Alguém saberá indicar-me as medidas a distancia construção de uma moradia de um poste de tensão(baixa/média/alta)?
Já contactei com a Gaiurb, que não me sabe esclarecer.
Informa que deverá ser apresentado um projecto e posteriormente então informado sob o parecer!!!
A alternativa é contactar a EDP/REN. Já o tentei, mas até á data ninguém tão pouco sabe informar qual o departamento que presta esse serviço/informação.
Marquei uma entrevista com o Arquitecto camarário responsável pela area, mas a mesma demora cerca de um mês apenas para agendar o dia...
Estou em fase de compra de um lote, este é um ponto decisivo.
Esta burocracia / desorganização afasta qualquer interessado em investir.
Numa fase em que tanto e fala de crise, isto é sem duvida uma desmotivação para quem ainda pense que talvez ainda valha a pena investir.
Há uma distância mínima para colocação de linhas (em postes e enterradas) de média alta tensão de moradias ou prédios de habitação. Creio que é de 4metros. É só procurar na legislação (indicada pela EDP):
Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento (Decreto-Lei n.º 42895, de 31/03/60, alterado pelo Dec. Regulamentar n.º 14/77, de 18 de Fevereiro).
Regulamento de Segurança de Linhas Eléctricas da Alta Tensão (Decreto Regulamentar n.º 1/92, de 18/02)
Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Baixa Tensão (Decreto Regulamentar n.º 90/84, de 26/12)
Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica (Decreto-Lei n.º 740/74, de 26/12)