" (=~5cm) com 50mm, ou estou a ler mal?

:) que vai dar ao mesmo, quase
      Concordam com este comentário: tostex
    •  # 13

Tens razão, há só um ligeiro desvio de cerca de 6mm. Estava a ver mal as casas decimais.
    •  # 14

Colocado por: marcoaraujoCoeficientes de absorção acústica (quanto mais elevado melhor).

Lã-de-rocha (tabela de cima) vs algodão (tabela de baixo)
      Estas pessoas agradeceram este comentário:noisefreak
        a.png

E atenção: a densidade do algodão que está na 2ª tabela é 3pcf = 16kg/m^3 (http://www.convert-me.com/en/convert/density/lbpft.html). Não se diz nada sobre a densidade da lã de rocha na 1ª tabela, mas acho que o standard é à volta de 70 ou 80kg/m^3.

Com uma densidade cerca de 5 vezes menor, o algodão tem melhor absorção acústica, pelo menos nas frequências mostradas na tabela.

Então porquê que não é utilizado como isolamento acústico? É mais caro? Tem algum problema a longo prazo? É perigoso para a saúde (acredito que seja perigoso, por exemplo, em caso de incêndio)?

São questões que gostava de saber as respostas.
    •  # 15

Espero não estar a dizer nenhuma parvoíce, mas julgo que se deve ao facto da lã-de-rocha ser inorgânica e o algodão ser orgãnico. Materiais orgânicos são imans de fungos, bolores, etc.
    •  # 16

Colocado por: larkhePara ter uma ideia ... quantos Db mede com o soundmeter agora?

Medi agora com a janela fechada e a tampa dos estores colocada. O carro mais ruidoso que passou fez o SoundMeter chegar aos 52dB. Quando tinha lá os lençóis, sem tampa, não me lembro de ter visto passar dos 40dB.
    •  # 17

entao nem a cortiça serviu :\
    •  # 18

Colocado por: master_chiefentao nem a cortiça serviu :\

A cortiça é boa a absorver vibrações. Experimente encher uma panela com água, colocá-la em cima da bancada da cozinha e usar a varinha mágica dentro da panela. Se tiver legumes cozidos dentro da panela, pode aproveitar para fazer puré :) Vai reparar que a vibração da panela passa para a bancada e propaga-se até às paredes.

Experimente fazer o mesmo com uma base de cortiça (do IKEA, por exemplo) debaixo da panela. Não há vibração nenhuma na bancada.

Acho que é para isso que a cortiça serve. Já para o ruído aéreo, acho que pouco ajuda.
    •  # 19

Insuflar espuma de poliuretano será compativel?
    •  # 20

Colocado por: callinasInsuflar espuma de poliuretano será compativel?

Eu fiz isso, juntamente com umas placas de cortiça. O frio e o ruído diminuíram.

0.0219 seg. NEW