Iniciar sessão ou registar-se
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 1

    Olá a todos.
    Após alguns anos a sonhar em ter casa própria, de forma a trocar o apartamento por um cantinho mais simpático para a minha família, eis que surge a oportunidade de a médio prazo poder construir.
    Desta forma mostro-vos o meu esboço de casa para que opinem e ajudem-me a acertar ideais para que a frase “Se fosse hoje teria feito de maneira diferente...” não seja citada com frequência…

    No mês passado foi dado um passo importante, contrato promessa para aquisição do terreno, contamos fazer a escritura no mês de dezembro. Apesar de alguns handicaps no que toca ao terreno, ficamos felizes por achamos que a suas vantagens cobrem em muito aquilo que tem de menos bom. Como desvantagem tem a entrada um pouco estreita (aprox. 3,2M) com um rampa acentuada e um muro de sustentação que terá que ser reconstruído em betão ciclópico revestido a pedra, mantendo a mesma traça com aprox. 35M de comprimento e 3,5/4metros de altura em que o custo rodará 12 a 13mil€ após consulta com um possível empreiteiro. Como vantagens, adoramos a localização, excelente exposição solar, como tem uma cota de aprox. 4 metros em relação as vias circundantes tem uma vista agradável e talvez mais fácil de afastar os amigos do alheio, possui poço com água, as construções em redor estão feitas, ou seja em principio não tenho que me preocupar com futuras construções, o sitio é calmo mas “perto de tudo”, tem uma área de 920M2 e espaço para construir uma casa térrea.

    Quando começamos a analisar o terreno e antes de o comprar, pedimos ajuda a um Engenheiro de confiança/conhecido que nos ajudasse a perceber e nos confirma-se se seria possível construir de acordo com o pretendido, inclusive tivemos uma reunião na Câmara com a Arquitecta responsável de forma a confirmar afastamentos e duvidas pendentes.
    Pois bem, como percebo pouco ou nada de casas, arquitetura e engenharia mas estou à vontade para desenhos a 2D/3D devido à minha formação/profissão, pensei em esboçar a casa que tínhamos em mente. A aventura começou em Julho com desenhos e rascunhos a 2D mas à medida que ia lendo e aprendendo alguns conceitos/ideias aqui no fórum cedo me apercebi que o que fazia era muito fraquinho, no entanto como não sou de desistir, continuei a aprender e a ler, ler, ler….e fui alterando a forma de pensar numa habitação, acima de tudo e apesar de não ser vinculativo ou definitivo, queria assegurar-me que conseguia construir, num terreno com uma geometria peculiar, uma casa do nosso agrado, isto porque a minha “maria” também me deu uma ajuda :).

    Provavelmente estão a pensar “ Deixa-te de te armar em “Arquitecto” e deixa isso para quem percebe!” -ao qual eu respondo “ Têm toda a razão! Mas como o SketchUp é free, posso até poupar algumas revisões de plantas/projecto e ficar com uma noção mais real dos espaços.” Acrescento, desenhar a própria casa na perspectiva de amador, nem que não passe de ficheiro, dá-nos um prazer tremendo. Seguramente já fiz mais de 100 revisões ao esboço...e não me canso de tentar melhorar...
    Que fique claro, que de forma alguma pretendo desrespeitar/substituir o trabalho de arquitetura, apenas vejo este esboço como um organizar de ideias e conceitos de apoio ao projecto real.
    Em setembro mostrei imagens ao Arquitecto de uma das revisões mais antigas ao qual só comentou “Tiveste aqui uma trabalheira”, provavelmente não gostou ou não quis criticar para eu não ficasse aborrecido lol :) No entanto vou tentar nao lhe falar mais neste esboço, quero também sujeitar-me a perspetivas diferentes que podem resultar melhor, ou até um misto de ambos.

    Resumindo, só estou a pensar iniciar a construção daqui a 2 anos no entanto após o levantamento topográfico(talvez Janeiro) o projecto vai avançar, entretanto entretenho-me com as minhas plantas e conto coma vossa ajuda para as melhorar ou piorar :) :)

