Adquiri um T3 (com cerca de 100 m2) na zona da Amadora. A casa é dos anos 80 e está a precisar de obras no geral. Infelizmente está bastante estragada (portas, janelas, estores, sanitários, cozinha) Andei a pesquisar preços em foruns e já vi de tudo. Na vossa opinião é possível fazer um bom trabalho com 20.000€? Não pretendo material de topo, mas também não suporto ver coisas mal feitas só para desenrascar. Para ficar com uma obra que não não satisfaz, prefiro estar quieto e esperar mais algum tempo. É necessário fazer 2 roupeiros em 2 quartos e um roupeiro no hall (já tem mas está ainda de origem). Cozinha e 2 wc's novos, um com banheira e outro com poliban. As áreas da casa são qualquer coisa como: Cozinha: 9 m2 Sala: 26 m2 Quarto: 16 m2 Quarto: 13 m2 Quarto: 13 m2 Wc: 6 m2 Wc: 3 m2 Hall: 8 m2 Será necessário remodelar a instalação eléctrica, canalizações e gás. Estou também a pensar colocar tectos falsos na casa excepto nos 3 quartos.
Colocado por: luisflNa vossa opinião é possível fazer um bom trabalho com 20.000€?
Um BOM trabalho, não. Por alto, uns 25 a 30.000€.
A qualidade dos materiais pode condicionar o valor final, mesmo tendo em conta que as quantidades são relativamente pequenas. Entre ter materiais (por exemplo: resguardo de duche; torneiras; tintas,...) de *muito boa* qualidade ou de qualidade *médio-alto*, poderá significar uma diferença de uns 4 mil euros.
Mas há escolhas em que convém não poupar para ter um bom trabalho. Convém, por exemplo, contemplar: boas janelas e estores (cuidado com a orientação de cada uma das janelas); boas (novas) rede eléctrica e canalizações de águas e gás; boa (duradoura) cozinha; bom isolamento acústico (cuidado com as janelas e caixas de estore; aproveitar tectos falsos para colocar isolamento acústico na sala e zonas de circulação).
Nota 1: como estão/são os pavimentos?
Nota 2: o que você pretende, tenho a certeza, não é um "poliban". Isso já não se usa! É uma "base de duche". :-)
Acima de tudo, gostaria que a pessoa que ficasse com a obra fosse honesta em relação ao trabalho. Não pretendo uma porcaria a qualquer custo. Da minha parte, infelizmente, não posso dizer que posso gastar 30 ou 40 mil.
Em relação aos materiais, penso que a escolha deve ser racional. Acho que talvez se consiga material de qualidade média a um preço simpático. De certeza que quem faz a obra consegue ter acesso a material diferente do que eu indo ao Leroy Merlin.
Caro Luis K. W.. exacto, não pretendo um poliban, mas sim uma base. Tinha imaginado uma base daquelas pretas (parece pedra vulcânica) que se confunde com o próprio chão (que tinha imaginado um preto mate). Penso que isto não encareceria muito por estamos a falar de um wc minusculo com +/- 3m2. Originalmente nem tem banheira nem poliban.
Os pavimentos actuais não estão grande coisa. Os quartos são em taco de origem e o hall e sala têm um flutuante todo a saltar. Verifico também um desnível no cão da sala. O centro da sala está mais alto do que as pontas.
Não querendo desiludir, mas duvido que consiga fazer por 20000€ ,.... Eu apenas tenho uma casa de banho, as portas aduelas e guarnições foram as mesmas, o chão foi apenas afagado e envernizado e gastei mais do que esse valor e o imóvel é mais pequeno que o seu. A empresa que me está a fazer a obra parece-me muito competente e justa nos valores que praticou por isso, 20000€ parece-me um valor muito baixo e para desconfiar da qualidade que irá ser praticada... Não sei se estava a referir 20000€ com ou sem IVA, mas eu gastei um pouco mais de 20000€ sem IVA, por isso com IVA foi por volta dos 25000€ mais ou menos.
Como referi anteriormente, a casa localiza-se na Amadora e necessita de uma remodelação total, desde as portas, pedras das janelas, caixas de estores, etc
Preciso então de um orçamento com ou sem materiais para a obra.
Um amigo meu esteve numa situação idêntica e contratou uma pessoa que ficou encarregada pela parte de demolição e construção e dos móveis de cozinha e roupeiros. Por sua vez, esse senhor idicou outras pessoas para fazerem a parte de canalização, electricidade e gás e tectos falsos.
Outro promenor que agora tive conhecimento foi o facto da parte electrica passar pelo chão, evitanto assim partir tanto as paredes.
Se alguém aqui do forum tiver o contacto de alguém que queira recomendar, agradeço.
