Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 21 dezembro 2015

# 121

Receber de volta esses milhões é praticamente impossível, mas seria importante publicar a lista dos "ativos tóxicos" e das "imparidades".

Essas designações são muito bonitas, mas escondem por trás pessoas e empresas que "roubaram" indiretamente milhões e milhões aos contribuintes.
  1.  # 122

Colocado por: jccpOs milhares de milhões desapareceram.

Só aqui desapareceram 80 milhões...

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/novo-banco-perdoa-80-milhoes-a-prebuild-4944837.html
    • eu
    • 21 dezembro 2015

# 123

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/12/21/a-pouca-vergonha-que-continuamos-a-pagar/

"
    Agora foi o BANIF. Pequenos, médios e grandes bancos não resistem. BPN, BPP, BES e BANIF são o rosto visível do iceberg da debilidade do sistema bancário em Portugal. Por diferentes razões é certo, nuns casos criminosas, noutros de incompetência danosa.

Gigantes com pés de barro, por esse mundo fora e também aqui. Consequência directa ou indirecta do primado financeiro que domina a economia e a sociedade, da falta de escrúpulos e de ética empresarial, da visão excessiva do curto-prazo que beneficia os espertos e arrivistas, da incompetência de funcionários transformados em banqueiros e de banqueiros alcandorados a senhores do poder quase absoluto, perante os quais as autoridades democráticas se curvam em constantes salamaleques.

Não escrevo ainda sobre os detalhes da situação do BANIF, da incapacidade preventiva do Banco de Portugal, BCE, CMVM, auditores, raters e revisores, nem das manobras políticas para esconder a podridão. Vou aguardar por mais detalhes para além do que se sabe pelo comunicado semítico do Banco de Portugal e pela declaração selectiva do Primeiro-ministro. Estranhamente tudo num banco que, há 4 anos, tem tido o Estado como detentor da maioria do capital, até com administradores nomeados pelo governo.

Tudo vai à conta dos portugueses. Sempre se invoca o risco sistémico para nacionalizar erros, danos, prejuízos e desfalques privados, assim se gerando outro risco sistémico: o benefício do infractor. Sempre beneficiando do privilégio bancário da intervenção pública pela circunstância de os bancos terem como credores os depositantes. Mas, claro está, alguém já ganhou ou vai ganhar.

Muitos dos responsáveis desta calamidade passam entre os pingos da chuva. Alguns são reciclados para outras prebendas e pavoneiam-se na praça dos interesses. Continuam a achar-se grandes gestores pagos a preço de ouro. Outros vieram encartados pela política para servirem, promiscuamente, interesses estranhos à actividade. Todos se especializaram em capitalistas de passivos. Triste e degradante miséria, num país em que 20% da população é pobre ou em risco de severa pobreza, e o desemprego atinge transversalmente a esperança de muitas vidas.
    "
    •  
      jccp
    • 21 dezembro 2015

# 124

Colocado por: Picareta
    Só aqui desapareceram 80 milhões...

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/novo-banco-perdoa-80-milhoes-a-prebuild-4944837.html

É uma gota no oceano,mas demonstra bem o relaxo a q isto chegou
    Bottom line há dinheiro pra estourar ...nem q seja o nosso
    •  
      jccp
    • 21 dezembro 2015

# 125

Mas é natal e o pessoal recebeu o subsídio e nem liga muito á falência bancária... Haja dinheiro para gastar e está tudo nas nuvens...a ressaca vwn em janeiro.
  2.  # 126

Colocado por: loverscouttendo ja sido anunciada a sua venda ao Santander (apostei e ganhei), so estranho no meio disto tudo um negocio conduzido pela esquerda, tanta marretada vai dar ao contribuinte..
    Não terá sido por culpa da Direita? Afinal, eles, os da Direita, poderiam ter vendido o Banco há mais de 1 ano. Se o tivessem feito não teria sobrado para este Governo....
    E, este Banco, sempre foi um "feudo" do Psd e dos seus acólitos!
    Dito isto, deviam ser confiscados todos os bens dos administradores que levaram os Bancos ao estado a que chegaram. Mas, a "raia miúda", - o povo trabalhador - é que vai pagar tudo isto e o que mais se verá.
  3.  # 127

Colocado por: pedromdfOs banqueiros portugueses deviam ser definitivamente proibidos de se aproximarem a menos de 100 m de qualquer banco!
    Mas antes o património seria confiscado a favor do Estado. Depois, todos para o "xadrez" por muitos anos. Pelo mal que fizeram ao País e aos trabalhadores.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  4.  # 128

É pah será que o próximo é o Montepio? tenho lá 10000 euros em PPR e os PPR não estão protegidos pelo fundo de garantia dos depósitos.
  5.  # 129

Colocado por: jorgferrÉ pah será que o próximo é o Montepio? tenho lá 10000 euros em PPR e os PPR não estão protegidos pelo fundo de garantia dos depósitos.
    Esse dinheiro está na Associação Mutualista? Se está, não é garantido pelo Fundo de Garantia, mas não vamos pensar nisso. A Associação Mutualista parece estar bem de saúde. Eu também não gostava que algo corre-se mal no Montepio. O pouco que tenho anda por lá!
  6.  # 130

Colocado por: jorgferrtenho lá 10000 euros em PPR

Se fosse multicamada era pior :-))
  7.  # 131

Não, o próximo será o BCP, pois está cotado em bolsa e claro com todas as trafulhices mascaradas ..
  8.  # 132

Colocado por: eu
    Poderiam ter acontecido coisas muito piores, como o colapso de todo o sistema bancário...

