Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    ~Não tenho aspiração central pelo que a minha opinião é mais num aspeto teórico e da minha experiência com aspiradores normais.

    Tirando a questão do preço acredito que a aspiração central possa ter mais vantagens.

    Contudo se o preço for relevante, creio que a solução que tenho seja suficiente para a maioria das pessoas.
    Possuo o aspirador eletrolux zusoriginb. é um aspirador que o preço ronda os 200 euros embora na net se compre mais barato. É bastante silencioso, bastante potente, com saco, e a nível de filtros é epa 12. O topo de gama deste género da eeletrolux custa uns 250 euros, , tem um saco maior, 5lt, ainda mais potência e é epa 13.

    Realmente algo que me incomoda bastante é o ruido do aspirador. Dai que quando comprei o novo aspirador, queria algo que fosse potente, fosse silencioso, e com sistema para redução de odores devido a pelos de cão.

    Das marcas que pesquisei, a eletrolux é a única dos aspiradores com saco, que consegue ter um aspirador silencioso mas potente.

    Há certamente soluções melhores, aspiradores melhores, e sistema de aspiração central melhores, mas são bem mais caros.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  2.  # 22

    eu no meu apartamento tinha aspiração central, e andei o tempo todo a pensar quando é que comprava um aspirador normal.
    dá uma trabalheira arrumar e desarrumar os tubos, andar com eles as costas, ocupa muito mais espaço (não esquecer que temos que ter um espaço para o aspirador em si, mais um armario so para aqueles tubos todos), não achei que aspirasse bem, fazia uma barulheira desgraçada, etc... não gostei mesmo nada daquilo. Agora na moradia nem equacionei mais de 5 segundos a questao da aspiração central. Definitivamente não. Para além de não achar pratico, eram mais buracos pelas paredes.
    A minha mae comprou recentemente um romba. Desde aí nunca mais aspirou a casa.
    Se querem algo para poupar trabalho, a aspiraçao central não poupa. Mas um romba (dos bons), é milagroso. Depois do romba nunca mais usou aspiradores, apenas lava o chao quando é necessario.
    O pó limpa-se para o chao, que o romba mais hora menos hora, mais dia menos dia, lá acaba por passar.

    e concerteza que é bem mais barato do que instalar aspiraçao central.
    Concordam com este comentário: Leb
  3.  # 23

    Tenho aspiração central e estou satisfeito, além das vantagens indicadas pelo "eu", acrescentaria que com a aspiração central não tem um caixote atrás de si e esbarrar nos móveis cadeiras e afins, em contrapartida será um sistema bastante mais caro.
    Na minha opinião um aspirador convencional não é uma boa opção, um aspirador robot poderá ser uma boa opção dependendo das características do espaço a aspirar.
  4.  # 24

    A ausência de cheiro a pó é uma grande vantagem, mas eu nunca tive um aspirador dos bons, não sei se isso se consegue evitar. Os encontrões aos móveis, rodapés e portas também se acabam. Mas continuo a achar que o glutão na cozinha é que dá mesmo muito jeito!
    • Leb
    • 7 dezembro 2015

     # 25

    Colocado por: valtoreseu no meu apartamento tinha aspiração central, e andei o tempo todo a pensar quando é que comprava um aspirador normal.
    dá uma trabalheira arrumar e desarrumar os tubos, andar com eles as costas, ocupa muito mais espaço (não esquecer que temos que ter um espaço para o aspirador em si, mais um armario so para aqueles tubos todos), não achei que aspirasse bem, fazia uma barulheira desgraçada, etc... não gostei mesmo nada daquilo. Agora na moradia nem equacionei mais de 5 segundos a questao da aspiração central. Definitivamente não. Para além de não achar pratico, eram mais buracos pelas paredes.
    A minha mae comprou recentemente um romba. Desde aí nunca mais aspirou a casa.
    Se querem algo para poupar trabalho, a aspiraçao central não poupa. Mas um romba (dos bons), é milagroso. Depois do romba nunca mais usou aspiradores, apenas lava o chao quando é necessario.
    O pó limpa-se para o chao, que o romba mais hora menos hora, mais dia menos dia, lá acaba por passar.

    e concerteza que é bem mais barato do que instalar aspiraçao central.
    Concordam com este comentário:Leb


    Concordo! Tenho pré-instalação de aspiração central mas nem equaciono colocar o motor. Tenho um Roomba e é realmente milagroso.
    • VCAC
    • 7 dezembro 2015

     # 26

    Boa Tarde!

    Eu tenho Aspiração Central no meu apartamento, quando comprei a casa vinha incluído.
    O Apartamento é um T3, tem 3 tomadas de aspiração e um glutão na cozinha.
    Na altura que comprei o apartamento achei o máximo, agora...o deslumbramento com essa "app" doméstica já esmoreceu...

    Estou, neste momento, a pensar vender o apartamento para construir uma moradia, vou fazer a pré-instalação (porque se um dia quiser vender poderá ser uma mais valia para quem compra) mas sem dúvida que vou optar por comprar um bom aspirador portátil, tipo Rainbow do que fazer a instalação do equipamento de aspiração central.

