Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou frequentemente confrontado com opiniões de emigrantes, em que dizem que a construção em Portugal está muito atrasada em relação a paises como a frança e suiça. Dizem que somos doidos em colocar tanto betão..... lá faz-se assim e assado.... etc...etc...
    Estamos assim tão atrasados? Serão as soluções assim tão diferentes? Poquê que nós aqui usamos tijolos no interior para dividir a casa e em França por exemplo utilizam placas de pladur com isolamento e etc etc...
  2.  # 2

    porque o povo português é um povo tradicional com bastante resistência a coisas novas.

    por exemplo, ando a pensar em comprar uma casa velha para recuperar e tenho algumas discussões com a minha mulher, porque a primeira coisa que ela quer fazer é colocar o raio de uma placa na casa, ora se o sotão não for aproveitado, um tecto falso em pladur com um bom isolante acaba por até ser melhor e mais barato do que uma placa sem isolante nenhum, mas prontos a mulher lá insiste no raio da placa.

    depois por outro lado durante muito tempo não havia resposta do mercado para outras soluções que não a tradicional alvenaria.

    no entanto acho que estamos a mudar.
    • eu
    • 25 novembro 2015

     # 3

    Qual é o problema de usar betão? Qual é o problema de usar tijolos em vez de pladur?

    Nesses países provavelmente usam outras técnicas devido aos custos (lá a mão de obra é caríssima, pelo que as técnicas que são mais rápidas ficam mais baratas). Mas por cá, os custos são praticamente idênticos.

    É essa também a razão pela qual as casas de madeira não são populares em Portugal: o custo da construção tradicional é semelhante!

    É apenas a minha opinião de leigo...
  3.  # 4

    Colocado por: euQual é o problema de usar betão? Qual é o problema de usar tijolos em vez de pladur?

    Nesses países provavelmente usam outras técnicas devido aos custos (lá a mão de obra é caríssima, pelo que as técnicas que são mais rápidas ficam mais baratas). Mas por cá, os custos são praticamente idênticos.

    É essa também a razão pela qual as casas de madeira não são populares em Portugal: o custo da construção tradicional é semelhante!

    É apenas a minha opinião de leigo...


    Sim a mão de obra tem influência directa na seleção dos materiais, assim como a "pressa" em construir, os recursos naturais e o mais chato: garantia e seguro.
  4.  # 5

    Bom dia.
    Cá em casa não existe essa questão, tinha decidido que era pladur e como quem manda sou eu, pladur se montou, independentemente das opiniões contrárias e dos comentários menos abonatórios em relação ao pladur. O mais comum era a facilidade com que se fazia um buraco na parede, ou como é que se põe uma prateleira. Eh eh eh, só para rir.
    Mas faço-lhe um aviso, contrate uma empresa que saiba o que está a fazer, os que começaram aqui em casa não foram os que acabaram.
    Para avaliar o desempenho, só mesmo vivendo ou estando com alguma frequência numa casa com este tipo de material. Até os que estavam contra ficaram rendidos.
    Infelizmente o custo não é muito diferente, acho que por não ser muito utilizado, mas a tendência está a mudar. Em relação à rapidez, não tem nada a ver. A minha casa tem 224m2 útil e a instalação do pladur fez-se em 15 dias, depois só tive o tal problema com a empresa que iniciou os trabalhos mas o acabamento ficou uma cag**** e tive de contratar uma outra empresa para fazer o acabamento o que demorou mais uma semana.
    • jhma
    • 25 novembro 2015

     # 6

    Colocado por: sergio_pintasSou frequentemente confrontado com opiniões de emigrantes, em que dizem que a construção em Portugal está muito atrasada em relação a paises como a frança e suiça. Dizem que somos doidos em colocar tanto betão..... lá faz-se assim e assado.... etc...etc...
    Estamos assim tão atrasados? Serão as soluções assim tão diferentes? Poquê que nós aqui usamos tijolos no interior para dividir a casa e em França por exemplo utilizam placas de pladur com isolamento e etc etc...


    Vê-se que são comentários de quem não percebe nada do assunto. Relativamente às paredes interiores não comento mas, o betão adicional utilizado em Portugal estará relacionado com a nossa localização e respectiva actividade sísmica. A colocação de betão não é uma escolha pessoal ou uma questão de atraso. É uma opção definida com base em critérios muito rigorosos e um factor de "cagufa" do engenheiro responsável. Numa construção equivalente, em Portugal a estrutura será sempre mais robusta que num país do centro da Europa.
  5.  # 7

    Colocado por: euNesses países provavelmente usam outras técnicas devido aos custos


    E também às condições climatéricas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 8

    Colocado por: Bricoleiro

    E também às condições climatéricas.


    Ok, vou fazer um comentário que não se enquadra a 100% no âmbito do tópico, mas mais com este post.

    Condições climatéricas.

