Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Venho expor o seguinte caso e pedir uma opinião.
    O meu pai que tem já uma idadezinha (passa dos 80) possuiu algumas casas arrendadas. Estão em seu nome e, suponho, ainda no da minha mãe, que faleceu em 2008. O certo é que ele meteu na cabeça, talvez por ter lido nos jornais ou visto na TV, que deve fazer a doação dessas casas aos filhos (somos 3), já que, ouviu dizer, os impostos da transmissão de bens vão subir com este novo governo. O meu pai já foi, nestas últimas semanas, por mais do que uma vez ao advogado e noto que ele anda obcecado com esta "urgência" de fazer a doação aos filhos. Eu só soube disto porque vivo com ele e estranhei as papeladas e as saídas para o advogado. Não nos disse (aos filhos) absolutamente nada.
    A pergunta que eu faço é a seguinte: o meu pai tem razão nesta pressa em fazer a doação das casas ou será que não se justifica? Sabem, tenho receio que ele esteja a ser manobrado por algum advogado menos escrupuloso, que se aproveite do que dizem os jornais (sobre este possível aumento dos impostos sobre as heranças) para "facturar" à custa dos receios do meu pai. (Só uma pequena nota: o meu pai está perfeitamente lúcido e sabe muito bem o que faz. Só que tem 83 anos e... já vão pesando, principalmente como encara o futuro).
    Obrigada.
  2.  # 2

olhe para o lado positivo, mais vale ser o seu pai a fazer a divisão do património em vida, do que depois serem vocês a fazê-lo.

agora o teu pai está ciente, que se vai doar as casas, que estão arrendadas, que legalmente tambem está a doar as futuras rendas. Não vai poder doar as casas e continuar a receber as rendas.
  3.  # 3

Colocado por: pauloagsantosolhe para o lado positivo, mais vale ser o seu pai a fazer a divisão do património em vida, do que depois serem vocês a fazê-lo.
    agora o teu pai está ciente, que se vai doar as casas, que estão arrendadas, que legalmente tambem está a doar as futuras rendas. Não vai poder doar as casas e continuar a receber as rendas.

Peço desculpa, mas o senhor não tem razão. O meu pai vai efectuar a doação com reserva de usufruto, portanto continuará a receber as rendas. Nem nós, filhos, queríamos de outra forma. Para além disso, a nossa única preocupação é que o nosso pai se sinta bem com o que está a fazer e que, naturalmente, não faça nada de errado por estar a ser mal orientado juridicamente. Se a hipótese da doação (repito, com reserva de usufruto) nos é financeiramente mais favorável como família, então fico mais descansada. Obrigada.
  4.  # 4

Colocado por: Teresa_MarquesA pergunta que eu faço é a seguinte: o meu pai tem razão nesta pressa em fazer a doação das casas ou será que não se justifica?

Não se justifica... Mas também não perde nada em doar... As escrituras e os impostos que vão pagar não são nenhuma exorbitância...

Cumps
    • eu
    • 7 dezembro 2015

# 5

Cara Teresa, o seu Pai pode estar velho mas não é nada estúpido.

Sim, este governo já falou em repor o imposto sucessório, e atendendo às negociações que vão ser feitas para aprovar o OE2016, parece-me mesmo boa ideia acautelar a situação.
  5.  # 6

Que imposto é esse
  6.  # 7

Fiquei reconfortada em saber que o meu pai agiu bem ao avançar com este processo de doação.
    A maior parte do trabalho com a papelada (certidões, licenças, etc.) foi ele que tratou, portanto devem imaginar o nível de stress com que ele tem andado, para que a escritura esteja pronta até ao final do ano. Mas ele encarou tudo isto com grande determinação - curioso, não perguntou nada aos filhos, apenas nos "comunicou" o que ia fazer, - e fico feliz que esta tenha sido uma decisão oportuna.
    Renovo os meus agradecimentos pela ajuda dada.
    Teresa
  7.  # 8

Colocado por: callinasQue imposto é esse

Supostamente o governo vai criar um imposto de 10% para heranças superiores a 1 milhão de euros.

0.0078 seg. NEW