Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, para o pessoal que percebe de carpintaria ou algo do genero, procuro saber se existe ou não algumas ferragens ou adaptador que de para colocar em janelas de madeira de forma a que a janela ao invés de abrir para dentro em 3 partes abra apenas um pouco em cima, que fique tipo as oscilo basculantes... não preciso que abra para dentro pode se elminar essa função, basta que abra em cima um pouco, e que de para adaptar em janelas antigas de madeiras com a configuração original de abrir para dentro...
    Obrigado
  2.  # 2

Presumo que tenha mesmo de mudar as janelas...
  3.  # 3

há um tipo de dobradiças/giros denominadas "nadir" ou algo assim que permitem ter uma janela basculante. tb já vi isso usado em caixilharia de aluminio mais antiga ou budget.
    não sei qual o grau de adaptação que exigiria no seu caso. em qq caso as dobradiças actuais teriam q ser removidas.
    com 3 folhas possivelmente terá que fixar pelo menos a central
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DCautosport
  4.  # 4

Colocado por: GinetaPresumo que tenha mesmo de mudar as janelas...

Pois isso queria evitar de momento.... ;-)
  5.  # 5

Colocado por: gazebohá um tipo de dobradiças/giros denominadas "nadir" ou algo assim que permitem ter uma janela basculante. tb já vi isso usado em caixilharia de aluminio mais antiga oubudget.
    não sei qual o grau de adaptação que exigiria no seu caso. em qq caso as dobradiças actuais teriam q ser removidas.
    com 3 folhas possivelmente terá que fixar pelo menos a central

Não tinha problema algum, posso tornar uma delas fixa e bascular apenas 2 delas se isso for fazível...
    Se encontrar alguma imagem das respectivas ferragens ou até algum local onde se encontrem a venda por favor indique-me, é que não é nada de nada funcional ter aquele monstro (janelão) ali assim pois embora de facto dá uma boa claridade mesmo com os quadrados de vidro martelado, não passa disso mesmo, só claridade pois não é nada funcional abrir uma janela que pois de aberta me ocupa 1 metro para dentro da cozinha.... se pode-se bascular ficava sempre aberto ou pelo menos sempre aberto de dia já arejava mais qualquer coisa...
  6.  # 6

Entretanto com a excelente dica do gazebo pela palavra nadir la fiz umas pesquisas e dei com isto...
    http://www.sacastro-ferragens.com/ferragens/modelo/2528/artigos-janela/compassos-para-janelas/mod-1953/
    Acho que isto seria possível de aplicar na tipo de janelas que falo em madeira não acham?
  7.  # 7

8.  # 8

Precisamente.... no entanto não sei se isso é adaptável a janela de madeira normal que tem dobradiças normais tipo olhal, é que as esquadrias das janelas tem um feitio fresado na maquina para encaixar umas partes nas outras... será essas peças adaptáveis a esse tipo de janela?
  9.  # 9

tudo é possível... pode é ter que fazer alguns ajustes... mas se procurar um carpinteiro ele faz isso facilmente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DCautosport
  10.  # 10

Colocado por: lc1978tudo é possível... pode é ter que fazer alguns ajustes... mas se procurar um carpinteiro ele faz isso facilmente...

OK... então é mesmo isso não há necessidade de estar ali a janele se não se consegue abrir...
    Obrigado
  11.  # 11

Há varias ferragens que se podem usar para o efeito, tem é ter em consideracao a distancia no local onde a mesma é montada, isto é ter espaco suficiente para poder trabalhar á vontade.
  12.  # 12

Colocado por: joao2Há varias ferragens que se podem usar para o efeito, tem é ter em consideracao a distancia no local onde a mesma é montada, isto é ter espaco suficiente para poder trabalhar á vontade.

Como assim?
    esta a referir na montagem da ferragem na própria janela? o facto de montar a ferragem mais a cima ou mais a baixo na janela irá influenciar directamente quanto cm a janela abrirá em cima é isso???
    Obrigado

0.0154 seg. NEW