    A potência/ "capacidade de sucção" da máquina depende no n.º de tomadas de aspiração instaladas, dos metros lineares de tubagem instalada e distância entre a última tomada e a máquina de aspiração, logo quanto maior for a casa, mais metros a instalação terá de ter, por isso, numa moradia em que a máquina de aspiração fique por exemplo na cave e haja tubagem espalhada pelo r/c e 1ª piso... já é coisa para uma potência jeitosa em que de certeza que o preço não compensa relativamente a uma rainbow... Depois é a mangueira... não é assim tão mais simples andar com a mangueira atrás em vez de um aspirador, mais pesado é certo, mas com rodinhas... no meu caso por exemplo as tomadas de aspiração ficaram instaladas de forma a que o ponto mais afastado da tomada fica a cerca de 10m, o que significa que não ando com uma mangueira de 7m atrás... ando com uma de 10m... O glutão é sem dúvida uma "cena" bem fixe, mas de vez em quando, é bom desmontar-mos o rodapé dos móveis para limparmos o que está lá por baixo dos móveis (cada vez que o faço lá em casa tenho um susto!!!)...Bem isto tudo para dizer que na minha opinião, ou a casa é pequena (poucos metros de tubagem de instalação) e com tomadas bem distribuídas (para não ter que se andar com mais de 5 metros de mangueira atrás), ou então compensa um BOM aspirador portátil.

    Espero ter ajudado com o contributo da minha experiência pessoal com o sistema...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Fontão
    • eu
    • 7 dezembro 2015

     # 27

    Colocado por: VCACnuma moradia em que a máquina de aspiração fique por exemplo na cave e haja tubagem espalhada pelo r/c e 1ª piso... já é coisa para uma potência jeitosa em que de certeza que o preço não compensa relativamente a uma rainbow...

    Este cenário é exatamente o da minha casa e não tenho o mínimo problema de perda de potência de sucção nas tomadas mais distantes. Pelo menos não noto diferença nenhuma.

    A máquina que tenho tem apenas 1400 W e custou-me cerca de 350 euros, com acessórios incluídos. Bem longe dos valores de um Rainbow...
    Concordam com este comentário: becas, 21papaleguas, tostex
  5.  # 28

    Colocado por: VCACBoa Tarde!

    Eu tenho Aspiração Central no meu apartamento, quando comprei a casa vinha incluído.
    O Apartamento é um T3, tem 3 tomadas de aspiração e um glutão na cozinha.
    Na altura que comprei o apartamento achei o máximo, agora...o deslumbramento com essa "app" doméstica já esmoreceu...

    Estou, neste momento, a pensar vender o apartamento para construir uma moradia, vou fazer a pré-instalação (porque se um dia quiser vender poderá ser uma mais valia para quem compra) mas sem dúvida que vou optar por comprar um bom aspirador portátil, tipo Rainbow do que fazer a instalação do equipamento de aspiração central.

    A potência/ "capacidade de sucção" da máquina depende no n.º de tomadas de aspiração instaladas, dos metros lineares de tubagem instalada e distância entre a última tomada e a máquina de aspiração, logo quanto maior for a casa, mais metros a instalação terá de ter, por isso, numa moradia em que a máquina de aspiração fique por exemplo na cave e haja tubagem espalhada pelo r/c e 1ª piso... já é coisa para uma potência jeitosa em que de certeza que o preço não compensa relativamente a uma rainbow... Depois é a mangueira... não é assim tão mais simples andar com a mangueira atrás em vez de um aspirador, mais pesado é certo, mas com rodinhas... no meu caso por exemplo as tomadas de aspiração ficaram instaladas de forma a que o ponto mais afastado da tomada fica a cerca de 10m, o que significa que não ando com uma mangueira de 7m atrás... ando com uma de 10m... O glutão é sem dúvida uma "cena" bem fixe, mas de vez em quando, é bom desmontar-mos o rodapé dos móveis para limparmos o que está lá por baixo dos móveis (cada vez que o faço lá em casa tenho um susto!!!)...Bem isto tudo para dizer que na minha opinião, ou a casa é pequena (poucos metros de tubagem de instalação) e com tomadas bem distribuídas (para não ter que se andar com mais de 5 metros de mangueira atrás), ou então compensa um BOM aspirador portátil.

    Espero ter ajudado com o contributo da minha experiência pessoal com o sistema...

    Aqui está a possível explicação para a aspiração central da casa do meu familiar não funcionar bem: a casa é enorme!!! (não sei os m2 de implementação, mas tem frente de 40m).
  6.  # 29

    Como consigo saber a potencia a adquirir para ter uma boa aspiração ?
  7.  # 30

    Colocado por: Nuno FontãoComo consigo saber a potencia a adquirir para ter uma boa aspiração ?