Andamos a pagar estes resgates todos e o colapso do sistema bancário não está a deixar de acontecer, acontece apenas...mais devagar.
    No fim do processo também não existirão praticamente bancos de capital português, não que isso me preocupe.
    Por outro lado, a internacionalização da banca portuguesa inverteu a marcha e está cada vez mais doméstica com a batida em retirada de alguns mercados outrora rentáveis, como Angola.

Isto tudo não podia ter sido feito sem recorrer à bolsa do contribuinte?!

Porque é não deixam falir os bancos como outra qualquer empresa?

Eu que não tenho contas no BPN, BES ou Banif, porque é que tenho de pagar os respectivos resgates?
  9.  # 133

Colocado por: A. MadeiraEsse dinheiro está na Associação Mutualista? Se está, não é garantido pelo Fundo de Garantia, mas não vamos pensar nisso. A Associação Mutualista parece estar bem de saúde. Eu também não gostava que algo corre-se mal no Montepio. O pouco que tenho anda por lá!

Sim os PPR são da associação. Eu do pouco que percebo disto parece-me que no Montepio é o contrário do BES/GES. No caso do Montepio é a associação que tem enterreado/emprestado dinheiro ao banco. De qualquer maneira confesso que não estou 100% descansado
  10.  # 134

Colocado por: Picareta
    Se fosse multicamada era pior :-))

Eheheh, olhe 61500 foram para comprar o lote, pode ser que qualquer dia haja pex ou multicamada lá no terreno :)
  11.  # 135

Colocado por: J.FernandesPorque é não deixam falir os bancos como outra qualquer empresa?

Porque se falissem, teríamos que garantir os depósitos e isso se calhar ainda custava mais.
  12.  # 136

Colocado por: J.Fernandes
    Andamos a pagar estes resgates todos e o colapso do sistema bancário não está a deixar de acontecer, acontece apenas...mais devagar.
    No fim do processo também não existirão praticamente bancos de capital português, não que isso me preocupe.
    Por outro lado, a internacionalização da banca portuguesa inverteu a marcha e está cada vez mais doméstica com a batida em retirada de alguns mercados outrora rentáveis, como Angola.

Isto tudo não podia ter sido feito sem recorrer à bolsa do contribuinte?!

Porque é não deixam falir os bancos como outra qualquer empresa?

Eu que não tenho contas no BPN, BES ou Banif, porque é que tenho de pagar os respectivos resgates?

E você acha que se deixassem cair o sistema bancário tornaria a ver o seu dinheiro? eu acho que iam os bancos todos atrás. QUando penso mesmo nisto acho que mais valia torrar tudo que o meter no banco
    Concordam com este comentário: eu
    • emad
    • 22 dezembro 2015

# 137

Ja estou farto de ouvir asneiras sobre falencias de bancos. Por acaso sabem qual e o denominador comum destes bancos todos que foram a vida e o montepio incluído? Todos pagavam mais do que os outros. A culpa e de quem? Quem alimentou estes lobos?
    Pois. São os portugueses analfabetos que só querem a melhor taxa. E nao interessa saber a razão porque e que os bancos que pagam mais tem de pagar mais para terem clientes.
    Todos mudaram para aqueles que pagavam mais. E estes que receberam mais, agora estao seguros porque todos nos vamos pagar para assegurar o dinheiro deles.
    E lembrem-se que a cgd tem la cocos a pagar 8,25% e ainda nao reembolsou as finanças nem 1€. Este e o banco seguro dos portugueses que tem vindo a ser gerido por incompetentes e boys.
    Este vai acontecer como a TAP, vai chegar a um dia que a solução e privatizar, porque nao se pode colocar tambem nem mais 1€.
    Desculpem o desabafo, mas temos este país desta forma, porque não vemos os verdadeiros problemas a nossa frente.
    Continuem a contribuir para esta realidade. Continuem a premiar a incompetencia.
  13.  # 138

A solução passa por correr com os banqueiros portugueses!
    E estão a fazê-lo, este já é espanhol.
  14.  # 139

Colocado por: PicaretaPorque se falissem, teríamos que garantir os depósitos e isso se calhar ainda custava mais.

Até 100.000€ pelo que diz a lei.

Mas neste momento estamos a garantir depósitos de muito mais que esse valor, pago com impostos de pessoas, na sua maioria, de muito menos posses.

E, acima de tudo, passa-se a mensagem errada: pode-se sempre colocar o dinheiro no banco com a estratégia mais arriscada que pague o melhor juro, porque no fim do dia lá estará o contribuinte para se chegar à frente.
    • emad
    • 22 dezembro 2015

# 140

Colocado por: pedromdfA solução passa por correr com os banqueiros portugueses!
    E estão a fazê-lo, este já é espanhol.

Tens o Antonio horta Osorio que e o Mourinho da Banca Inglesa. Também temos pessoas competentes a gerir bancos. E ate ha um outro português noutro banco la fora a dar cartas. O problema está na mente dos portugueses que querem ganhar muito sem correr riscos. E depois estas banquetas implodem porque para compensarem as remuneraçoes elevadas que pagam em juros, começam a correr riscos na atribuiçao de credito e depois as imparidades levam-nos a este estado saudável.

0.0305 seg. NEW