Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Agradeço que me ajudem na seguinte questão:
    Comprei imovel em Dezembro de 2003 por 80000 € do qual contrai emprestimo bancario na ordem dos 72000 €. Em Abril de 2007 vendi-o por 115000 € e paguei o que devia ao banco e não fiz qualquer obra nem tive intervenção imobiliaria. Entretanto declarei a venda com intenções de reinvestir o dinheiro noutro imovel do qual já fiz contrato mas que entretanto o construtor se atrasou na finalização. Este mês perfaz 24 meses, mais um mês e o imovel é escriturado. Eu já tinha perdido as esperanças, mas entretanto fiquei bastante confusa porque em alguns artigos é falado num prazo de 36 meses. A minha questão é: No meu caso se escriturar o imovel depois dos 24 meses mas antes dos 36 meses pago mais valias? E tendo em conta o meu rendimento de trabalhador dependente ser na ordem dos 12 500 € qual sera por alto o valor que terei que pagar?
    Obrigada pela atenção
    Anita
    •  
      FD
    • 20 abril 2009

     # 2

    Colocado por: asiram7Este mês perfaz 24 meses, mais um mês e o imovel é escriturado. Eu já tinha perdido as esperanças, mas entretanto fiquei bastante confusa porque em alguns artigos é falado num prazo de 36 meses. A minha questão é: No meu caso se escriturar o imovel depois dos 24 meses mas antes dos 36 meses pago mais valias?

    O Orçamento do Estado para 2009 alterou o prazo, neste momento o prazo para reinvestir é 36 meses após venda - o governo percebeu que estava difícil vender as casas e alterou o prazo. Por isso, se vender depois dos 24 e antes dos 36 meses, e aplicar todo o dinheiro realizado, não pagará imposto sobre as mais valias.
    • lgd
    • 1 novembro 2009

     # 3

    Boa noite,
    A minha situação é semelhante mas com datas diferentes.
    Fiz escritura de venda da casa antiga a 30 de Novembro de 2006, assim devo contar com o prazo de 36 meses de reinvestimento, ou seja, 30 de Novembro de 2009? Confirmam-me?

    Como a alteração saiu em Dezembro de 2009 pensava que não seria abrangido pelos 36 meses...
  2.  # 4

    Colocado por: lgdBoa noite,
    A minha situação é semelhante mas com datas diferentes.
    Fiz escritura de venda da casa antiga a 30 de Novembro de 2006, assim devo contar com o prazo de 36 meses de reinvestimento, ou seja, 30 de Novembro de 2009? Confirmam-me?

    Como a alteração saiu em Dezembro de 2009 pensava que não seria abrangido pelos 36 meses...


    Não. Vendeu em 2006, tinha 2 anos para reinvestir -que já passaram.

    [Se tivesse sido em 2007, terminaria em 2009. Logo como a lei mudou nesta altura, passariam a ser 3 anos.]
    • lgd
    • 1 novembro 2009

     # 5

    Pois tem razão, acabou em Novembro de 2008... significa que se prazo de dois anos acabasse no ano de 2009, seria abrangido pela alteração.
    Obrigado pelo esclarecimento.
  3.  # 6

    Boa tarde,
    será que me podiam ajudar a esclarecer uma questão? É o seguinte: tenho habitação permanente com empréstimo no banco, pretendo adquirir futuramente nova moradia, tb com empréstimo. Quero vender a habitação actual, mas ainda não consegui, está muito difícil!
    Tenho de pagar mais valias se vender após a compra de outra casa? - ou poderei investir o "lucro" no empréstimo da nova casa?
    Obrigada.
 
0.0112 seg. NEW