    Até parece que nós cá temos um clima tropical! Esta semana tem feito 0 graus lá na terrinha. Pode não ser -10 ou -15 que alguns países apanham, mas é frio na mesma, e não é nada agradável estar dentro de um edíficio sem kkr tipo de climatização / isolamento com esta temperatura.

    Aqui no fórum muito se fala de instalar painéis solares e caldeiras e recuperadores de calor. Mas eu pergunto. Existe alguma forma de se ter, aqui em Portugal, a casa minimamente aquecida, sem gastar 150€ por mês com a EDP ou com gasóleo para aquecimento?
    Será que nos outros países, ainda mais frios que o nosso, também têm esses gastos com aquecimento?
  7.  # 9

    Colocado por: TyrandeExiste alguma forma de se ter, aqui em Portugal, a casa minimamente aquecida, sem gastar 150€ por mês com a EDP ou com gasóleo para aquecimento?
    Será que nos outros países, ainda mais frios que o nosso, também têm esses gastos com aquecimento?


    Existe.
    é necessário construir com alguma qualidade.
    com atenção aos pormenores
    A Norma Passive House adaptada ao nosso clima pode ser uma boa ajuda para essa redução de consumos com climatização
    aliás, dentro de 5 / 6 anos será obrigatório construir de forma muito aproximada à Norma Passive House...
    depois há a questão da área aquecida.... quanto maior, mais os custos
  8.  # 10

    A questão de mudança tb influencia a facilidade de alteração da disposição das casas.
    Em frança a cada 4/5 anos estão a remodelar por completo um apartamento, manda tudo a baixo e volta a erguer.

    O ano que passou fui varias vezes á frança assentar obra e a velocidade com que se faz e se desfaz é de loucos. Por outro lado (em frança) a dificuldade de armazenamento em obra de matriais é muito limitada, pois não se pode fazer um estaleiro na rua para remodelar um apartamento, o que diz respeito á obra do apartamento está dentro do apartamento.
  9.  # 11

    Colocado por: Tyrande

    Ok, vou fazer um comentário que não se enquadra a 100% no âmbito do tópico, mas mais com este post.

    Condições climatéricas.

    Até parece que nós cá temos um clima tropical! Esta semana tem feito 0 graus lá na terrinha. Pode não ser -10 ou -15 que alguns países apanham, mas é frio na mesma, e não é nada agradável estar dentro de um edíficio sem kkr tipo de climatização / isolamento com esta temperatura.

    Aqui no fórum muito se fala de instalar painéis solares e caldeiras e recuperadores de calor. Mas eu pergunto. Existe alguma forma de se ter, aqui em Portugal, a casa minimamente aquecida, sem gastar 150€ por mês com a EDP ou com gasóleo para aquecimento?
    Será que nos outros países, ainda mais frios que o nosso, também têm esses gastos com aquecimento?


    Você fez a pergunta e deu a resposta:

    Sim é possível climatizar sem estar dependente nem da Edp nem de gasóleo. Cada vez se estão a usar energias não fósseis e sistemas de climatização flexiveis.

    Claro está, associados a sistemas de isolamento térmico mais eficazes e eficientes.
  10.  # 12

    Colocado por: ultrahipermegaA questão de mudança tb influencia a facilidade de alteração da disposição das casas.
    Em frança a cada 4/5 anos estão a remodelar por completo um apartamento, manda tudo a baixo e volta a erguer.

    O ano que passou fui varias vezes á frança assentar obra e a velocidade com que se faz e se desfaz é de loucos. Por outro lado (em frança) a dificuldade de armazenamento em obra de matriais é muito limitada, pois não se pode fazer um estaleiro na rua para remodelar um apartamento, o que diz respeito á obra do apartamento está dentro do apartamento.


    Por um lado o conceito IKEA.
    Depois o mercado do arrendamento a funcionar pela qualidade e pela diferenciação.
  11.  # 13

    Colocado por: pc ferreira

    Você fez a pergunta e deu a resposta:

    Sim é possível climatizar sem estar dependente nem da Edp nem de gasóleo. Cada vez se estão a usar energias não fósseis e sistemas de climatização flexiveis.

    Claro está, associados a sistemas de isolamento térmico mais eficazes e eficientes.


    desculpe, mas eu duvido que uma casa, por muito bem isolada que seja, consiga manter uma temperatura agradável (ou seja, uns 20º) sem qualquer tipo de aquecimento no Inverno...
  12.  # 14

    Colocado por: Tyrande

    desculpe, mas eu duvido que uma casa, por muito bem isolada que seja, consiga manter uma temperatura agradável (ou seja, uns 20º) sem qualquer tipo de aquecimento no Inverno...


    Colocado por: Tyrande

    desculpe, mas eu duvido que uma casa, por muito bem isolada que seja, consiga manter uma temperatura agradável (ou seja, uns 20º) sem qualquer tipo de aquecimento no Inverno...


    Também não foi isso o que escrevi.
    Foi que não precisa nem de electricidade nem de gasóleo para isso.
  13.  # 15

    Colocado por: Tyrande

    Ok, vou fazer um comentário que não se enquadra a 100% no âmbito do tópico, mas mais com este post.

