Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Estando a adquirir uma pequena casa para reconstrução pelo valor de 35.000 €, sem recurso a crédito bancário, agradecia que alguém me informasse que despesas estão associadas à escritura e qual o seu valor.
    Ainda, o que é mais aconselhável? escritura pública ou escritura casa pronta? Que diferenças entre ambas e onde são efectuadas. (sem intervenção de banco).
    Agradecido.
    carlosf
    •  
      FD
    • 23 abril 2009 editado

# 2

Depende de como vá fazer a escritura.
    Pela CasaPronta, com tudo incluído (registos e escritura), se não tem hipoteca:

O serviço Casa Pronta custa 300€+Impostos, se o processo der origem a um único acto de registo (uma aquisição ou uma hipoteca, por exemplo). Se for usada uma conta poupança habitação, o preço da compra de uma casa sem financiamento bancário
    custa apenas 180€+Impostos.

As despesas legais e obrigatórias na compra de uma casa são:
    -> escritura (documento pelo qual se comprova que sujeito A vendeu coisa a sujeito B)
    -> registos (registo na Conservatória do Registo Predial para dar conhecimento público de quem é o legítimo proprietário de determinado imóvel)
    -> Imposto de Selo (imposto estúpido do tempo da Maria Cachucha que se cobra a título de coisa nenhuma - neste caso por que se faz uma escritura, sim, paga-se um imposto por causa de um papel, mais concretamente, 0,8% sobre o valor da escritura)
    -> IMT (imposto devido pela transacção de imóveis, o valor baseado em percentagens sobre o valor da transacção varia e em certos casos está-se isento)

Se o processo não for realizado num balcão Casa Pronta, o custo da escritura não é fixo - o profissional competente pode praticar o preço que quiser, sendo que o custo dos registos é relativamente complicado de calcular.
    Fora estas, e se não me estou a esquecer de nenhuma, o notário, advogado, solicitador ou seja lá quem for que trate do processo, pode cobrar fotocópias, autenticações, café, ar e tudo o mais que se lembre.

Quase todas as dúvidas sobre o Casa Pronta em documento anexo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosF

0.0077 seg. NEW