    Depende da pré-instalação que tem, eu tenho um Sach 1600W e estou muito satisfeito (7 tomadas, a mais distante a 16mt)
  8.  # 31

    Colocado por: becasA ausência de cheiro a pó é uma grande vantagem,


    Essa foi uma das grandes razões para ter mudado rapidamente para aspiração central. Para além disso, como a casa tem um pé direito alto (2,65m e na sala mais de 5m), o aspirador normal "ressoa" por todo o lado. No meu caso, para além do mencionado pelo eu, é que o ar "sujo" sai directamente para o exterior (mandei meter uma saída de ar direta para o exterior) e a questão do silêncio (ou talvez deva dizer menos ruído devido ao motor estar num compartimento separado).

    cumps
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 32

    Aspiração central sem dúvida.
    Concordam com este comentário: eu, Jorge_Gonçalves, 1234, tiagopacheco
  10.  # 33

    Eu optei por aspiração central... Acho que por aqui já vês a minha resposta.
    No entanto um robô também é bem fixe. Não aspira tudo tão bem como é óbvio mas faz um bom serviço :-)
  11.  # 34

    Colocado por: becasEu tenho aspiração central na minha casa e gosto, embora quem mais aspire seja a senhora que me faz limpezas em casa 3x por semana. Gosto mesmo muito do glutão na cozinha, dá imenso jeito.
    Quanto aos entupimentos, até agora só tive um (em 6 anos) e foi em parte por culpa minha, não sabia que devia usar uma saída que está no piso da cave para "puxar" o lixo. Mas tb se resolveu com alguma facilidade.

    .
  12.  # 35

    Já me decidi por aspiração central..
    Agora resta saber se eu consigo saber qual a potencia a adequar para ter uma boa sucção.

    Será melhor chamar alguém especializado para não cair em erro? ou não necessita de grandes formulas para uma boa adequação do produto as áreas ?
  13.  # 36

    Colocado por: Nuno FontãoJá me decidi por aspiração central..
    Agora resta saber se eu consigo saber qual a potencia a adequar para ter uma boa sucção.

    Será melhor chamar alguém especializado para não cair em erro? ou não necessita de grandes formulas para uma boa adequação do produto as áreas ?


    Eu preferia que fosse o instalador a dizer... Assim, a responsabilidade do funcionamento cai sobre os ombros dele.
    No entanto, algumas marcas penso que disponibilizam nos manuais alguns gráficos e/ou tabelas que permitem o dimensionamento do motor.

    cumps
  14.  # 37

    Orçamentos para aspiração central alguém que tenha colocado "recentemente" pode indicar valores já agora?
    Obrigado
    • D'eu
    • 7 janeiro 2016

     # 38

    Bom ou mau tudo depende da máquina. Aspiração central com uma central boa é boa da mesma forma que um aspirador de boa qualidade é um bom aspirador. O preço de um bom aspirador e de uma boa central podem ir ela por ela. Um rainbow custa muito mais que uma boa central de aspiração e na minha opinião não é melhor nem pior...

    Pela minha experiência, quem se queixa da aspiração central tem em casa máquinas fracas. Ou mal instaladas... Porque quando tudo ok, funciona muito bem tal e qual um bom aspirador! O resto, é uma questão de gosto...
    Concordam com este comentário: eu, Nuno Fontão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Fontão
  15.  # 39

    Colocado por: electrao

    Eu preferia que fosse o instalador a dizer... Assim, a responsabilidade do funcionamento cai sobre os ombros dele.
    No entanto, algumas marcas penso que disponibilizam nos manuais alguns gráficos e/ou tabelas que permitem o dimensionamento do motor.

    cumps


    No final quem se lixa é você. Depois do sistema estar instalado e mal dimensionado, o que vai fazer?
    Raramente confio nos instaladores para dimensionamento. Regra geral limitam-se a usar a mesma regra para toda a gente. No aquecimento central da minha casa, tive 4 orçamentos e não concordei com o dimensionamento de nenhuma empresa. Era sempre chapa 5 (tipo 100W/m2). Tanto lhes dava se tinha isolamento de 50mm ou de 70mm, o valor da potência sugerida por eles era sempre a mesma.
    Fiz eu próprio o cálculo do dimensionamento do sistema de aquecimento e pedi para eles instalarem. Chamaram-me maluco: uns diziam que estava muito sobre-dimensionado. Outro diziam que estava sub-dimensionado. Pois tenho o sistema instalado à 2 meses e francamente está perfeito, consigo ter a casa toda a 20ºC constantes sem grandes consumos (85€/mês).

    Na minha modesta opinião, a maioria dos instaladores só sabem instalar, não sabem dimensionar. Para dimensionar peça ajuda a um projectista.
  16.  # 40

    Colocado por: marcoaraujoNa minha modesta opinião, a maioria dos instaladores só sabem instalar, não sabem dimensionar. Para dimensionar peça ajuda a um projectista.


    Quando falo num instalador, falo numa empresa que faça instalações. Eu pelo menos não chego à secretaria de uma empresa e peço para falar com o instalador, nem com o projectista. Peço para me fazerem um orçamento. E o orçamentista é que em plena consciência, deverá contactar quem achar apropriado para fazer o dimensionamento/projeto da instalação.

    Se todos achássemos que somos melhores que os outros, nem nos dávamos ao trabalho de contratar os serviços aos outros. Ainda bem que tem a capacidade de dimensionar e que tudo correu bem.... E se correr mal? Vai ao Totta?
 
0.0246 seg. NEW