Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, quero desde já agradecer a todos os que eventualmente me tentaram ajudar, pois bem estou com uma grande duvida na escolha do respectivo cimento cola para aplicar na minha cozinha que estou neste momento a remodelar, a casa tem cerca de 25 anos, nunca teve azulejos colocados, teve sim as paredes pintadas, com o que me parece ser a antiga tinta d'água branca, porém em alguns locais (talvez tenha sido retoques) parece-me ter levado umas roladas de tinta plástica, no entanto embora não seja nem pedreiro nem ladrilhador nem fale com eles sequer adoro bricolar e até tenho algum jeito para a coisa quando me aplico (jeito de típico Português que faz tudo :))) ) assim sendo achei por bem "picar" toda a parede para o cimento cola agarrar, no entanto como é obvio existe sempre partes que estão ainda em tinta, outras com o reboco picado e livre de tinta, até aqui tudo certo, o problema foi quando analisei os cimentos cola na internet e fiquei com a ideia algures de que o:
    Weber.col classic seria o suficiente uma vez que refere ser: Cimento-cola para colagem de peças cerâmicas de média-alta absorção de água em paredes e pavimentos interiores.
    O que a saca de 25Kg custa 4,89€ em branco.

No entanto na loja decidi perguntar ao Senhor qual me aconselharia, e depois de lhe explicar que era parede com tinta mas estava picada ele disse que não era de todo aconselhado o Weber.col classic, mas sim o:
    Weber.fix premium que refere: Pasta adesiva de elevado grau de impermeabilidade para colagem de peças cerâmicas e pedra natural desde que não sujeita a manchas por absorção de água, em paredes interiores.
    - Especial para suportes à base de gesso.
    - Colagem de grés, grés porcelânico, mosaico, azulejo em paredes interiores.
    - Colagem de cerâmica e pedra natural de formato médio sobre suportes antigos de cerâmica ou tinta em bom estado.
    Que em Lata de 25Kg o mais barato que arranjei foi a 27,04€, é uma diferença abismal...

Como fiquei baralhado fui a uma terceira loja pedir uma nova opinião, e não é que me recomendaram um diferente!!!
    Recomendaram-me o:
    Weber.col flex L que refere: - Cimento-cola deformável para colagem de cerâmica e pedra natural, desde que não sujeita a manchas por absorção de água, de médio e grande formato em interiores e exteriores. Formato máximo recomendado em fachada 2400 cm2 e 2 cm de espessura;
    - Colagem de cerâmica e pedra natural sobre pisos radiantes;
    - Colagem de cerâmica ou pedra natural até 40 kg/m2 sobre sistema de isolamento térmico pelo exterior, weber.therm (consultar especificações de aplicação).
    - Colagem de cerâmica e pedra natural em piscinas.
    - Colagem de cerâmica sobre pavimentos sujeitos a tráfego intenso.
    - Colagem de cerâmica sobre pavimentos de madeira em interior, pós aplicação prévia do primário weber.prim AD.
    - Colagem de lâmina cerâmica em interiores e exteriores.
    Que custa o modica quantia de 27,05€ a saca também de 25Kg em Branco.

De referir que todos eles disseram que se levar do mais barato não deve descolar mas poderá ficar "choco" em algumas zonas o que posteriormente a furar para colocar os móveis ou até acessórios estalam ao furar e fica os azulejos todos estalado e consequentemente uma bela porcaria, e isso também não quero, prefiro gastar mais e ficar como deve de ser do que poupar uns euros agora para depois me arrepender, no entanto estou mesmo indeciso na escolha acertada, e para tal peça a ajuda aqui da malta entendida na coisa para me ajudar.

Pontos a refletir relevantes:
    Área total: Cerca de 30m2
    Azulejos: 40X20 Branco Brilho de 1.º qualidade
    Faixa: Quadrados em "pastilhas" de inox verdadeiro polido
    Local: Cozinha
    Paredes com Média a alta humidade
    Paredes até cerca de 50cm de altura desde o chão com salitre embora já tenha sido todo o reboco partido e colocado novo reboco à uns 4 anos o salitre voltou e sem solução mesmo com imensos aditivos anti-salitre, agora está apenas picada nessas zonas e com o salitre removido.
    De referir ainda que cerca de 1m2 +coisa- coisa será colocado sobre pladur que faz de separação para o Hall.

