Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A queima das pellets deixa sempre um resíduo no queimador vulgarmente designada por "pedra".

Muita gente afere a qualidade das "pellets" por aqui: se são boas deixam pouca pedra, se são más deixam muita pedra. (discutível...)

Afinal, o que é que as pellets contêm em maior ou menor quantidade na sua composição que provoca a formação de pedra?
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Eu defendo que é mesmo terra adicionada pelo fabricante a fim de pesar mais.

Teríamos de saber ao certo qual a matéria prima das pellets, como as arvores crescem na terra, poderá ser normal a casca armazenar alguma quantidade de poeiras/terras que depois se transforma em pedra durante a queima.

A tal dita pedra não passa de cinza pesada, pois a cinza leve sai do queimador através da entrada de ar ficando este limpinho. Na minha salamandra consigo com qualquer tipo de pellets que o queimador não fique com a dita pedra, o problema é que a maior parte do calor vai embora pela exaustão e fico com um rendimento baixo.~

No meu caso não me importa nada que o queimador fique com pedra, pois sei que estou a ter um rendimento extra e não me custa nada ao final do dia despejar o queimador.

Quem não quer/pode ter essa preocupação tem de condenar os euros. os comodismos terão de ser suportados de alguma forma.
  4.  # 3

Colocado por: ultrahipermegaEu defendo que é mesmo terra adicionada pelo fabricante a fim de pesar mais.

Portanto, isto é fé e não certeza, certo?
    Concordam com este comentário: ultrahipermega

5.  # 4

Colocado por: ClioIIMuita gente afere a qualidade das "pellets" por aqui: se são boas deixam pouca pedra, se são más deixam muita pedra. (discutível...)

(EN 14961-2 - Classe A1) pellets que não cumprem com esta norma são lixo
  6.  # 5

7.  # 6

Colocado por: Dias Borges

mesmo esses com essa norma o fazem. sofro do mesmo mal e marcas bem conhecidas.
    cumpts
  8.  # 7

Alguém tem fotos disso... normalmente aspiro a minha salamandra de 4 em 4 dias, não gosto de ver aquilo com cinza, mas o residuo é uniforme e leve..facilmente aspiravel...em 30kg queimados não serão mais de 300-400g de resíduo. (a ver se confirmo). para já só utilizei da Pelletspower certificados. daqui a nada coloco fotos.
  9.  # 8

Colocado por: Dias Borges

Isso deveria ser verdade, mas infelizmente não é.

Já comprei pellets certificados que eram puro lixo, o cheiro a lenha verde não enganava, o calor da queima era miserável. Já tive pellets não certificadas excelentes.
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  10.  # 9

Só costumo aspirar o meu recuperador uma vez por mês, e no meio da cinza leve aspirável, aparecem 1 ou 2 pedras, mas que se desfazem com relativa facilidade, ficando por vezes um pequeno pedaço rijo dessa pedra que não se desfaz.

Tirando raras excepções, sempre usei Nova Lenha e ultimamente também Green Power pellets...
  11.  # 10

A minha caldeira anda a queimar muito mal na cinza pssam muitas pellets quase inteiras, alguém no forum me pode ajudar? É a Electra 25 da marca Zantia.
    Obrigada a quem puder ajudar!
  12.  # 11

se na cinza tem pellets inteiras é porque o ar da combustão está alto. isso pode ocorrer por varios fatores, mas o mais comum acontece quando as pellets não queimam bem e caldeira aumenta a entrada de ar para as soprar a fim de arderem melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaquina Rodrigues, SS1128
  13.  # 12

Boa tarde, obrigado ultrahipermega pela resposta, a caldeira tem para regular o ar, mas como não percebo nada, já falei com o técnico para cá passar! Por vezes penso se não passarão pellets de mais!
  14.  # 13

boa tarde, sou novo por aqui. quanto ao tema tenha uma solzaima faz 5 anos em janeiro já queimei de todas as marcas que existem disponíveis no mercado e material pirata. encontro mais pedra no material certificado.
    • eu
    • 27 Novembro 2018

# 14

A lenha e os pellets têm minerais e outros compostos que não ardem, portanto é normal que fiquem resíduos da queima.

Importante é estarem bem secos.
    • nsivi
    • 25 Fevereiro 2019

# 15

Caro Eur,

Suponho que seja normal não queimarem, a questão é que supostamente não devia ficar agregados no queimador.
    Deviam ser "expulsos", ou pela queda ou simplemente pelo processo de entrada de ar e queima, penso eu.

A questão da humidade é pertinente, mas isso acontece-me também com pellets certificadas, onde a humidade não deve ser superior a 10%
  15. Ícone informação Anunciar aqui?

16.  # 16

basta as condições de armazenamento dos pellets não serem as ideais, para esses 10% da certificação de pouco servirem, né!!!?
    • nsivi
    • 25 Fevereiro 2019

# 17

Caro Pedro,
    Assumindo que usa sacos de 15kg, e os mesmos se encontram integros, não vejo razão para tal.
    Se tiverem furos, e tiverem em local húmidos, concerteza vão ganhar humidade.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">