Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Calculo que me vão responder que a avaliação vai divergir de local e finalidade ou tipologia ou acabamentos, mas a minha questão prende-se com valores médios ou de referência.
    Existe alguma tabela ou fonte de informação actualizada para cálculo ou indexação de valores de m2?
    A minha situação é poder justificar ou confrontar justificações para avaliação de uma propriedade para partilhas.
    A grosso modo, o que está em causa nem é os valores da habitação, mas sim das menos significativas como:
    - valor para sótão;
    - Valor para arrecadações e garagem;
    - Valor para m2 de área de urbano, e se a área de implantação do edifício conta ou se é só o espaço de logradouro;
    - valor do rústico, sendo que uma parte possui árvores produtivas e não produtivas, e de várias dimensões e idades e outra parte do terreno se encontra limpa mas que não tem dimensões suficientes para produção de cereais ou plantações de colheita com máquinas.
    Agradeço a colaboração.
  2.  # 2

o que procura não existe, pague a o avaliador e fique descansado
  3.  # 3

Não existem tabelas, existem métodos de calculo diversos que podem se entrecruzar para chegar a um resultado... final. resultado este que é sempre discutível.
  4.  # 4

Pois... os valores são sempre discutíveis. Sobre um mesmo terreno já tive 2 avaliações e outros valores indicados, todos diferentes face ao valor por m2, para além do valor tributário, calculado pela AT. A AT calcula em menos de 0,20€/m2, um avaliador apontou como sendo 4,5€/m2, uma imobiliária indica entre 0,30 a 0,50, depois, um outro avaliador escreveu o valor de 0,75 ...
    Já pude também ter uma percepção que não deve mesmo existir tabelas para isto, o que até faz um pouco sentido pois cada zona tem as suas características, cada imóvel tem também as suas valorizações ou depreciações e a lei de mercado, com a variação da oferta e da procura, acabam por fazer grande parte da regra.
    Quanto ao conselho do pauloagsantos, não é de todo o meu hábito pagar a um profissional e ficar descansado. Gosto de saber as bases daquilo que peço que façam por mim.
  5.  # 5

Colocado por: PedroNunes74Quanto ao conselho do pauloagsantos, não é de todo o meu hábito pagar a um profissional e ficar descansado. Gosto de saber as bases daquilo que peço que façam por mim.

também não quer dizer que se forem lá três os quatro avaliadores diferentes que não existam valores diferentes.

no entanto eu apontava 1€ por metro quadrado para o rustico, se for todo agricola, por se houver zonas de mato o valor pode descer.
    no urbano o terreno vale pela casa que lá está e não pelo tamanho do terreno, a menos que seja um terreno grande que se possa lotear.

o sotão se estiver em bruto não vale, na minha opinião, nada. Agora que estiver arranjadinho para habitação, com uns quartos e um wc então já deverá contar alguma coisa

as arrecadações e garagens depende do estado delas, obviamente que uma arrecadação com placa, telhado recente, paredes rebocadas e chão terá um valor diferente de uma arrecadação com um telhado com barrotes em madeira todos podres e com as paredes com os tijolos à mostra.

0.0110 seg. NEW