Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: tozepalmaE há marcas que comprar componentes às mesmas empresas. Cada marca normalmente não fará os seus componentes...


    As marcas que o civismo apontou - fairchild, infineon, toshiba - já são de semicondutores, são fabricantes dos componentes electrónicos em si.
  2.  # 22

    Estes IGBT´s até são baratos no ebay, mas tenho medo de os comprar lá pois consta que abundam componentes deste tipo falsificados ...

    Pessoalmente ja testei um regulador de fonte DC, daqueles estilo chapéu metalico, de 5A , o qual na realidade só fazia 1A ...

    Entretanto mandei vir da Clickplus e veio igual , tambem contrafeito !!!

    Depois mandei vir de outra casa conceituada de electronica e ja fazia os 5A que era suposto

    Esta minha experiencia vale o que vale ... mas ainda assim é arriscado talvez
  3.  # 23

    Colocado por: civismoEm jeito de review, estive a montar a placa da frasa no sitio onde tinha a bosch, e realmente a bosch parece-me superior nos seguintes aspectos:

    >Mais potente pois tem booster
    >Mais silenciosa na parte da indução, ou seja na bosch quase nao se ouve o zunido
    >A bosch é mais silenciosa na ventoinha

    Penso que a bosch PIE675T01E era uma gama alta, +/- 1000€, talvez por isso tenha componentes com mais qualidade

    No entanto tambem ja vi a frasa à venda num catalogo por 800 e tal + iva

    Seja como for, vou rodar a frasa uns tempos em casa, e aproveito entretanto para reparar a bosch, que só tem 2 bocas a trabalhar


    Continuando esta review, realmente a FRASA tem um funcionamento pior que a Bosch: No caso da bosch, é perfeitamente silenciosa e nota-se que ela varia a potencia, sobretudo entre os niveis 5 e 9 .
    Na bosch ouço o relé a ligar e desligar a cada x segundos quando está nas potencias mais baixas

    Na da frasa deve ter um unico nivel de potencia, e a temperatura / nivel de potencia aparenta ser controlada apenas pelo ligar desligar ... o que é irritante, pois está o tal silvo de alta frequencia sempre a ligar e desligar a cada meia duzia de segundos, e correspondentemente a fervura a levantar / baixar , a levantar / baixar, a levantar / baixar

    Um ponto a favor da frasa: estive a ver com o medidor de energua, e em standby gasta apenas 0.7W , e a bosch em standby gasta uns 8W !!
  4.  # 24

    Esqueça o material do ebay e do alibaba. Tudo sucata contrafeita. Gasta-se dinheiro, tempo de espera e fica o problema por resolver. Ainda que funcione, não se sabe se dura um dia ou um mês.

    Componentes electrónicos, para mim, só os canais tradicionais. Se é para comprar a retalho, Farnell, RS, Mouser e outros ainda é o mais prático, apesar de o custo unitário ser "grande".
  5.  # 25

    Colocado por: ClioIIEsqueça o material do ebay e do alibaba. Tudo sucata contrafeita. Gasta-se dinheiro, tempo de espera e fica o problema por resolver. Ainda que funcione, não se sabe se dura um dia ou um mês.

    Componentes electrónicos, para mim, só os canais tradicionais. Se é para comprar a retalho, Farnell, RS, Mouser e outros ainda é o mais prático, apesar de o custo unitário ser "grande".


    é verdade, cada IGBT anda nos 10 a 20€ nessas casas tradicionais
  6.  # 26

    Desta feita estive a arranjar uma placa de inducao BECKEN MC-IF7017

    Sintomas: Nao ligada, nao dava qualquer sinal de vida

    Abri e fiz varias medições na fonte. detectei um curto no integrado de 8 patas TNYI80PN

    Mandei vir um igual, montei-o e o curto circuito desapareceu.

    Liguei a placa e passados 3 ou 5 segundos o integrado explodiu !!!

    Detectei que no secundadio aparentemente tambem havia um diodo em curto, a saida do transformador

    Desisti desta placa, e fiz um teste: uma vez que a placa utiliza +5v e +12v que distribui pelos varios modulos de comando, verifiquei que nem o rail de +5v nem o de +12v estavam em curto, peguei num transformador antigo da HP que era de um disco externo antigo, o qual tem duas saidas, precisamente +5v e +12v .

    Liguei-o e voila, placa a funcionar !!!

