Com a crescente oferta diversificada de produtos para aquecimento elétrico, gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:
Considerando uma sala de 25 m2, com isolamento razoável, em apartamento, acham mais eficaz e económico para a aquecerem: 1- radiador a óleo? 2- emissor térmico elétrico ( aqueles tipo radiadores do aquecimento central )? 3- lareira elétrica?
Utilização diária 10 horas.
Caso o tópico seja repetido, agradeço remissão para o lugar respetivo.
Tenho um radiador a óleo e um convector, ambos eléctricos e ambos com potências equivalentes divididas pela seleção do termostato e das teclas de 600, 900, ou 1500 watts. A diferença principal é que o convector gera calor mais depressa por ter ventilador e assim que se desliga também perde o calor gerado mais depressa, o radiador a óleo leva mais tempo a atingir a temperatura seleccionada mas mantêm-na por mais tempo após desligar, com a vantagem de na minha opinião fazer um calor mais aproximado do natural e mais confortável que o convector. O resto é uma questão de pura estética e gosto pessoal.
Ok. Agradeço desde já os comentários. Realmente, do que tenho lido, o irradiador a óleo, ainda será o melhor.
Pergunto ainda: há aquecedores a óleo de preços muito diferentes ( exemplo: de € 30,00 e de € 160,00). Quais serão as vantagens do equipamento mais caro?