Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Com a chegada dos dias mais frios é habitual começarmos a utilizar os nossos sistemas de aquecimento central. E eu, invariavelmente, todos os anos me pergunto qual será a melhor maneira de utilizar / optimizar o sistema de modo a manter a casa confortável sem grandes surpresas na conta do gás (já tive algumas). Gostava de aproveitar o Fórum para ouvir as vossas opiniões e sugestões sobre a utilização mais eficaz deste sistema, sendo que ao longo dos (poucos) anos que resido neste apartamento já ouvi versões distintas sobre o assunto. Há quem:

- Ligue o aquecimento quando sente efectivamente a casa mais fria, e o desligue quando a temperatura está ideal. O mais normal aqui será ligarem o sistema ao chegar a casa ao final da tarde e desligarem de manhã.
    O que me parece positivo: Não há consumo de gás quando não estamos efectivamente em casa;
    O que me parece negativo: As oscilações de temperatura são maiores, o que vai obrigar a caldeira a trabalhar durante mais tempo quando a ligamos para aquecer o ambiente;

- Regular o termostato para uma temperatura de conforto (17 - 19º) e deixar o sistema sempre ligado durante a época fria.
    O que me parece positivo: a casa está sempre impecavelmente confortável e a caldeira só funciona por breves períodos de tempo, pois nunca tem de aquecer a casa mais do que 1º ou 2º;
    O que me parece negativo: apesar de breves, os períodos de funcionamento da caldeira são constantes, mesmo quando não estamos em casa;

- Tenha um sistema de termóstato sem fios, e o leve para a divisão que pretende aquecer.
    O que me parece positivo: se de facto só nos interessar ter o quarto quente para quando nos formos deitar não há necessidade de desperdiçar tanta energia pela casa;
    O que me parece negativo: a casa fica com imensas variações de temperatura, e não sei até que ponto não seria melhor aproveitar a água quente dos radiadores para aquecer a casa toda, já que o circuito é fechado.

E vocês, que técnica utilizam?

Por esta altura já terão decerto percebido, mas, para vos contextualizar a minha situação, aqui em casa tenho um sistema de aquecimento central com caldeira a gás canalizado e uma centralina de comando com termóstato no hall de entrada. Todos os radiadores possuem aquela válvula que vai do 0 ao 5 para controlo da temperatura, mas o que me dizem sempre é para ter essas válvulas todas abertas, porque o termóstato da centralina regula o calor pela casa toda de forma homogénea. Claro que para isto resultar de forma eficaz tenho as portas das divisões sempre todas abertas.

Está aberta a discussão, opinem e partilhem conhecimentos! :)
    Abraços
    • zeto
    • 29 novembro 2015

# 2

Faça como eu, o melhor realmente é deixar o sistema sempre ligado, e termos sempre em casa o min. 22 graus, eu por a caso como gosto da casa bem quente tenho sempre 24 graus, 24 sobre 24 horas, mas há quem não goste assim tão quente...
  2.  # 3

Colocado por: zetoeu por a caso como gosto da casa bem quente tenho sempre 24 graus, 24 sobre 24 horas, mas há quem não goste assim tão quente...

Isso depende do gosto? eu também gostava de ter a casa a 24º no inverno, mas tenho que me contentar com menos.
    Isso custa quanto?
    Concordam com este comentário: becas, shlak
  3.  # 4

Por experiência própria, sei que custa bastante. Podemos estar a falar de um gasto de gás a partir dos 200€/mês...
  4.  # 5

A mim o que me disseram foi que a opção de deixar o sistema sempre ligado não encarece muito a fatura, pois como as variações de temperatura são mínimas, nunca é pedido um grande esforço à caldeira, logo o consumo de gás também não será exagerado. Faz sentido, mas acredito que quanto mais quente quisermos a casa, mais paguemos, pelo menos nas primeiras aquecidelas :)
    • zeto
    • 30 novembro 2015

# 6

Colocado por: SMMTMPor experiência própria, sei que custa bastante. Podemos estar a falar de um gasto de gás a partir dos 200€/mês...

e então não é muito, 200€ x 4 meses, são 800€/ 12 dá 65€ por mês e acham muito???
    • eu
    • 30 novembro 2015

# 7

vgomes, como é o isolamento da sua casa? Há algumas zonas onde pode melhorar o isolamento? Eu começaria por aí...
  5.  # 8

Colocado por: zeto
    e então não é muito, 200€ x 4 meses, são 800€/ 12 dá 65€ por mês e acham muito???

