Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: FernandoBarreira

    Refere-se a isto?

    É bom, ou mão estas 10 visitas?
      222.png


    Se o projeto de execução for um projeto em condições essa assistência não será necessária para nada.
    A obra é dirigida pelo DT e pelo DF pelo que a assistência técnica na maioria dos casos quase nunca é utilizada
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  2.  # 2

    A assistência técnica, é um dever da equipa projectista... É parte intrínseca da prestação de serviços relativo a projecto. Serve, para colmatar duvidas/ questões, omissões, conflitos existentes nos projectos durante a obra. Muitas vezes nem é necessário deslocação á obra.

    Outra coisa bem diferente, é aquilo que o Zé escreveu.. a Direcção de Fiscalização de obra.... Serviço cobrado á parte.
    Concordam com este comentário: marco1, GMCQ
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasA assistência técnica, é um dever da equipa projectista... É parte intrínseca da prestação de serviços relativo a projecto. Serve, para colmatar duvidas/ questões, omissões, conflitos existentes nos projectos durante a obra.

    Por norma só é necessário recorrer à assistência técnica em duas situações.
    1 Existem duvidas na interpretação do projeto significando isso que os mesmo está incompleto, pelo que a assistência técnica deveria ser de borla e as vezes que fossem necessárias
    2 Foram introduzidas alterações à obra. Neste caso deve assumir os custos a entidade responsável por essas alterações
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1
  4.  # 4

    Colocado por: LuisPereiraCom um arquitecto tem de haver impatia


    Que é isso? :)
  5.  # 5

    É a empatia da Inês
    • A&J
    • 2 dezembro 2015 editado

     # 6

    Minhas caras e meus caros, o que eu queria dizer é que o meu Arq. fez tudo o que nós queríamos e tudo o que a CM queria. O Marco1 é que assumiu que eu tinha problemas com o meu arq. e não tenho nenhuns mesmo, muito pelo contrário... Tenho é com pseudo arq. que na altura em que andei a pedir orçamentos e a ver trabalhos e gabinetes, propunham projetos de "gaveta" e podem crer que visitei vários, alguns ditos GRANDES ARQ....
    • fpc
    • 2 dezembro 2015

     # 7

    Há realmente quem ganhe muito bem. O ano passado paguei por um projeto de arquitetura para a reconstrução e alteração de um prédio com 2 frações 675€. Pela especialidades exigidas pela câmara ( estabilidade e águas pluviais), 200€. Tinha pago pelo levantamento topográfico 150€. O prio tem cerca de 130m2. Com estes dados pode tirar as suas conclusões...
  6.  # 8

    Ficamos muito feliz por si. Por esse valor nem se pagam as impressões.
    Eu este ano para todas as especialidades da casa, 210 m2, quem fez não me levou dinheiro, foi à borla. Só tive de imprimir tudo.
  7.  # 9

    Colocado por: fpcHá realmente quem ganhe muito bem. O ano passado paguei por um projeto de arquitetura para a reconstrução e alteração de um prédio com 2 frações 675€. Pela especialidades exigidas pela câmara ( estabilidade e águas pluviais), 200€. Tinha pago pelo levantamento topográfico 150€. O prio tem cerca de 130m2. Com estes dados pode tirar as suas conclusões...


    fcp, coloque por aqui esse projeto.
    Cmps!
    • fpc
    • 2 dezembro 2015

     # 10

    Colocado por: m.arq

    fcp, coloque por aqui esse projeto.
    Cmps!



    O projeto foi aprovado na câmara, a obra está em execução avançada. Se quiser acreditar, acredite. Agora colocar aqui o projeto não o faço até porque não sei como se faz... Quem quer ter trabalho tem que se sujeitar às condições de mercado. Caso contrário...
  8.  # 11