    ConclusãO: Em caso de impossibilidade de reparar a fonte que existe nas placas de indução, a qual serve para comandar os modulos de comando, pode-se recorrer a uma fonte externa

    Por falar em externa, apesar de ter espaço dentro da placa para colocar a fonte, prefiro prende-la por baixo da placa, exteriormente, para nao apanhar calor, uma vez que este transformador nao esta preparado para suportar temperatura.
    Ou seja, esta placa vai ficar com 2 cabos de alimentacao: o original e mais um cabo para alimentar o transformador que ficara debaixo da placa.

    Ja estive a ver com um busca polos, e aparentemente este rail dos +5v e +12v está isolado dos 220V

    Ainda nao medi foi qual o consumo com um amperimetro dos +5v e +12v , mas creio que os um ampere e pouco deste transformador sera suficiente

    Seguem fotos do processo











  7.  # 27

    Boas!

    O forno electrico no apartamento de uma amiga esta com um funcionamento estranho:

    O forno é da marca airlux

    Queima com facilidade a comida, mesmo com o botão da temperatura nnos 100 graus .

    E passado cerca uma de uma hora as luzes do forno desligam-se, diria que algum disjuntor termico entra em proteccao

    Ou seja, quer-me parecer que o termoestado do forno deve estar marado, e que vai aquecendo, aquecendo, até que o termico de proteccao dispara

    A minha questão é: como retiro o forno ? Ele esta encastrado no movel da cozinha, por baixo da placa a gás.
    Será que tenho que retirar a placa a gás para aceder ao forno, ou o forno tem obrigação de sair autonomamente ?

    O movel é similar a este:


    E o forno é igual a este:
    •  
      larkhe
    • 10 agosto 2016 editado

     # 28

    Abre a porta do forno na lateral tem um buraco de cada lado basta desapertar os parafusos que estão no interior depois fecha a porta e puxa o forno para fora.
    Concordam com este comentário: tiyxu, civismo, GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
      forno.png
  8.  # 29

    Muito Obrigado , LARKHE !

    Eu diria que este forno tem o termoestato colado, pois nunca se ouve um clike mesmo quando rodo o botão do lado direito para o minimo

    E penso que a luz junto a esse botão (cor de laranja , com o simbolo Cº ) teria que desligar de vez em quando, mas esta sempre acesa, por isso é capaz de ter o termoestato colado, nao ?

    Imagem com mais detalhe de um forno destes

  9.  # 30

    Pode ter os contactos isolados, sr der para lixar as pelhetas pode resolver
  10.  # 31

    Colocado por: Sergio RodriguesPode ter os contactos isolados, sr der para lixar as pelhetas pode resolver


    boas, mas se estivessem isolados nao faziam contacto, certo?

    E aqui o problema é outro, é o de nunca desligar quando aquece
  11.  # 32

    boas a todos

    quanto poderá custar aproximadamente uma centralina para um esquentador inteligente Vulcano?
  12.  # 33

    Não faço ideia... e tem a certeza que a sua está avariada?
  13.  # 34

    Colocado por: civismo

    boas, mas se estivessem isolados nao faziam contacto, certo?

    E aqui o problema é outro, é o de nunca desligar quando aquece
    pode o comando ser para desligar a resistência, ou seja a resistência liga e so desliga quando os contactos fecharem, se estiverem isolados mantém sempre ligado
  14.  # 35

    Quem diz isolados também pode ser colados
  15.  # 36

    Onde estará o termostato?
  16.  # 37

    Tenho um esquentador ventilado da junkers, ou seja tem uma ficha que liga na tomada

    Mesmo que o gás esteja cortado, ao ligar a ficha na tomada costuma ouvir-se a ventoinha a trabalhar por uns segundos.

    Acontece que ontem o esquentador morreu .... ja testei que a tomada esta boa, mas a parte electrica nao da qualquer sinal

    COmo vou hoje de férias, nao me vou para ja chatear com isto, mas quando voltar vou ter que o resolver ... ja alguem aqui teve este problema ?
  17.  # 38

    veja o fusivel!
  18.  # 39

    penso que o termostato do fogão está estragado por isso é que não desliga....
  19.  # 40

    Acabei de abrir o modulo do meu esquentador ... à semelhanca do que aconte com algunas centralinas de automoveis, este modulo esta coberto com uma resina que torna quase impossivel a sua reparação ... vou só tentar o basico, caso nao consiga vou ter que encomendar outro ....

    Penso que a resina serve antes do mais para isolar e evitar que vá humidade para os componentes electronicos

    Seguem fotos
      IMG_20160923_085357.jpg
      IMG_20160923_091019.jpg
      IMG_20160923_091029.jpg
 
0.0249 seg. NEW