Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    acrescentei este topico porque gostava de ouvir testemunhos de pessoas que conheçam e deêm a conhecer técnicas de aplicação, vantagens e desvatagens de utilizar esse nobre material que é tão nosso, e cujo conhecimento esta tao pouco divulgado.

    a cortiça tem excelentes caracteristicas que a tornam unica e sem concorrência.

    no entanto no que toca à sua aplicação no exterior e à vista, não encontro uma solução que me convença.

    uma das propriedades boas da corticas é a sua permeabilidade á barreira de vapor, mas com as massas de colagem ao suporte (no caso de tijolo) essa permeabilidade fica comprometida. E como se fará a impermeabilização? Com uma tela para vapor ou mais uma vez com massas impermeabilizantes?

    e se o suporte for madeira?

    Ja agora aproveito para desmontar a ideia que que só o MD-fachada da amorim isolamentos é que da para exterior. Claro que percebo que tem mais densidade o que torna o produto mais duravel, mas tambem é estupidamente mais caro. E sim, o aglomerado negro de cortiça (o standard) da para exterior. Exemplo: ECO-CABANA em cascais feito em 2007
  2.  # 2

    Termica, acustica, ignifugo, nao é atacado por fungos, a água so penetra o primeiro centimetro, é permeavel á barreira de vapor, é ecologico e português, é um material sustentavel, nao leva mais nada a não ser cortiça, e para mim a grande vantagem: pode- se utilizar como revestimento final e ao mesmo tempo é isolamento termico e acustico
  3.  # 3

    A cortiça não é ignifuga.
    A classe de reacção ao fogo é (E)

    https://youtu.be/c8Cd0jfkdOE
  4.  # 4

  5.  # 5

    Claro... é substancialmente melhor que qq material desses artificiais.. até pela questão dos gases perigosos emanados....
  6.  # 6

  7.  # 7

    E com maior módulo de elasticidade o que acaba por transmitir mais tensões para os revestimentos.... (negativo).


    Não sou a favor que se revista a cortiça com mais nada por isso essa questão para mim não se coloca.

    Preço...(negativo)


    tendo em conta que a cortiça é simultaneamente isolamento termico e revestimento final não acho caro.
  8.  # 8

    Colocado por: fcristovao2Termica, acustica, ignifugo, nao é atacado por fungos,


    Também a lã de rocha


    sim, mas vá lá aplica-la como revestimento final numa fachada ou numa cobertura.....
    Aqui analiso a cortiça como um todo e sobretudo de uma perspectiva amiga do ambiente, porque este planeta é a nossa casa e temos que tomar conta dela.

    Espero que as novas medidas que resultaram da última cimeira do clima em França, tenham em conta a pegada ecologica dos materias de construção.

    Isso seria tema para outra discussão
  9.  # 9

    Blue Angel



    um shot?
  10.  # 10

    Colocado por: fcristovao2acrescentei este topico porque gostava de ouvir testemunhos de pessoas que conheçam e deêm a conhecer técnicas de aplicação, vantagens e desvatagens de utilizar esse nobre material que é tão nosso, e cujo conhecimento esta tao pouco divulgado.

    a cortiça tem excelentes caracteristicas que a tornam unica e sem concorrência.

    no entanto no que toca à sua aplicação no exterior e à vista, não encontro uma solução que me convença.


    voltando ao principal propósito do tópico, alguém tem de facto alguma informação útil a acrescentar? sem ser sempre para deitar abaixo...
    tal como ao fcristovao2, a mim interessa-me sobretudo a vertente ecológica deste material, assim como informações acerca da aplicação da cortiça como revestimento exterior.
    As placas supostamente resistem durante várias décadas às intempéries, será que não necessita mesmo de nenhum tratamento superficial? E se necessitarem, alguém tem informações acerca dos produtos adequados para tal? Como é solucionada a questão das juntas entre placas de cortiça? Com colas? Será importante dizer que qualquer tipo de selante/cola/verniz/etc. convém ser ecológico.

    Cumprimentos a todos.
    Concordam com este comentário: exlybris
  11.  # 11

    tmel9

    se pesquisar já temos inúmeros casos de casas revestidas a cortiça pelo exterior, é só procurar saber quem forneceu, aplicou e tentar ver /saber como se tem portado na realidade.
    duvido que por aqui alguém tenha tido uma experiência real dessa aplicação integral pelo exterior para se poder falar com argumentos completos e reais.
  12.  # 12

    Bom dia tmelo9, ainda a publicar ontem soluções em cortiça e pelos vistos é um tema que a si lhe causa algumas dúvidas.

    Não consigo passar tanto tempo pelo fórum e assim prestar atenção a todos os tópicos =(

    Rapidamente e resumindo pretende saber informações sobre a cortiça à vista certo? Apenas nessa vertente certo?
  13.  # 13

    Colocado por: a loja do isolamentoRapidamente e resumindo pretende saber informações sobre a cortiça à vista certo? Apenas nessa vertente certo?

    É!!!. mete aqui informações....
    Outro dia ao passar pelo "museu da batata doce" vi que tinham revestido uma ampliação do espaço com coritça exposta e aquilo estava com algum mau aspecto... ( mas se calhar é suposto quererem assim... depende das expectativas/ conceito)
  14.  # 14

    Este ano, o nosso tema principal numa das feiras que estamos a realizar cá em Leiria durante todo o mês de Maio, é mesmo a Cortiça. Em parceria com o nosso fornecedor queremos realçar a importância desse nosso nobre material nos sistemas ETICS.

    No sistema weber.therm natura por exemplo, as argamassas recomendadas não são as mesmas que são recomendadas para o colagem de outras placas isolantes.

    O sistema é certificado e comprova já há muitos anos ser eficiente, não apresentando qualquer anomalia ou deficiência no mesmo.

    A matéria prima é totalmente natural, não existindo qualquer adesivo, cola ou outro produto para fazer de ligante na placa em si.

    É a excelente opção para alienar o comportamento acústico e e térmico ao mesmo tempo.

    Longevidade da mesma é inigualável em comparação aos outros produtos já conhecidos.

    O preço é capaz de ser o único pormenor menos agradável, mas de resto em negativo não tem nada a ter de ser considerado.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasOutro dia ao passar pelo "museu da batata doce" vi que tinham revestido uma ampliação do espaço com coritça exposta e aquilo estava com algum mau aspecto


    Sabe quantas pessoas aplicam cortiça que não está devida a ser aplicada?

    Sabe quantos clientes já adquiriram cortiça que supostamente estaria impecável e afinal não estava?

    Quando falam de marcas, conseguem criticar A B ou C, aqui falam na cortiça em geral. O que está mal, pois a cortiça não vem de um lado apenas
  16.  # 16

    Hospital Garcia da Horta
      garcia da horta - cortiça.jpg
  17.  # 17

    Mais um exmplo de sucesso
      cortiça.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: a loja do isolamentocortiça não vem de um lado apenas
    que eu saiba ela vem toda do mesmo sítio
  19.  # 19

    Hotel Rural em Mondim de Basto
      mondim de basto turismo rural.jpg
  20.  # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguesque eu saiba ela vem toda do mesmo sítio


    Tirando a parte irónica da sua resposta, vem do mesmo sítio, refere-se à origem, mas o tratamento depois não.

    E certamente que sabia que era isso que me referia caro Sérgio Rodrigues


    Isso é aplicável a milhões de produtos no qual a matéria prima é a mesma, mas o tratamento que leva faz a diferença por parte dos fornecedores, fabricantes etc...
 
0.0217 seg. NEW