As janelas da casa têm todas este esquema de pedra à volta. A pedra também é visivel no exterior da casa. Penso que será uma pedra única. Como estas pedras (em mármore) estão muitos estragadas e ficam feias gostaria de saber a vossa opinião para a melhor solução. Eliminar as laterais e colocar uma nova só na base (parapeito) mas por dentro, não mexendo na parte visível exterior? Esta foto não é da minha casa, mas é exactamente este aspecto. Ainda não tirei fotos.
Outra questão que tenho é em relação às caixas de estores antigas em madeira (com tampa pela frente). A maior parte delas estão podres. O que se costuma fazer? Já vi à venda janelas em pvc com caixa incorporada, embora a caixa seja bastante mais pequena. Será que dá para utilizar esta solução e tapar o resto do espaço da caixa antiga? Como se costuma fazer isto?
No meu caso contratei uma empresa que fez o orçamento geral e ficou responsavel por todo o projeto, fizeram muita coisa com os seus proprios trabalhadores e o restante subcontrataram mas foram os responsaveis por orientar todo o processo e acho que foi o que fiz de melhor... porque estar a organizar a entrada do pessoal das pinturas, com o pessoal do chão, com o pessoal da cozinha ou da casa de banho e depois o eletrecista , acho que nao compensa o que se pode poupar por contratar diretamente... até porque qualquer problema sei com quem falar diretamente e não têm maneira de atirar as culpas a outro profissional que tenha lá andado a fazer outra coisa....
Percebo o que diz. No caso em que falei a situação foi semelhante. O sr que ficou responsável pela obra é que indicou os outros profissionais. A grande diferença é que cada um cobrou directamente a sua parte ao meu colega.
Pode sempre pedir varios orçamentos e ver qual compensa mais.... se tudo a um unico ou se a varios sobre a mesma gestao....
Quando foi preciso alterar alguma coisa ou corrigir algo que não estava bem, o seu colega foi ao responsavel ou teve de ir "atras" de cada um dos profissionais?
Por exemplo no meu caso, o chao foi afagado e envernizado, sendo intercalado com a pintura das paredes e rodapés.... agora que as paredes já levaram a pintura final, reparamos que o chao tinha parecia uns picos de areia por baixo.... o senhor do chao foi lá e reparou o que existia para reparar, mas acabou por bater nos rodapés (que sao brancos e tambem tinham sido pintados...) e precisaram de um novo retoque, como foi entregue tudo à mesma empresa, no dia seguinte estavam a limpar os rodapés e a retificar a pintura que existia para retificar, é só neste tipo de casos que penso ser mais facil contratar tudo a um unico resposavel, que obviamente poderá levar a sua quotaparte no negocio, mas é ele que responde por qualquer questão ou retificação que seja necessário....
Eu não sei exactamente como foram as coisas. Por exemplo, no caso da electricidade, o sr responsável pelas obras abriu os roços no chão e nas paredes e o sr da electricidade só lá foi fazer a parte técnica. A canalização foi idêntica.
A compra de materiais depende, existem coisas que consegue mais barato, outras que as lojas fazem desconto para profissionais...
Eu pedi vários orçamentos enviando email relativamente a alguns materiais e depois de ver o sitio mais barato e de ter negociado, entreguei o orçamento ao senhor que me está a fazer as obras e ele foi buscar.
Algumas coisas até consegui mais barato do que no Leroy por exemplo.
Visite showrooms de materiais de construção e veja o que lhe agrada e assim também já fica com uma noção dos valores que está disposto a dar .... Aqui na zona de Lisboa fui à Anlorbel, Confersan, Quintão (margem sul, mas não muito longe) entre outros... penso que sejam as maiores e que tenham valores de mercado mais concorrenciais.
em relação ás pedras realmente se são fora a dentro, em termos térmicos não é nada bom. neste caso teria que levanta-las e cortá-las ficando só para o exterior. É que não faz sentido investir numa janela nova com boa térmica e deixar isso assim. quanto á caixa de estores existem n soluções no mercado. tudo depende de quanto está disposto a pagar.
Em relação às pedras a minha dúvida ficou esclarecida, isto é, é perfeitamente possível e recomendável retirar a parte interior das mesmas. Pelo que percebo, se forem inteiras desde o exterior até ao interior, bastará cortá-la e deixar a metade original no exterior e uma nova metade no interior. Já as pedras laterais podem ficar só a na parte exterior.
Em relação à caixas dos estores, não procuro uma solução dispendiosa. Só gostaria de saber o que se costuma fazer em relação a este tema numa remodelação. Já me disseram que basta pintar aquelas. É uma solução que me faz desconfiar da qualidade final do trabalho, mas pode ser só impressão minha. As que lá estão têm já um aspecto bastante envelhecido. Então as tampas estão todas a desfazer. Como tenho visto à venda janelas em pvc já com caixa de estores incluída, pensei se não seria melhor, mais simples e barato comprar já assim. Claro que esta caixa que já vem com a janela é bastante mais pequena do que a caixa de estore que está na parede.