Colocado por: marco1pois picareta mas afinal a quem é que acha que se devia pagar???
Colocado por: callinasor outro não aceito arquitectos a tratarem de projectos de térmica nem de incêndios.
Colocado por: Pedro BarradasDe incêndios, não sei porquê... Nesta área, arquitectos temos grandes técnicos!!!
Colocado por: marco1um engenheiro "por norma" assina qualquer coisa a nível da configuração do espaço, não foi sensibilizado á partida para certas implicações urbanísticas e da paisagem urbana em geral, é um técnico que lida cientificamente com assuntos mensuráveis, ou também tiveram disciplinas de sociologia na formação? por exemplo.
Colocado por: Picareta
Marco, eu estou a falar de uma lojinha com 35m2, que tenho arrendada. Tem autorização de utilização para comércio, mas o inquilino para poder candidatar-se a programa comunitário, tem que ter uma autorização de utilização para serviços. Não faz sentido nenhum, eu contratar um arquitecto para fazer um termo de responsabilidade a dizer que aquele espaço tem as condições necessárias para ser utilizado como "serviços".
Colocado por: callinasFaz sentido contratar um arquitecto.
Faz sentido contratar um arquitecto, mas porque é que um engenheiro não pode fazer isso?
É um processo burocrático, que de arquitectura não tem nada.
Colocado por: marco1picareta
acho que até lhe conseguia explicar porque uma simples mudança de uso POR principio devia ser feita por um arquitecto, no entanto vou apenas generalizar:
um engenheiro "por norma" assina qualquer coisa a nível da configuração do espaço, não foi sensibilizado á partida para certas implicações urbanísticas e da paisagem urbana em geral, é um técnico que lida cientificamente com assuntos mensuráveis, ou também tiveram disciplinas de sociologia na formação? por exemplo.
já agora o caso dos incêndios tem muito que se lhe diga pois está na base de muitas opções espaciais por parte de quem cria o espaço.
no entanto concordo consigo que embora o arquitecto possa determinar certas opções ao nível da configuração e implementação do sistema espacial contra riscos de incendio, em ultima analise deveria ser o engenheiro a executar e responsabilizar pelo projecto contra riscos de incendio.
Marco, eu estou a falar de uma lojinha com 35m2, que tenho arrendada. Tem autorização de utilização para comércio, mas o inquilino para poder candidatar-se a programa comunitário, tem que ter uma autorização de utilização para serviços. Não faz sentido nenhum, eu contratar um arquitecto para fazer um termo de responsabilidade a dizer que aquele espaço tem as condições necessárias para ser utilizado como "serviços".
Colocado por: callinasFaz sentido contratar um arquitecto. Não faz sentido o arquitecto cobrar 800 euros por isso, e fazer do tema "um projecto de arquitectura "
Já vi uma simples alteração ao uso que implicava abrir um buraco numa laje e fazer um WC ao lado do existente, custar 2000 euros em arquitectura, e os clientes\arquitecto acharem que não tinham nada que ter especialidade se estabilidade e acústica e não queriam pagar mais de 150 euros por isso.