Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

.
  2.  # 2

Colocado por: lardocelarComo a casa não possui estas condições e esburacar paredes está fora de questão, tinha pensado em passar cabo utp cat6 pelos rodapé, a saber: 3 a 4 pontos de rede na sala, 2 pontos em cada quarto.

Pode passar por onde quiser. O único problema será a parte estética. 3 ou 4 cabos junto ao rodapé... ainda é um bocadito. Vai colocar calha?

Colocado por: lardocelarA minha questão é se alguém já fez um projeto idêntico e se tem dicas para levar a cabo estas tarefas.

Se já tem sítio para o painel e para o switch, parece ter tudo encaminhado. Coloque é tomadas nos vários pontos da casa. Não deixe pontas de cabo com ficha, como vejo muitas vezes.

Colocado por: lardocelarOutra duvida é, em apartamentos desta idade, os operadores de fibra por onde fazem entrar a mesma no apartamento? Era importante saber isto para que a fibra fosse parar diretamente à divisão que receberá o armário.

Normalmente as operadoras usam a lei do menor esforço: usam a entrada de cabo já existente (que normalmente estará na sala, junto ao sítio da TV)
    Concordam com este comentário: electrao
  3.  # 3

Colocado por: lardocelarComo a casa não possui estas condições e esburacar paredes está fora de questão, tinha pensado em passar cabo utp cat6 pelos rodapé,

Quando tive em apartamento, para não fazer estragos, apenas fiz uma ligação por cabo entre o hall de entrada e a sala (era ADSL e o cabo entrava exclusivamente no hall de entrada). Para o escritório, usava o wireless. Por essa mesma questão que referiu, para não andar a partir nada.

No entanto, se pensar em pintar as paredes antes de entrar em casa, poderá diversificar melhor a instalação.
    Se tiver por exemplo teto falso, poderá encaminhar pelo teto, e esburacar só umas prumada até às tomadas. Depois é só cobrir e pintar.
  4.  # 4

Colocar 4 cabos de rede junto ao rodapé vai ficar horrível!
    Não tem muitas alternativas... ou esburaca as paredes para passar tubagem, que para 4 ou mais cabos não é pouco.
    Pode por exemplo arrancar o rodapé e colocar uma calha técnica... o que também não é muito bonito.
  5.  # 5

Colocado por: lardocelarComo a casa não possui estas condições e esburacar paredes está fora de questão, tinha pensado em passar cabo utp cat6 pelos rodapé, a saber: 3 a 4 pontos de rede na sala, 2 pontos em cada quarto.

Pode sempre mudar os rodapés para uns deste género, não sei é se consegue colocar os 4 cabos.

Colocado por: lardocelarOutra duvida é, em apartamentos desta idade, os operadores de fibra por onde fazem entrar a mesma no apartamento? Era importante saber isto para que a fibra fosse parar diretamente à divisão que receberá o armário.

Quando coloquei fibra no meu apartamento, foi directa à sala através da tubagem do coaxial de TV que vem da coluna do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 6

Depende. Tenho fibra da Vodafone e a fibra chega ao apartamento pelas tubagens do telefone...
  7.  # 7

Pode sempre utilizar cabos mais finos, tipo este:

http://www.dx.com/p/ultra-thin-cat-6-male-to-male-rj45-ethernet-lan-cable-blue-15m-length-48951#.VlxQm3bqiko

E usar uma das calhas adesivas de madeira (ou outra) tipo as que são vendidas no Leroy Merlin.
  8.  # 8

Cuidado... esses cabos partem facilmente e isso fica uma obra que não tem pés nem cabeça... cabos já com as fichas RJ45? isso fica depois pendurado?

Se vai por aí utilize WIFI!
  9.  # 9

Colocado por: lardocelar3 a 4 pontos de rede na sala

Outra hipótese é eliminar estes 3 ou 4 cabos e:

- Passar apenas um cabo para a sala e colocar lá um switch de 4 portas
    - Ligar a despensa à sala por powerlines e nem precisa de passar cabo nenhum
    Concordam com este comentário: electrao, quim.beto
    • eu
    • 30 novembro 2015

# 10

Colocado por: Wally

Muito fixe !
    Concordam com este comentário: electrao
  10.  # 11

Eu tenho na minha casa o ponto central na sala.
    Tenho a fibra vodafone a chegar lá pelos tubos do coaxial (existente) e fiz chegar a rede a mais 3 pontos da casa (ou seja tenho na parede duas tomadas dupla de rede). Uso como switch o wireless da vodafone (que tem 4 portas). Os restantes aparelhos ligam-se via wireless (tablet, telemóvel).
    É a maneira mais simples. Usar já as tubagens existentes de telefone e de coaxial.
    Tenho ainda a hipótese de chegar a um quarto ou outro pelos pontos de telefone que a casa tinha de raiz. Mas estou limitado.

Se precisa de muitos pontos de rede e um switch de 24 portas tem um problema mais difícil de resolver. Para ficar bem, só com obras.
    Ou com calhas (que é feio Q.B.) ou rodapé técnico (que deve ser caro, para além de ter de retirar o que tem).
  11.  # 12

.

0.0177 seg. NEW