Que cimento cola usar????
    Obrigado
    Ps: deixo aqui umas imagens de como está a parede picada.

http://postimg.org/image/5ott0cdqn/

http://postimg.org/image/6i0auttjp/

http://postimg.org/image/wx0r27am3/

http://postimg.org/image/h9d821npn/

http://postimg.org/image/hdc3fezij/

http://postimg.org/image/nxica564z/

http://postimg.org/image/ltjflczgn/
  2.  # 2

primeiro ponto , o salitre nunca vai desaparecer, por mais que lhe digam que existe produtos para o eliminar. eu nessa parede obtava por revestir a pladur hidrófugo "verde" aplicado na parede.
  3.  # 3

Sim, eu sei por experiência própria que infelizmente nada mas nada mesmo irá resolver o salitre nem a humidade excessiva, na cozinha a húmida nem é grande coisa já nos quartos em que 1/2 parede fica sob o solo tive mesmo de recorrer ao pladur hidrófugo (verde) montado com perfil ómega na parede, e sinceramente nem isso resolveu a situação.... o salitre sai pelo sitio dos parafusos, e junto ao rodapé já está como se de cimento se trata-se o salitre a sair pelo próprio pladur!!! e nos cantos (superiores está negro da humidade.. nunca vi nada assim, e atenção que isto tem cerca de 10 anos e na altura contratei um profissional (não foi feito por mim) e recordo-me de ter sido uma pipa de massa... ou o pladur não era de qualidade ou não sei... mas não fiquei convencido de que resolva coisa alguma... por isso queria evitar a colocação do pladur na cozinha, até porque também irá reduzir o espaço da mesma significativamente...
    Assim sendo queria aplicar o azulejo directo na parede... mas que cimento cola??? pico mais até ficar sem tinta para aplicar o cimento cola weber.col classic (mais em conta) ou tenho outras boas soluções?
    Obrigado
  4.  # 4

Sinceramente o eu aplicava o Flex, parece-me a melhor opção entre essas 3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DCautosport
  5.  # 5

Eu colocava Flex, seja da Weber (que é mais cara)ou de outra marca.
    Já se arranja Flexivel muito bom a 18€ o saco
    Não são assim tantos metros e onde haja restos de tinta não deve ser aplicada uma cola normal.
  6.  # 6

Colocado por: DCautosportParedes com Média a alta humidade
    Paredes até cerca de 50cm de altura desde o chão com salitre embora já tenha sido todo o reboco partido e colocado novo reboco à uns 4 anos o salitre voltou e sem solução mesmo com imensos aditivos anti-salitre,

Também existe mesmo argamassa para esse efeito, não sei se resulta ou não.

http://www.robbialac.pt/media/134258/Barreira-Anti-Salitre-148-2006-.pdf
  7.  # 7

Colocado por: isabelinha64Eu colocava Flex, seja da Weber (que é mais cara)ou de outra marca.
    Já se arranja Flexivel muito bom a 18€ o saco
    Não são assim tantos metros e onde haja restos de tinta não deve ser aplicada uma cola normal.

Onde haja restos tinta.... então mas esse tal flex pode ser aplicado sobre a tinta ou nao?? Ou tem de ser o flex onde está picado e onde tem tinta colocar o premium??? Se for isso tenho de andar a fazer desenhos com a massa... :-)))
    já agora se houver marcas mais vantajosas... estou aberto a sugestoes... falei weber porque pensei ser a melhor mas se houver melhores... e melhores precos... estou disponível...
    Agradeco
  8.  # 8

Colocado por: Bricoleiro

Também existe mesmo argamassa para esse efeito, não sei se resulta ou não.

http://www.robbialac.pt/media/134258/Barreira-Anti-Salitre-148-2006-.pdf

Naquele tempo a cerca de uns 4 ou 5 anos exprimentei tudo e mais alguma coisa... 4 ou 5 aditivos na massa de várias marcas conceituadas... até aditivos na tinta... sinceramente esse da robyalac não exprimentei não posso dizer nada... mas olhe que já exprimentei muita coisa e nada resolveu... até uma mistura caseira que me falaram de diluente e esfofite que falaram testei e por engraçado que parece foi a que melhor ajudou.... ajudou mas não resolve... só ainda não exprimentei uma nova solução que me falaram recentemente que ainda Hei de testar por ter alguma lógica que consiste em furar a parede até ao tijolo pelo exterior colocando depois nesse furo ou buraco uma grelha fazendo de ventilador... isso em cada canto superior da parede... que dizem??
  9.  # 9

Eu também recomendaria um cimento cola flexível para a aplicação da cerâmica na cozinha. No que respeita ao salitre, uma solução mais eficaz (ainda assim não definitiva) seria a aplicação de perfil ómega e fixação de placa de gesso cartonado (hidrófuga), mas impermeabilizar primeiro o suporte com um produto anti-salitre (existem vários no mercado).

