Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: VXMCPosso-lhe dizer que não falei com ninguém acerca disso, nem tão pouco conheço os tecnicos, no entanto puseram lá toda a informação! Alguma dela com que estou em completo desacordo. Vamos lá saber o profissionalismo destas pessoas...

revela que alguma culpa também possa ser sua...
    devia ter se interessado mais pela coisa, pedir opiniões, dizer como quer que seja feito, etc...
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 62

Sim Fernando admito que tenho culpa, não pelo desinteresse e falta de curiosidade, mas sim por achar que era normal e que todas as pessoas eram tratadas da mesma forma que eu. Alias sempre me disse que em obra se podia modificar tudo, desde o telhado que inicialmente estava a sanduíche, as janelas, ate a espessura do etics, que sempre falamos em 6cm, na especialidade aparece 8cm e no projeto 5cm. Em que é que ficamos? Como comecei a estranhar as desculpas e argumentos, comecei a ler cada vez mais no fórum e a recolher opiniões de outras pessoas. Se fosse hoje, nem lhe teria pedido nada, cancelava imediatamente o trabalho com ele é procurava um técnico competente com vontade de trabalhar e satisfazer o cliente. Por isso volto a alertar que as pessoas se devem informar bem, peçam orçamentos e não esquecer do contrato!
  2.  # 63

Fica nos 8 cm que fica melhor servido.
    Quando der as especialidades para orçamento da obra, Dever esclarecer essas discrepâncias
    Concordam com este comentário: Ricardo Al
  3.  # 64

Entao vxmc, ja saabe o que vai colocar nos vidros?
  4.  # 65

Por aqui a parte de arquitectura foi sempre de encontro com o que queria e a minha vivências já as especialidades fizeram como achavam "melhor" por exemplo no inicio tínhamos falado em 6cm capoto e 8 nas lages e no termico pede 10 de capoto e 10 nas lages e optei por nessa parte seguir os termico.
    outro exemplo é no acustico os vidros pedia 4+12+5 e no térmico pede 5+16+6 e é este que ficará só estou em duvida se o 6 será laminado ou nao mas dependerá da diferença.
    Ou exemplo no térmico fala nunca caldeira a gás para AQS e aquecimento e sempre falei que seria bomba de calor e pre instalação de AC
    no térmico fala em habitação existente e é uma habitação nova e os dados da ventilação natural estavam errados( detectado com a ajuda de um técnico aqui do forum que me alertou para isso.
    Quase que temo de contratar um gabinete para fazer o projeto e outro para virificar.
    Depois ao pedir o orçamentos todos me dizem que 10cm de capoto é muito e não se justifica
    acho que acima de tudo é sorte de quem se encontra deste o arquitecto até ao final da obra
    Concordam com este comentário: VXMC
  5.  # 66

Não percebo que gabinetes de projecto vocês arranjam. Forneceu a arquitectura ao colega que fez a térmica e ao perito que emitiu o precertificado?
    No meu bate tudo certo, tanto que exijo sempre que os pormenores de térmica e acústica sejam desenhados em cima do da arquitectura, Os arquitectos não gostam muito pois tem de entregar um pormenor bem mais esgalhado que o normal. Os da térmica e acústica, havendo alguma falha, ou incompatibilidade, então saneia-se logo.
  6.  # 67

Na minha térmica foi lhe cedido o projecto pois ele trabalhou em cima das plantas para ver os ângulos das palas.
    logo será seguido o termico e o caderno de encargos foi elaborado tendo em conta o térmico.
    só as cobertura é que serão diferentes lá diz 10cm isolamento e será 5+rede+5
    Composição de coberturas plana:
     Suporte;
     Camada de forma – regularização;
     Emulsão betuminosa aplicada a frio, funcionando simultaneamente como barreira pára vapor e como cola para as placas de isolamento térmico;
     Isolamento térmico em placas de poliestireno extrudido, tipo “Roofmate SL de 5cm”;
     Manta geotêxtil
     Membrana de betume polímero APP de 3,0Kg/m2 com armadura de fibra de vidro de 50gr/m2, protegida a polietileno em ambas as faces;
     Membrana de betume polímero APP de 4,0Kg/m2 com armadura de fibra de vidro de 150gr/m2, protegida a polietileno em ambas as faces;
     Isolamento térmico em placas de poliestireno extrudido, tipo “Roofmate SL” de 5cm;
  7.  # 68

nelson__ricardo. vai mesmo aplicar o sistema de impermeabilização e isolamento assim como está descrito?... Nunca vi tal coisa.
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 69