    Colocado por: marco1A&J

    acho piada, deve mesmo conhecer a maioria dos arquitectos.
    a relação com o arquitecto se não está a ser boa durante o processo, é sempre possível acabar com a mesma ou acertar as agulhas, se não o fez, também tem quota parte de culpa nisso.
    só acho é que não deve em face da sua experiência vir falar da maioria.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,MRK,callinas

    não é assim tão fácil,,eu bem que queria acabar com o arquiteto mas este desapareceu com o livro da obra complicando o fim e exigindo mais massa,,,,tive que acabar com outro arquiteto dando como desaparecido o livro da obra e mesmo pagando-lhe tudo!!!fiquei a perder com um arquiteto explorador de pessoas que espera pelo fim para extorquir mais!
    Concordam com este comentário: A&J
  9.  # 12

    Bem, eu ainda continuo aqui com dúvidas relativamente a estes preços:



    Se adicionar o IVA aos 8692 Euros, só a parte dos projectos vai ficar acima dos 10.000 Euros!
  10.  # 13

    Se tiver Projecto de execução de todas as especialidades, incluindo caderno de encargos e mapa de quantidades, não me parece descabido, para uma moraida com cercad e 250m2...


    O que eu acho "caro" é o valor da totalidade dos projectos, para um investimento de custo de obra a rondar os 90.000€.... porque se é somente para a ampliação e pouco mais, acho um pouco elevado... mas desconheço a complexidade que se estão a meter...

    PS: Mas por exemplo no Lev top, conseguia-lhe isso ( terreno com 285m2), por menos de 300€, mesm com o perimetro da casa existente...
  11.  # 14

    não é barato mas também não é caro, repare que já está incluído o projeto de execução que por si só pode ser na ordem de mais 100% do valor do projeto de arquitetura para licenciamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 15

    Acho que o seu orçamento (na parte de arquitectura) tem um erro na sua desagregação. Como arquitecto ou pondo-me na pele do cliente, não faz sentido separar o projecto em Estudo Prévio e Execução (na prática foi o que lhe propuseram). Faria sentido separar em Projecto base e Projecto de Execução (eventualmente até poderia fazer sentido ainda separar a Assitência Técnica à Obra, mas isso são outros 500...) e dentro de cada um destes capitulos separar por artigos cada um com o seu valor.

    Callinas, despachar um arquitecto é tão fácil...basta que na contratualização seja acordado que cada fase tem o seu pagamento na altura da entrega (ou aprovação por parte do cliente - desde que não haja má fé) e que em qualquer momento o cliente apenas terá de pagar a fase entregue ou em processo de execução...

    Pedro, Assistência Técnica é um imperativo ético quase, ok...mas isso se for contratado Projecto de Execução, pelo menos do meu ponto de vista. Em obra publica (fora de Portugal) já desenvolvi projecto de execução para projectos de outros autores e eticamente e conceptualmente não me trouxe nenhuma dor de consciência...
  13.  # 16

    Rafael

    penso que o correto seria separar estudo prévio, licenciamento e projeto de execução.

    e outra coisa assistência técnica está por lei incluída, agora não se pode confundir assistência técnica com acompanhamento de obra ou fiscalização.
    assistência técnica é algo que porventura nem precisa de deslocação á obra, no fundo é esclarecer partes do projeto á distancia ou em obra
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, trabalharmuitobem
  14.  # 17

    Talvez, Marco (eu normalmente separo em PB e PE e depois separo em artigos). Relativamente à AT, o grau de indefinição do PB permite um tal grau de interpretação que eu não a consideraria como tal. Num PB, há pura e simplesmente coisas que não estão definidas...
  15.  # 18

    Acho caro.
    Levantamento topografico 1160 metros quadrados paguei 150 euros.
    Por arquitectura+ projecto de especialiades+ seguimento de obra pelo arquitecto e engenheiro civil para casa nova com 200 metros quadrados paguei 6000 euros+ iva.
  16.  # 19

    enf. Magalhães

    o caso aqui do tópico inclui projeto de execução, o seu tinha?? é que até para coisas correntes o seu não foi barato.
    Concordam com este comentário: tixa881
  17.  # 20

    Colocado por: marco1é que até para coisas correntes o seu não foi barato.

    marco, não esqueça que ali está incluído "seguimento de obra pelo arquitecto e engenheiro civil" nem que tenham sido só 18 visitas (o mínimo permitido por lei) é coisa para ter custado 2000€, ou seja o projeto só custou 4000

    :))
 
0.0238 seg. NEW