Exemplo de anti-salitre

Exemplo de cimento cola flexível
  10.  # 10

Colocado por: DCautosportHei de testar por ter alguma lógica que consiste em furar a parede até ao tijolo pelo exterior colocando depois nesse furo ou buraco uma grelha fazendo de ventilador... isso em cada canto superior da parede... que dizem??

Não faço ideia, mas é capaz de concentrar o salitre depois nesse buraco junto ao tijolo, se isso evitar que o salitre entre para o interior, é porque resulta.
  11.  # 11

Colocado por: riscosSinceramente o eu aplicava o Flex, parece-me a melhor opção entre essas 3.

Parece um consenso... toda a gente aplicaria o flex... a designação de letras pelo que percebi tem haver com o tamanho da peça cerâmica a ser aplicada... pelo que 40x20 o L e suficiente... já agora alguém tem ideia de para os 30m2 quantas sacas de Weber flex seriam necessarias???
  12.  # 12

O rendimento das pastas adesivas poderá variar entre marcas, no entanto, poderá sempre contar com valores compreendidos entre 1,5 a 3 quilogramas por m2.
  13.  # 13

Colocado por: Vítor MagalhãesO rendimento das pastas adesivas poderá variar entre marcas, no entanto, poderá sempre contar com valores compreendidos entre 1,5 a 3 quilogramas por m2.

Ora bem...
    3kg por metro X 30m2 = 90kg
    Pronto 100kg arredondando a coisa...
    Isso da 4 sacas de 25kg
    Cada saca de 25kg (weber flex L) 27,05€ X 4 = 108,20€
    Fogo 108,20€ so o cimento cola.... aí a minha vida... Esta remodelação da cozinha vai me levar a falencia... lol e ainda não cheguei aos moveis... :-)))))

Se alguém souber de onde venda esse weber flex a bom preço aqui na minha zona (Torres Vedras) ou zonas circundantes como Caldas ou grande Lisboa... agradeco...
  14.  # 14

Não precisa ser o L, pode e deve colocar o Weber.col flex M, preço a 17.40euros branco 25 kg ou 16.15 euros em cinza 25 kg
  15.  # 15

Colocado por: riscosNão precisa ser o L, pode e deve colocar o Weber.col flex M, preço a 17.40euros branco 25 kg ou 16.15 euros em cinza 25 kg

Já agora só para eu compreender... porque o M e não o L???
    Obrigado
  16.  # 16

Nunca ouviram falar na kerdi board?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 17

Colocado por: DCautosport
    Onde haja restos tinta.... então mas esse tal flex pode ser aplicado sobre a tinta ou nao?? Ou tem de ser o flex onde está picado e onde tem tinta colocar o premium??? Se for isso tenho de andar a fazer desenhos com a massa... :-)))
    já agora se houver marcas mais vantajosas... estou aberto a sugestoes... falei weber porque pensei ser a melhor mas se houver melhores... e melhores precos... estou disponível...
    Agradeco

Eu colocava Flex em tudo.
    Conheço o Pegoland Flexivel da Puma e é a 18€ o saco e dá-lhe para cerca de 5 a 6 m2
  18.  # 18

o M, é para peças que não excedam 1800cm2 de área

Colocado por: DCautosportJá agora só para eu compreender... porque o M e não o L???
  19.  # 19

Colocado por: two-rokNunca ouviram falar na kerdi board?

Eu nunca... :-)))
  20.  # 20

Colocado por: isabelinha64

Eu colocava Flex em tudo.
    Conheço o Pegoland Flexivel da Puma e é a 18€ o saco e dá-lhe para cerca de 5 a 6 m2

Isso parece-me um bom rendimento... melhor que dá weber parece-me... e já agora isso compra se onde???

0.0223 seg. NEW