Colocado por: callinasFica nos 8 cm que fica melhor servido.
    Quando der as especialidades para orçamento da obra, Dever esclarecer essas discrepâncias
    Concordam com este comentário:Ricardo Al

A questão da espessura ainda não decidi, no entanto espero colocar talvez o 8 de grafite e em algumas zonas especificas o de 6 grafite, para criar um detalhe nos vãos de janelas.
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 70

Colocado por: Ricardo AlEntao vxmc, ja saabe o que vai colocar nos vidros?

Ainda não decidi o que vou colocar de vidros, no entanto serão caixilharias alumínio corte térmico e em principio vidro 6 baixa emissividade cx 16 ou 18 e vidro 8 laminado para segurança.
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 71

Colocado por: nelson__ricardoPor aqui a parte de arquitectura foi sempre de encontro com o que queria e a minha vivências já as especialidades fizeram como achavam "melhor" por exemplo no inicio tínhamos falado em 6cm capoto e 8 nas lages e no termico pede 10 de capoto e 10 nas lages e optei por nessa parte seguir os termico.
    outro exemplo é no acustico os vidros pedia 4+12+5 e no térmico pede 5+16+6 e é este que ficará só estou em duvida se o 6 será laminado ou nao mas dependerá da diferença.
    Ou exemplo no térmico fala nunca caldeira a gás para AQS e aquecimento e sempre falei que seria bomba de calor e pre instalação de AC
    no térmico fala em habitação existente e é uma habitação nova e os dados da ventilação natural estavam errados( detectado com a ajuda de um técnico aqui do forum que me alertou para isso.
    Quase que temo de contratar um gabinete para fazer o projeto e outro para virificar.
    Depois ao pedir o orçamentos todos me dizem que 10cm de capoto é muito e não se justifica
    acho que acima de tudo é sorte de quem se encontra deste o arquitecto até ao final da obra

No meu caso é um bocado confuso mesmo, porque muito do que esta nas especialidades nem sequer me perguntaram. Eu que até tenho como objetivo não ter gás dentro de casa puseram mais uma chaminé na cozinha, para esquentador.

Concordo consigo é preciso ter sorte e ate ao final da obra, pestana aberta,tentando que seja tudo feito nos conformes.
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 72

Colocado por: callinasNão percebo que gabinetes de projecto vocês arranjam. Forneceu a arquitectura ao colega que fez a térmica e ao perito que emitiu o precertificado?
    No meu bate tudo certo, tanto que exijo sempre que os pormenores de térmica e acústica sejam desenhados em cima do da arquitectura, Os arquitectos não gostam muito pois tem de entregar um pormenor bem mais esgalhado que o normal. Os da térmica e acústica, havendo alguma falha, ou incompatibilidade, então saneia-se logo.
    Callinas pode crer que é uma situação confusa, pela qual não passaria novamente como os mesmos intervenientes. Mas já o ditado é velho, mudas de moleiro de não mudas de ladrão. No meio de tanto joio também há trigo, é preciso escolher bem.
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 73

Colocado por: nelson__ricardoNa minha térmica foi lhe cedido o projecto pois ele trabalhou em cima das plantas para ver os ângulos das palas.
    logo será seguido o termico e o caderno de encargos foi elaborado tendo em conta o térmico.
    só as cobertura é que serão diferentes lá diz 10cm isolamento e será 5+rede+5
    Composição de coberturas plana:
     Suporte;
     Camada de forma – regularização;
     Emulsão betuminosa aplicada a frio, funcionando simultaneamente como barreira pára vapor e como cola para as placas de isolamento térmico;
     Isolamento térmico em placas de poliestireno extrudido, tipo “Roofmate SL de 5cm”;
     Manta geotêxtil
     Membrana de betume polímero APP de 3,0Kg/m2 com armadura de fibra de vidro de 50gr/m2, protegida a polietileno em ambas as faces;
     Membrana de betume polímero APP de 4,0Kg/m2 com armadura de fibra de vidro de 150gr/m2, protegida a polietileno em ambas as faces;
     Isolamento térmico em placas de poliestireno extrudido, tipo “Roofmate SL” de 5cm;

