Iniciar sessão ou registar-se
    • p][m
    • 25 novembro 2015 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho acompanhado vários tópicos aqui no forum e tentado perceber qual será a melhor opção em diversos temas abordados, mas em relação a este não encontrei nada em concreto para o que preciso.

    Os meus objectivos são:

    - melhor compromisso de preço/qualidade por m2
    - melhor isolamento térmico e acustico
    - menor custo manutenção
    - maior durabilidade

    A ter em atenção será para instalar em cima do telhado:
    - 2 paneis fotovoltaicos
    - 1 painel solar térmico com o respectivo reservatorio de água



    A minha dúvida é que estou para arranjar o telhado de uma moradia de 1969, em que actualmente o mesmo tem a estrutura em madeira e apenas com telhas por cima, mas tem algumas infiltracoes, é necessário trocar algumas telhas, e as traves têm de ser recolocadas pois pelo menos duas das que suportam a trave principal já estão caidas.

    O telhado é como nesta imagem:
      Sotao_a.jpg
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 2

    As telhas são assim:
      telha-12-marselha-vermelha_cce69a01.png
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 3

    Uma das minhas duvidas é se será melhor alterar a estrutura do telhado para uma assim:
      58296917.jpg
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 4

    Ou assim:
      52501752.jpg
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 5

    Ou assim:
      849076361_4_644x461_excelente-moradia-com-vista-para-a-serrra-imveis_rev003.jpg
    • p][m
    • 25 novembro 2015 editado

     # 6

    A ideia será para fazer aproveitamento do sotão para fazer um ou dois quartos e um WC.

    Logo mesmo que mantenha a estrutura de madeira terá de ser isolada, em que pelo que vi seria algo:

    De fora para dentro:
    - Telha
    - Subtelha
    - Estrutura de madeira que segura o telhado
    - XPS
    - MPL (lã de Rocha)
    - Pladur

    Acho que é isto, tenho duvida em relacao à aplicacao do XPS neste tipo de estrutura, pois nao sei se é colocado entre a as traves da estrutura de madeira ou entre a estrutura de madeira e a subtelha.

    Pois por exemplo nesta imagem têm das duas maneiras, mas não se ambas têm a mesma eficacia:
      lusa-isolamento-pt_jpg_372x428_q85.jpg
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 7

    Outra questão é qual a diferença entre a telha que tenho actualmente e a telha lusitana, é so uma questao de estetica?

    Desde já obrigado.
  1.  # 8

    Não tem nada que obrigadar.
  2.  # 9

    se fosse só para resolver os problemas, bastava resolver o que está errado
    se procura durabilidade, quer fazer divisões, o melhor é substituir todo o telhado, incluindo a estrutura
    não precisa é desses isolamentos todos que aí colocou, basta um

    tenha noção é que não lhe vai ficar barato, ainda é trabalho para uns bons milhares de euros e depende muito do que está lá
    por exemplo se a estrutura existente não suportar o telhado novo terá que a reforçar

    telha - subtelha - isolamento + estrutura - pladur resolve-lhe o problema
  3.  # 10

    aí uns 100 euros/m2 à vontade.
    Coloque aço leve em vez do betão.
  4.  # 11

    o aço pode ser uma boa solução pelo baixo peso comparando e pela rapidez na execução da obra

    por outro lado pelo preço deve gastar o mesmo
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 12

    Obrigado a todos.

    É que para conseguir fazer divisoões e aproveitar ao maximo o espaço do sotão com tanta trave que ele tem actualmente é complicado.

    O que me sugerem é algo como na ultima imagem, será isso?

    Não sei é se estará preparada para levar uma estrutura dessas para o telhado, a casa já tem placa dai querer aproveitar o sotão, agora o telhado é que tenho realmente duvidas.

    Outra questão é o peso que lhe pretendo colocar em cima, os dois paineis fotovoltaicos e o termico com o reservatorio e qual a actual estrutura penso que ele não aguentará.

