Iniciar sessão ou registar-se
    • mafs
    • 28 novembro 2015 editado

# 1

boa tarde

Estou interessado na aquisição de uma moradia anos 70 de 3 frentes , 2 pisos e aproveitamento de sotao revestida a carapinha.
    Nao gosto de carapinha

Pensam que um revestimento com marmore travertino fica bem? qual o custo aproximado?

Sugerem outro tipo de revestimento ? granito?

Obrigado
  1.  # 2

Sugiro que faça um upgrade do ponto de vista do comportamento térmico dessa casa. Instale um Isolamento térmico pelo exteior ( vulgo ETICS ou Capotto)
    Ficará com um revestimento em reboco mais liso.

Revestir a pedra, vai-lhe custar sempre mais de 70€/m2 + aplicação. e não resolve nada a térmica, ficará com uma casa com o conforto de há 40 anos atrás...
    Esse tipo de investimento tem de ser equilibrado com uma solução que lhe agrade esteticamente e que daí decorra benefícios do ponto de vista do conforto e da diminuição dos gastos energéticos com climatização.

Lembro que revestir o exterior de um edifico com outro tipo de revestimento/ cor, está sujeitoa licenciamento municipal.

Com uma solução de ETICS, o valor rondará os 35€/m2 , ficará com uma casa completamente renovada pelo exterior e com outro comportamento e desempenho térmico.
    Não se esqueça das janelas, e do isolamento do sotão....
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo16062021, Picareta
  2.  # 3

Reabrindo este tópico, venho perguntar aos entendidos se não há qualquer problema em aplicar revestimento de mármore em Etics...

Para quem já acompanhou o meu tópico (a casa da Papoila), lembrar-se-á da discussão relativamente às paredes.

Enquanto se aguarda pelo licenciamento camarário da arquitetura e em fase de pedido de orçamentos, a decisão sobre as paredes recaiu sobre o etics (agora estamos a decidir entre o EPS ou XPS de 6cm, dependendo do valor orçamentado).

No entanto, para além do Etics, seja a XPS ou a cortiça, há uma zona da fachada que vai estar revestida a mármore bujardado (picado).

Questões:
    1. Haverá problema em aplica o mármore sobre ETICs? Irá comprometer o sistema, mesmo optando por uma marca e instaladores certificados?

2. Quais as mais valias do XPS ou da Cortiça no sistema Etics/ capotto?

3. Em princípio devemos optar pelo mármore bujardado branco de Estremoz, alguém tem noções de preços deste material com a aplicação? Em princípio seremos nós a adquirir o material e quem irá aplicar será o pessoal do capotto, para que o sistema possa ser certificado.
    • jafn
    • 25 setembro 2016

# 4

Colocado por: PapoilaVerdeEm princípio devemos optar pelo mármore bujardado branco de Estremoz, alguém tem noções de preços deste material com a aplicação? Em princípio seremos nós a adquirir o material e quem irá aplicar será o pessoal do capotto, para que o sistema possa ser certificado.

Boas, no tamanho de 60x60x2cm espessura, anda na casa dos 40€/m2
    • emad
    • 25 setembro 2016

# 5

Arranje-me a esse preço que eu também quero.
  3.  # 6

Colocado por: Anonimo16062021
    As mais valias entre o XPS e a cortiça é que o XPS no que ao isolamento térmico diz respeito é melhor que a cortiça,e mais barato também..no que ao isolamento acústico diz respeito,a cortiça isola melhor que o XPS

Aqui não me vou prenunciar..já chega de bater sempre na mesma tecla..

Pronuncie-se por favor...
  4.  # 7

Colocado por: Anonimo18072022A
    Escolheria o EPS pelas melhores características globais para sistemas etics.
    Além do mais é o mais barato.
    Como alternativa tem ainda lã de rocha.

Amplamente discutido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PapoilaVerde

Apesar de já discutido e após pesquisa e várias leituras de outros tópicos não encontro referência aos revestimentos possíveis sobre o ETICS e sua eficácia relativamente à solução final.
  5.  # 8

Colocado por: PapoilaVerde

Apesar de já discutido e após pesquisa e várias leituras de outros tópicos não encontro referência aos revestimentos possíveis sobre o ETICS e sua eficácia relativamente à solução final.

Resumindo dos tópicos que me lembro, não existe nenhuma norma que regule e que garanta o suporte para revestimentos cerâmicos( mármore será pior mais peso), sobre Etics . Embora existam produtos no mercado que dizem que sim que supostamente pode ser aplicada cerâmica, contudo no caso de haver um acidente caírem peças penso que fica toda a gente em maus lençóis.

Mais ou menos é o que tiro do que fui lendo pelos topicos antigos.
  6.  # 9

A ideia de colocar cerâmico ou mármore, serviria para dotar o sistema ETICS de mais resistência mecânica (e agora todos me vão cair em cima...) nas zonas de maior probabilidade de haver um acidente ao nível do rés do chão, um dos pontos fracos apontados ao sistema.
  7.  # 10

E colocando o mármore ou cerâmico numa estrutura tipo fachada ventilada?
    •  
      larkhe
    • 28 setembro 2016 editado

# 11

Colocado por: PapoilaVerdeE colocando o mármore ou cerâmico numa estrutura tipo fachada ventilada?

Se quer tanto revestir a fachada penso que o melhor será:

fazer isolamento pelo interior Itics e por fora colocar o que lhe apetecer.
  8.  # 12

Colocado por: larkhe

Se quer tanto revestir a fachada penso que o melhor será:

fazer isolamento pelo interior Itics e por fora colocar o que lhe apetecer.

Não será necessário isso.
    Existem sistemas de fachadas ventiladas com isolamento, o que não falta são exemplo no google e videos no youtube destas mesmas soluções.
    O grande contra desta solução é o seu custo. Mas nos termos técnicos tem muitas vantagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe
  9.  # 13

Numa obra para uma escola, aplicámos ETICS reforçado no rés-do-chão.
    Por cima do EPS levou umas placas rígidas fixas com buchas à parede e só depois levou o cappotto. Vou tentar encontrar a referência.

0.0189 seg. NEW