Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    Como cada caso é um caso, não consegui ainda encontrar uma resposta clara para o meu.
    Em anexo podem ver um diagrama que rabisquei mesmo agora. Posso melhorá-lo se não fôr perceptível q.b.

    esquema

    Pretendo demolir a lareira que tenho em casa e instalar uma salamandra. A sala é pequena e a lareira é enorme, feia, mal construída/torta e como se não bastasse é fumosa q.b. e o vento vem por ali abaixo e trás cheiros mesmo no verão.

    A chaminé existente é em alvenaria e foi construída do lado de fora da casa. Pretendo reutilizá-la para meter o tubo flexivel em inox.

    Perguntas:

    1) Uma vez que o flexivel vai por uma chaminé até ao topo, não precisa ser isolado, ou precisa? E o sifão para condensados?
    2) Deverei colocar outro chapeu na chamine ou o que lá está serve?

    chamine

    3) Por uma questão de stock disponível e escassez de tempo para a realização, é possível que não encontre tubo flexível de 120mm. Há problema em usar uma redução e ter 120mm a ligar à salamandra e 150mm ao passar para o tubo flexivel?
      esquema2.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: xicogois76Viva.

    Como cada caso é um caso, não consegui ainda encontrar uma resposta clara para o meu.
    Em anexo podem ver um diagrama que rabisquei mesmo agora. Posso melhorá-lo se não fôr perceptível q.b.

    esquema

    Pretendo demolir a lareira que tenho em casa e instalar uma salamandra. A sala é pequena e a lareira é enorme, feia, mal construída/torta e como se não bastasse é fumosa q.b. e o vento vem por ali abaixo e trás cheiros mesmo no verão.

    A chaminé existente é em alvenaria e foi construída do lado de fora da casa. Pretendo reutilizá-la para meter o tubo flexivel em inox.

    Perguntas:

    1) Uma vez que o flexivel vai por uma chaminé até ao topo, não precisa ser isolado, ou precisa? E o sifão para condensados?
    2) Deverei colocar outro chapeu na chamine ou o que lá está serve?

    chamine

    3) Por uma questão de stock disponível e escassez de tempo para a realização, é possível que não encontre tubo flexível de 120mm. Há problema em usar uma redução e ter 120mm a ligar à salamandra e 150mm ao passar para o tubo flexivel?

  3.  # 3

    Em relação a como terminar a conduta de fumos, já tenho resposta!:)

  4.  # 4

  5.  # 5

    Amigo Arcade, ao instalar uma girandola, o forista vai ter mais do que anda a fugir, corrente de ar em casa.

    A girandola são extratores naturais, que quanto mais vento mais ar puxam de dentro de casa, basta ter outra entrada de ar dentro de casa tipo chaminé da cozinha para ter forte corrente de ar em casa.

    Sobre a redução de diametro do tubo, isso não é aconselhavel, por motivos de tiragem e até mesmo de rendimento do mesmo. se não encontrar a de 150mm, compra a de 180mm aí então aplique a redução. e no topo( interior) faça a selagem da conduta de fumos com cisal, no topo exterior faça com tela de aço e massa simenticia refrataria, claro que com um vente para não criar gases dentro da chaminé, aí sim vai ter uma chaminé rentavel e duravel. Vou postar aqui como eu fiz nos 2 casos.
  6.  # 6

    Está é do topo da hotte, isolada com cisal
      CIMG3208.jpg
  7.  # 7

    Caro Flaviano742,

    Não estava a pensar reduzir, mas sim aumentar, de 120 para 150. A salamandra tem saída de 120 a 125mm, mas para o flexível só encontrei uniões de 150 em stock.

    Está a ver a foto da chaminé? A salamandra vai ficar no res-do-chão. Será mm necessário cimento refractario para selar a conduta?
    O "vente" da chaminé (essa ainda não tinha pensado ou lido alguma referência ao mesmo) será outro orifício a deixar ao cimo da chaminé (por exemplo, 1 pedaço de conduta igual e ao lado ao que vem da salamandra)?

    Obrigado.
    Luis
    • Arcade
    • 19 dezembro 2015 editado

     # 8

    Colocado por: Flaviano742Amigo Arcade, ao instalar uma girandola, o forista vai ter mais do que anda a fugir, corrente de ar em casa.

    Eu tb não disse para instalar 1 girândola.
    Concordam com este comentário: Flaviano742
  8.  # 9

    Amigo Arcade, desculpa, foi o que me apareceu no link que pos. abraço.
  9.  # 10

    estava a falar destas, depois no topo leva a tampa da chaminé. e na minha devido a ter sido utilizada somete a conduta sem o tubo em inox, ficoucom alguma fuligem e como sei que isso dá azo a criação de gases, então fiz no topo um orificio e pus tubo anelado, este funciona como respiro da chaminé, já que em baixo está fechada com cisal e no topo com massa refrataria..
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
      conduta-topo_r.jpg
 
0.0115 seg. NEW