    Trata-se de uma moradia de 1969 e acho que o telhado e a sua estrutura ainda são os originais.
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 13

    Encrontrei este video de uma estrutura em aço galvanizado, era a isto que se referiam em vez da madeira?

    https://www.youtube.com/watch?v=QqLlBM1QA-M
  5.  # 14

    para ser bem feito, contrate um engenheiro para fazer os calculos

    se quiser ir na onda de muita gente, contrate um empreiteiro com experiencia, ele aplica-lhe um factor ****ço elevado e em principio nao tera problema
  6.  # 15

    para estar a meter betão pre-esforçado ou laje aligeirada,pode ser demasiado peso para a construção existente.

    a melhor solução é manter a madeira (madeira nova), ou LSF (aço leve)

    quanto às telhas, a Marselha é normalmente mais estanque que a lusa.
    A lusa exige mais inclinação, mas terá de ver em função do que o fabricante recomenda.

    quanto aos fotovoltaicos, o peso é minimo.

    quanto ao tanque da água, porque é que não mete circulação forçada, com o tanque no interior da casa? é mais caro mas bastante mais eficiente.
  7.  # 16

    Colocado por: p][mEncrontrei este video de uma estrutura em aço galvanizado, era a isto que se referiam em vez da madeira?

    https://www.youtube.com/watch?v=QqLlBM1QA-M


    sim
  8.  # 17

    sim é isso pesquise tambem por LSF
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 18

    Colocado por: fernandoFerreirapara estar a meter betão pre-esforçado ou laje aligeirada,pode ser demasiado peso para a construção existente.

    a melhor solução é manter a madeira (madeira nova), ou LSF (aço leve)

    quanto às telhas, a Marselha é normalmente mais estanque que a lusa.
    A lusa exige mais inclinação, mas terá de ver em função do que o fabricante recomenda.

    quanto aos fotovoltaicos, o peso é minimo.

    quanto ao tanque da água, porque é que não mete circulação forçada, com o tanque no interior da casa? é mais caro mas bastante mais eficiente.
    ~

    Fernando aqui prende-se pela maior facilidade de manutenção e custo mais baixo da mesma.

    Ou questão que me está a fazer optar pelo reservatorio no telhado junto com o painel solar é o facto de não espaço dentro de casa para o colocar e também o facto da instalação ser mais dispendiosa.


    Colocado por: arkanoidpara ser bem feito, contrate um engenheiro para fazer os calculos

    se quiser ir na onda de muita gente, contrate um empreiteiro com experiencia, ele aplica-lhe um factor ****ço elevado e em principio nao tera problema


    Conhecem alguém que seja especializado nestes sistemas?

    Nas imagens que já vi, parece-me que esta estrutura precisa igualmente de bastantes travamentos, como tenho actualemnte na estrutura de madeira que lá tenho actualemnte, o que me dificulta o aproveitamento do espaço.
  9.  # 19

    Colocado por: p][mFernando aqui prende-se pela maior facilidade de manutenção e custo mais baixo da mesma.

    Ou questão que me está a fazer optar pelo reservatorio no telhado junto com o painel solar é o facto de não espaço dentro de casa para o colocar e também o facto da instalação ser mais dispendiosa.


    o deposito podia ficar no sótão.
    a instalação inicial é mais barata, mas depois quando precisa de água quente tem de ligar a resistencia mais tempo... mais vezes, logo mais custos...
    um deposito num local abrigado e na vertical tem muito menos perdas térmicas.

    outra hipotese: veja a possibilidade de meter o tanque no sótão, mas a funcionar na mesma por Termosifão. Tem de fazer uma caixa debaixo do deposito e meter um esgoto.
    • p][m
    • 25 novembro 2015

     # 20

    Colocado por: fernandoFerreira
    o deposito podia ficar no sótão.
    a instalação inicial é mais barata, mas depois quando precisa de água quente tem de ligar a resistencia mais tempo... mais vezes, logo mais custos...
    um deposito num local abrigado e na vertical tem muito menos perdas térmicas.

    outra hipotese: veja a possibilidade de meter o tanque no sótão, mas a funcionar na mesma por Termosifão. Tem de fazer uma caixa debaixo do deposito e meter um esgoto.


    Tenho de ver essa parte técnica, pelo que já pesquisei se tiver uma bomba de circulação o reservatorio nao tem de ficar acima dos paineis solares, pois por norma estes sistema funcionam por gravidade, dai estarem acima dos paineis solares.

    Agora a questão do telhado é que tenho de estudar bem o assunto e ver as hipoteses, custos e o melhor compromisso com durabilidade, manutencao, espaço livre para aproveitamento do sotão.
 
0.0207 seg. NEW