Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Estou a pensar comprar uma moradia, com 240 m2 de área coberta que actualmente se encontra apenas semi construída (paredes, telhado, instalação eléctrica, canalização).

A moradia tem licença de construção.

Peço ajuda para as seguintes questões:

- Que elementos são necessários entregar na Câmara, para saber se a obra se encontra embargada? Esta consulta tem custos?
    - Preço estimado para conclusão das obras (rebocar, pavimentos, pinturas, portas, janelas, louças para wc, moveis cozinha, roupeiros).
    - Procedimento necessário para obtenção da licença de habitação, junto da Câmara municipal.
    - Empréstimo bancário. O banco financia a aquisição no estado em que a moradia se encontra? E é possível fazer a escritura sem a licença de habitação emitida?

Obrigada pela ajuda que me possam prestar.
  2.  # 2

Alguém?
  3.  # 3

Colocado por: segundacasa- Que elementos são necessários entregar na Câmara, para saber se a obra se encontra embargada? Esta consulta tem custos?

Isso em princípio bastará a morada completa que na câmara já o conseguirão ajudar.

Colocado por: segundacasa- Preço estimado para conclusão das obras (rebocar, pavimentos, pinturas, portas, janelas, louças para wc, moveis cozinha, roupeiros).

Peça a ajuda a um arquitecto para saber com que materiais quer acabar e depois pedir orçamentos.

Colocado por: segundacasa- Procedimento necessário para obtenção da licença de habitação, junto da Câmara municipal.

Quando a casa estiver pronta/acabada pede a licença na câmara, terá uma visita de um fiscal que iniciará o processo de emissão da licença caso ele concorde.

Colocado por: segundacasa- Empréstimo bancário. O banco financia a aquisição no estado em que a moradia se encontra? E é possível fazer a escritura sem a licença de habitação emitida?

Essa é a parte complicada e que normalmente dá problemas na realização do negócio. Os banco não financiam casas inacabadas, isto é sem licença de utilização.
    Ou compra o terreno e o banco financiará a construção ou então terá de pedir a quem vende que finalize a obra.
    Normalmente como a segunda hipótese nunca, ou poucas vezes acontece, tem de se partir para a primeira hipótese que é comprar como está. Já fez a compra? Tem dinheiro para comprar a casa como está? Em caso positivo resolve um problema!

Cumpts
  4.  # 4

Colocado por: segundacasa- Procedimento necessário para obtenção da licença de habitação, junto da Câmara municipal.

Antes desta fase deve preocupar-se em saber se a licença está em dia, caso esteja deve contactar os diversos intervenientes de forma a saber se estão disponíveis a responsabilizar-se pela continuação da obra.
    A saber:
    Empreiteiro
    Diretor de obra
    Diretor de fiscalização
    Coordenador de segurança
    • assf
    • 30 novembro 2015

# 5

Adquiri recentemente uma casa em situação semelhante e com área semelhante, a minha tem á volta de 240m2 também, distribuidos por 3 pisos (garagem, r/c e 1º andar) e estava também por finalizar os acabamentos visto que a empresas que a estava a construir tinha falido.

- Na Câmara aquilo que me pediram foi o Nº do processo na Câmara, como não tinha essa informação chegámos lá através da morada e da caderneta predial. Quando falei com o Engenheiro da Câmara disse-me que aquilo que ía necessitar, visto que a licença já havia caducado, era uma Licença Especial para Obras Inacabadas, foi necessário escolher um novo construtor (com alvará) para finalizar a obra e em conjunto reunir a documentação necessária e já temos a licença e iniciamos a obra;
    - Em termos de valores para acabamentos a minha ficará entre os 50000/60000 depois de totalmente acabada, já adjudicamos a maior parte dos trabalhos, mas como a compra dos ceramicos e loiças/moveis de wc estão a nosso encargo, e mais os emprevistos que vão aparecendo, ainda não sabemos ao certo qual será o valor final;
    - Para a Licença de Habitação a Câmara irá dar-lhe uma lista da documentação necessária, haverá uma vistoria e depois obterá a mesma (penso que seja assim, ainda estou longe de chegar a esta parte);
    - Nós conseguimos empréstimo bancário terreno+construção, ou seja comprámos a casa como se fosse um terreno e adquirimos o empréstimo para a finalizar onde a última tranche deste empréstimo será entregue quanto tivermos a Licença de Habitação.

Espero ter ajudado.
  5.  # 6

Boa noite,
    Obrigada pela ajuda.
    Vou então contactar a Câmara para saber a situação da obra e um empreiteiro para pedir orçamento.
  6.  # 7

Colocado por: segundacasaBoa noite,
    Obrigada pela ajuda.
    Vou então contactar a Câmara para saber a situação da obra e um empreiteiro para pedir orçamento.

Boas aproveito o tópico para tentar esclarecer também as minhas dúvidas. Tendo visto a casa no site da Era. Falei com eles para esclarecer algumas dúvidas que tinha. E deram me os preços sendo um lote com 6 vivendas germinadas tinha mais interesse nas moradias das pontas. As do meio tinham o valor de 140 mil € prontas chave na mão. E as da ponta o valor de 155 chave na mão. Ou como ainda não estão prontas o valor das da ponta de 90 mil € no estado que estão. Que é pronto por fora mas com o interior por acabar. E gostaria de saber se o banco aceita emprestar o valor de compra da moradia mais o valor para acabar a casa.

Obrigado
    • assf
    • 4 dezembro 2015

# 8

Colocado por: sergiocardoso

Boas aproveito o tópico para tentar esclarecer também as minhas dúvidas. Tendo visto a casa no site da Era. Falei com eles para esclarecer algumas dúvidas que tinha. E deram me os preços sendo um lote com 6 vivendas germinadas tinha mais interesse nas moradias das pontas. As do meio tinham o valor de 140 mil € prontas chave na mão. E as da ponta o valor de 155 chave na mão. Ou como ainda não estão prontas o valor das da ponta de 90 mil € no estado que estão. Que é pronto por fora mas com o interior por acabar. E gostaria de saber se o banco aceita emprestar o valor de compra da moradia mais o valor para acabar a casa.

Obrigado

Provavelmente essas moradias ainda não têm licença de habitação, portanto para o banco, se as for comprar como estão, estará a comprar um terreno, podendo adquirir o um empréstimo para compra de terreno+construçao (que foi o q me aconteceu). Tem que ver se realmente lhe compensa ou não, devido aos impostos, licenças, acabamentos, etc etc... (atenção que ao adquirir um "terreno" vai ter que pagar 6,5% de IMT no acto da escritura, enquanto que ao comprar uma casa já pronta (com licença de habitação) pode estar isento deste valor mediante certas condições)
  7.  # 9

Colocado por: assf

Provavelmente essas moradias ainda não têm licença de habitação, portanto para o banco, se as for comprar como estão, estará a comprar um terreno, podendo adquirir o um empréstimo para compra de terreno+construçao (que foi o q me aconteceu). Tem que ver se realmente lhe compensa ou não, devido aos impostos, licenças, acabamentos, etc etc... (atenção que ao adquirir um "terreno" vai ter que pagar 6,5% de IMT no acto da escritura, enquanto que ao comprar uma casa já pronta (com licença de habitação) pode estar isento deste valor mediante certas condições)

Sim teria de ver qual seria o orçamento juntos com essas taxas para ver qual seria o valor visto ter uma margem de 65 mil € do valor de venda pronta para o valor de venda no esta que me encontra.

0.0156 seg. NEW