O seu projeto para a cobertura entra nesse pormenor todo. O meu só falava em cobertura em painel tipo sanduíche. Não dando nenhum detalhe.
    • VXMC
    • 24 dezembro 2015

# 74

Colocado por: Pedro Barradasnelson__ricardo. vai mesmo aplicar o sistema de impermeabilização e isolamento assim como está descrito?... Nunca vi tal coisa.

Pedro o que acha errado na cobertura do nelson_ricardo? Eu como não tenho definido telas e vou alterar gostava de saber.
  8.  # 75

Por apresentarem membranas betuminosas pelo meio do XPS... A impermeabilização não está totalmente sobre o isolamento térmico, porque? se depois ainda levará uma camada de forma e o revestimento...
  9.  # 76

Colocado por: Pedro BarradasPor apresentarem membranas betuminosas pelo meio do XPS... A impermeabilização não está totalmente sobre o isolamento térmico, porque? se depois ainda levará uma camada de forma e o revestimento...

No caderno de encargos está isto
    Laje de piso (exterior)
    A laje de piso exterior apresenta a seguinte configuração:
     Revestimento final;
     Betonilha;
     Sistema de impermeabilização;
     Isolamento térmico 50mm;
     Barreira pára vapor;
     Isolamento térmico 50mm;
     Camada de forma;
     Laje aligeirada de betão;
     Placa de gesso cartonado

num dos orçamentos está isto
    Execução de betonilha de regularização para formação de pendentes da cobertura em argamassa de cimento e areia ao traço 1:4.
    Fornecimento e aplicação de tela asfáltica Imperalum polyplas 30T e 40T em duas demãos cruzadas.
    Fornecimento e aplicação de dupla camada de XPS de 50 mm de espessura sendo estas cruzadas.
    Fornecimento e aplicação de camada de protecção em godo lavado com manta geotextil.
    agora não sei se isto é o mesmo que pede no caderno de encargos
    o empreiteiro deste orçamento tem "bom nome"
  10.  # 77

Nõ não é o mesmo, pois nesse orçamento está proposto uma sistema de cobertura invertida, enquanto nos outros tem sistema tradicional.

Tem de pedir ajuda ao seus projectistas... não foi para isso que lhes pagou? Para fazer os projectos, definir o mínimo para a sua construção? HAvendo duvidas, tem sempre de "empurrar" para eles.
  11.  # 78

Colocado por: Pedro BarradasNõ não é o mesmo, pois nesse orçamento está proposto uma sistema de cobertura invertida, enquanto nos outros tem sistema tradicional.

Tem de pedir ajuda ao seus projectistas... não foi para isso que lhes pagou? Para fazer os projectos, definir o mínimo para a sua construção? HAvendo duvidas, tem sempre de "empurrar" para eles.

e qual é a melhor? cobertura invertida ou sistema tradicional.
    é que nao percebo nada disto e nao sei qual será a melhor forma de fazer a cobertura.
    e porquê de o caderno de encargos pedir uma coisa e o empreiteiro colocar outra?
  12.  # 79

cheguei a questionar o porquê de no termico pedir 10cm e ele colocar 5+5 com coisas no meio e ele respondeu que desta forma ficava melhor
  13.  # 80

Colocado por: nelson__ricardotermico pedir 10cm e ele colocar 5+5 com coisas no meio e ele respondeu que desta forma ficava melhor

5+5 cm de XPS ( um directamente sobre o outro), é igual a ter XPS 10cm... e normalmente fica-lhe mais barato.
    A opção para a constituição da sua cobertura tem de ser discutida com os seus projectistas....

A solução de cobertura invertida, fica com o revestimento em godo... também é mais barato. Eu acho que funciona bam.. mas em vez das telas betuminosas , meteria tela de PVC armada.

0.0261 seg. NEW