    Algumas considerações e características tidas em conta para o esboço apresentado:
    -A nascente tenho um muro para as costas de terrenos/hortas de vizinhos cujas casas estão afastada cerca de 40 metros, a Nordeste(NE) tenho um prédio.
    -A sul tenho muro de vizinho para empena da casa com apenas um janela, a suíte está no limite do afastamento de 3metros
    -A oeste+noroeste tenho vista de horizonte de cidade muito agradável com um por do sol fantástico, daí a janela na sala de jantar.
    -A piscina não será para construir mas queria reservar o local para quem sabe mais tarde meter lá água :)
    -A garagem está a norte no limite do afastamento a cumprir e alinhada pelo prédio a NE
    -Quero que seja possível dar a volta aos carros em frente da garagem sem grandes manobras visto que devido à rampa não é aconselhável sair de traseira.
    -Os recortes do lado nascente estão no limite dos 3metros de afastamento, sei que estes recortes encarecem a obra mas queria ganhar área e evitar as paredes inclinadas.
    -A sala também está nos limites do afastamento entre a rua a norte e a poente e alinhada com as construções vizinhas.
    -A entrada principal da casa é a norte porque será a mais utilizada, quero um entrada digna na rotina do dia a dia, não quero entrar pela cozinha e não quero a chamada “porta do padre” que se abre uma vez por ano. O recorte no hall é devido à tampa de localização do poço. Espero que a proximidade à casa não me obrigue a refazer o programa
    -No hall de entrada em frente tenho um “hall2” para sapatos e casacos, depois a IS de serviço, assim visualmente afasto a porta da IS da zona social sem que esta fique demasiado afastada
    -A lavandaria está com 2 acessos interiores, dos quartos e cozinha para evitar andar Kms com a roupa as costas e com acesso ao exterior como mandam os “livros”
    -Na lavandaria também queria colocar a AQS assim reduzo as distancias e perdas às IS, aumentei a espessura das paredes para melhorar isolamento acústico dado a proximidade dos quartos
    -Não quero open-space sala/cozinha mas quero deixar portas de correr para essa variante pontual.
    -O escritório não esta no sitio ideal mas foi o único local que arranjei sem prejudicar a sala e cozinha, e depois o escritório apesar de necessário não terá uma importância relevante, tem a vantagem de um dia mais tarde se precisar, transformo-o em quarto.
    -Faltam representar algumas claraboias, no hall do quartos, na cozinha e talvez no hall de entrada.
    -Ignorem revestimentos interiores, tonalidades de madeira e afins, ainda temos muitas duvidas nestas opções, alguma mobília representada já a tenho no apartamento(sofá, mesa de jantar, etc) tudo à escala.
    -Tivemos e temos algumas ideias talvez mais arrojadas, mas o custo de construção também é um fator condicionante, não posso/quero passar os 180/200K sem o valor do terreno mas com o custo do muro. Acham sensato?
    -Localização, distrito de Aveiro a 25Km do Mar, aprox. 270metros de altitude
    -O Arquitecto diz-me que nesta zona este tipo de construção ronda 650€/m2, honestamente parece-me pouco mas claro que se conseguir agrada-me bastante, a casa tem aprox. 220m2x650= 143K ?!?!?!
    Comentem e critiquem à vontade mas digo-vos já que não posso trocar este “pseudo-arquitecto” :) :) :)
    Bem, chega de conversa e desculpem o longo post e vamos lá as fotos.

    Marco R
      012.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 2

    2
      022.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 3

    3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susanaeduardo
      03.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 4

    4
      04.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 5

    5
      05.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015 editado

     # 6

    6
      06.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 7

    7
      07.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 8

    8
      08.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 9

    9
      09.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 10

    10
      10.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 11

    11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      11.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 12

    12
      122.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 13

    13
      132.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 14

    14
      142.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 15

    15
      152.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 16

    Panoramica
      Terreno_Foto_Panor.jpg
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 17

    Google Maps
      Terreno_Google.jpg
  1.  # 18

    Tem boa pinta...tem que esperar pelos entendidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
  2.  # 19

    bem arquitectura à parte, você tem ai um trabalho de pro no sketchup! eu tambem fiz bonecos no sketchup mas parecia quase uma coisa do paint.
    os entendidos devem pronunciar-se, mas assim de repente e sem olhar muito, não acho muito jeito ter que passar pela cozinha e sala de jantar, quando se entra em casa, para acesso as restantes divisoes...
    Concordam com este comentário: MRK
    • MRK
    • 25 novembro 2015

     # 20

    Colocado por: valtoresbem arquitectura à parte, você tem ai um trabalho de pro no sketchup! eu tambem fiz bonecos no sketchup mas parecia quase uma coisa do paint.
    os entendidos devem pronunciar-se, mas assim de repente e sem olhar muito, não acho muito jeito ter que passar pela cozinha e sala de jantar, quando se entra em casa, para acesso as restantes divisoes...


    Pois também concordo, cheguei a ter a entrada principal a sul entre a sala e o quarto mas depois quando chegava a casa de carro (quase sempre) teria que dar a volta ou entrar pela cozinha, e depois tinha a "porta de Padre" aberta uma vez por ano....

    PS. Sigo atentamente a sua obra e blog, obrigado pelo contributo
 
0.0223 seg. NEW