    Condições climatéricas.

    Até parece que nós cá temos um clima tropical! Esta semana tem feito 0 graus lá na terrinha. Pode não ser -10 ou -15 que alguns países apanham, mas é frio na mesma, e não é nada agradável estar dentro de um edíficio sem kkr tipo de climatização / isolamento com esta temperatura.

    Aqui no fórum muito se fala de instalar painéis solares e caldeiras e recuperadores de calor. Mas eu pergunto. Existe alguma forma de se ter, aqui em Portugal, a casa minimamente aquecida, sem gastar 150€ por mês com a EDP ou com gasóleo para aquecimento?
    Será que nos outros países, ainda mais frios que o nosso, também têm esses gastos com aquecimento?


    Então vá comparar as exigências a nível de isolamento na construção dos países de centro e norte da Europa com as nossas e percebe isso facilmente.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  14.  # 16

    Colocado por: TyrandeExiste alguma forma de se ter, aqui em Portugal, a casa minimamente aquecida, sem gastar 150€ por mês com a EDP ou com gasóleo para aquecimento?


    Existe pois... vá morar para o ALLgarve junto ao mar.. ou para os Açores/ madeira ;)
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Existe pois... vá morar para o ALLgarve junto ao mar.. ou para os Açores/ madeira ;)

    Não é preciso ir tão longe, eu em Setúbal não gasto nada que se pareça.
  16.  # 18

    Diferenças visíveis:

    - Dimensão das casas e consequentemente divisões. Uma casa média em Portugal terá no mínimo 200m2. Em França, Inglaterra ou Suíça andará pelos 80 a 100m2
    - burocracia, papeis e papeizinhos. em Portugal construir uma casa legalmente tem de ter por exemplo um alvará, projetos de tudo e mais alguma coisa. Em muitos países da europa é possível a autoconstrução e apenas no final há por exemplo uma inspeção da camara municipal para verificar se a area não é excedida e de um eletricista certificado. Obviamente varia de país para país mas em Portugal é incrível as assinaturas e carimbos que são necessários.
    - Acabamentos de luxo em casas comuns. Em Portugal uma casa é um pouco para "show off", abusa-se nas mármores, granitos, madeiras nobres, tijoleiras a 40 euros/m2, banheiras d hidromassagem, 5 casas de banho para 3 pessoas, etc. Por essa Europa fora uma casa comum tem 1 ou 2 casas de banho, sendo apenas uma completa e dificilmente com banheiras de hidromassagem, não há granitos nem mármores, as madeiras são pouco nobres, etc.
    - Areas exteriores. Em Portugal usa-se e abusa-se das áreas exteriores, facilmente as pessoas tem nas suas casas jardins enormes, patios, garagem para 2 ou 3 carros e muitas vezes anexos que é mais uma "mini" casa. Na Europa os jardins de casas "normais" são muitas vezes meia dúzia de m2 na frente a atrás da casa, garagem é um luxo e apenas para um carro, anexos... ui ui ui isso nem pensar!

    A lista continua e a maioria é apenas por questões culturais e não por exigências de leis construtivas.

    Contra mim falo... a minha casa em Portugal aqui em Inglaterra valeria muitos milhões!
    Concordam com este comentário: bicodobra
  17.  # 19

    Colocado por: LuisPereiraEm Portugal usa-se e abusa-se das áreas exteriores, facilmente as pessoas tem nas suas casas jardins enormes, patios, garagem para 2 ou 3 carros e muitas vezes anexos que é mais uma "mini" casa.


    O Portugal que você conhece não é o mesmo que eu conheço... O que vejo é que quem compra um terreno e constrói uma moradia, constrói com áreas exteriores generosas. MAS o grosso dos construtores, imobiliárias e fundos de investimento que constroem casas com o objectivo de as vender no mercado (99% das casas), constroem-nas com áreas exteriores minusculas, onde mal dá para ter um cão no exterior, onde mal dá para colocar um bocado de relva, onde mal dá para colocar uma mesa de refeições para comer na rua no verão, etc.

    Os exemplos de pessoas deste forum que constroem casa para seu próprio usufruto está muito longe de ser aquilo que se constrói / faz nas moradias novas que são construídas em Portugal com o objectivo de revenda (que como disse anteriormente, representa 99% das moradias no mercado).

    E isto vai para além das áreas exteriores: se não fosse os certificados energéticos, arrisco dizer que os construtores nem se dariam ao trabalho de colocar 1 único milimetro de isolamento nas habitações novas.

    Para quem vende, o que importa é o que os olhos veêm, ou seja, bons acabamentos. Tudo o resto (isolamento, tubagens, aquecimento, etc.) é para poupar, poupar, poupar.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  18.  # 20

    @marco:

    Esse tempo também já está a mudar, cada vez mais os promotores (ou alguns) vão de encontro às necessidades.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0237 seg. NEW