Sim, se virmos as contas assim, com esse gasto diluído ao longo do ano os números parecem melhores, mas ainda assim, pelo menos aqui em casa, 65€/mês é puxado. A média das faturas de gás ronda os 20€/mês...
  6.  # 9

Colocado por: vgomes159E vocês, que técnica utilizam?
    deixar sempre ligado com temperaturas diferenciadas, temp de conforto 20ºC e temp reduzida 17ºC ou 18ºC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vgomes159
    • zeto
    • 30 novembro 2015

# 10

ò jorge, quando temos por exemplo o recuperador ligado horas e horas, ou o sistema solar, dias de muito sol, quando há excesso de agua quente o termocum. está cheio, essa agua quente de sobra vai para onde, "não á perigo"como funciona??
  7.  # 11

Colocado por: zetoagua quente de sobra

a questão é outra: porquê é que existe excesso de energia? não é mais pratico ter instalações com sistemas que automaticamente evitem isso?nem que seja com um simples anel de arrefecimento ou válvula de descarga térmica com alimentação automática, entre muitos outros,

além de no caso em apreço isso não ser possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
    • zeto
    • 30 novembro 2015 editado

# 12

o que é que o Jorge aconselha
    deposito de 300 ou 500l ?
    area para aquecer cerca de 180m2, piso radiante, aguas quentes
  8.  # 13

Colocado por: zetoo que é que o Jorge aconselha
    deposito de 300 ou 500l ?

Colocado por: vgomes159qual será a melhor maneira de utilizar / optimizar o sistema de modo a manter a casa confortável sem grandes surpresas na conta do gás (já tive algumas)

qual o enquadramento desta questão no tópico em causa?
    com o quê?
  9.  # 14

Colocado por: vgomes159A mim o que me disseram foi que a opção de deixar o sistema sempre ligado não encarece muito a fatura, pois como as variações de temperatura são mínimas, nunca é pedido um grande esforço à caldeira, logo o consumo de gás também não será exagerado. Faz sentido, mas acredito que quanto mais quente quisermos a casa, mais paguemos, pelo menos nas primeiras aquecidelas :)

Experimente fazer isto na zona onde moro (a mais fria do país, por acaso). A gás, nem 500 euros/mês lhe chegariam, garanto-lhe. Conheço quem experimentou e ia tendo um ataque cardíaco.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • eu
    • 1 dezembro 2015 editado

# 15

Colocado por: becasExperimente fazer isto na zona onde moro (a mais fria do país, por acaso). A gás, nem 500 euros/mês lhe chegariam, garanto-lhe. Conheço quem experimentou e ia tendo um ataque cardíaco.

Depende do isolamento da casa. Se a casa for bem isolada, os consumos nunca serão muito elevados... nem mesmo na Guarda.

Aliás, em cidades europeias bem mais frias que a Guarda, as pessoas têm sempre os aquecimentos ligados. Lá, nos prédios, até é obrigatório manter a temperatura dos apartamentos no mínimo a 'x' graus.
  10.  # 16

Colocado por: eu
    Depende do isolamento da casa. Se a casa for bem isolada, os consumos nunca serão muito elevados... nem mesmo na Guarda.

Aliás, em cidades europeias bem mais frias que a Guarda, as pessoas têm sempre os aquecimentos ligados. Lá, nos prédios, até é obrigatório manter a temperatura dos apartamentos no mínimo a 'x' graus.

Mesmo com uma casa bem isolada os consumos nunca seriam baixos porque o gás (gasóleo, eletricidade) é caro. E não há milagres quando a temperatura exterior não sobe dos 5 graus (o que não tem sido o caso este ano, mas acontece com frequência o mês todo de janeiro, por exemplo) E é esse é o nosso drama. Sim, é verdade que nos países do norte as casas estão sempre quentes nem eles conceberiam de outro modo. Aqui passa-se frio...
  11.  # 17

Colocado por: eu

Se lá for a polícia vai ser multado o proprietário?
  12.  # 18

Cara becas, o seu caso e gás natural?
  13.  # 19

Colocado por: jorgealvesCara becas, o seu caso e gás natural?

Não, (infelizmente) é caldeira a gasóleo. O gás natural não chega aqui, nem sequer era opção. Mas apenas ligo o aquecimento central para o piso dos quartos, sala e escritório é com o recuperador. 750 euros de combustível deram para um ano certinho...
  14.  # 20

Colocado por: becas

Não, (infelizmente) é caldeira a gasóleo. O gás natural não chega aqui, nem sequer era opção. Mas apenas ligo o aquecimento central para o piso dos quartos, sala e escritório é com o recuperador. 750 euros de combustível deram para um ano certinho...

Gasta 750.00 euros de gasóleo a travar, poucas horas a funcionar diariamente, e a temperaturas na ordem dos 18º C.

0.0276 seg. NEW