Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A quem me souber esclarecer, agradeço desde já.

A empresa que me vendeu os azulejos para as casas de banho disse-me que os mesmos devem ser colados com cimento-cola de grés. O empreiteiro que os vai aplicar diz que não é necessário e que basta o normal.

O custo do cimento-cola normal está incluído no orçamento do empreiteiro. Se quiser o outro terei que pagar mais (o que me inclina mais para o empreiteiro, que não tem nada a perder em indicar-me o mais caro)

O que escolher?
  2.  # 2

Os azulejos são em grês ou cerâmicos?
    Se forem em grés devem ser aplicados com cimento cola de grés, mas é daquelas coisas, passa sem ele

Colocado por: Sérgio99O custo do cimento-cola normal está incluído no orçamento do empreiteiro. Se quiser o outro terei que pagar mais (o que me inclina mais para o empreiteiro, que não tem nada a perder em indicar-me o mais caro)

Não é bem assim. Se no orçamento estiver indicado que os azulejos são em grês, ele devia saber que devia ter considerado cimento cola próprio.

Mas já apliquei muito grés com cimento cola normal sem problemas em interiores. Em exteriores já não arriscava
  3.  # 3

Os azulejos são em grés. No orçamento não está indicado que os azulejos são em grés, pelo que o empreiteiro considerou o normal.

Colocado por: PauloCorreia

Mas já apliquei muito grés com cimento cola normal sem problemas em interiores. Em exteriores já não arriscava

Foi exactamente o que o empreiteiro disse. Se fosse exterior não havia dúvidas. Disse mesmo que o que as marcas querem é vender.

Será mesmo assim e devo optar pelo cimento cola normal?
  4.  # 4

è daquelas coisas. Bem feito não fica, mas não costuma dar problemas. Desde que fique sabendo que algum pode descolar mais tarde. Já agora as peças são grandes ou pequenas?
  5.  # 5

Algumas peças são de 30x90.
  6.  # 6

Então não. São peças muito grandes e já podem dar problemas, além de necessitarem de colagem dupla

O weber.col (normal) na cor branca custa 4.4€ cada saco de 25kg
    O weber.col.grés(normal) na cor branca custa 9,00€ cada saco de 25kg

Uma colagem dupla consome 6.5kg/m2, pelo que com cimento cola normal gasta 1.14€/m2. Com cimento cola de grés gasta 2,34€/m2. è uma mais valia de 1,20€ por m2. Gastará mais 150€ na casa toda. aqui já não justifica. Com peças grandes é mais perigoso
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., Sérgio99
  7.  # 7

Qual o preço do material a ser aplicado?

Se realmente for muito caro não deve arriscar... e com esse tamanho muito menos ainda.

Tenha muito cuidado em quem vai aplicar, porque nem todos sabem trabalhar com esse tipo de colas, respeitar as dosagens de água e o periodo de secagem.

Deve ser rectificado, por isso deixe uns 1,5mm a 2mm de junta.
  8.  # 8

Colocado por: PauloCorreiaè daquelas coisas. Bem feito não fica, mas não costuma dar problemas. Desde que fique sabendo que algum pode descolar mais tarde. Já agora as peças são grandes ou pequenas?

Deixe para lá, que eu já vi descolarem com cimento-cola Grês.
  9.  # 9

Colocado por: 2970713Deixe para lá, que eu já vi descolarem com cimento-cola Grês.
    Eu não queria dizer isto, mas eu também (foram só 3 ou 4 mosaicos, num total de 4 casas de banho e 1 cozinha grande...). E o aplicador tinha seguido as instruçõezinhas todas.
  10.  # 10

Colocado por: Luis K. W.E o aplicador tinha seguido as instruçõezinhas todas.

Incluindo o tempo de vida? é que este é o erro mais frequente, usam estes cimentos colas como se fossem cimentos colas normais e depois dá no que dá.
    O segundo erro é usarem apenas colagem simples.
    O terceiro é falta de jeito
  11.  # 11

hummm

Isso devesse ao facto do aplicador espalhar muita cola e quando vai colocar as ultimas peças, o cimento cola já estar vidrado acabando por não colar. Outra situação é o aplicador não bater bem as peças.

Agora se um saco cola 4 m2 e não cola apenas uma peça duvido que seja da cola
  12.  # 12

Paulo,
    O trabalho foi feito por um dos meus encarregados, que até tem muito jeitinho. Mas pode ter cometido um erro.
    Suspeito que nos mosaicos que se soltaram, ou ele não fez colagem dupla, ou a cola não aderiu ao mosaico.

Vasco,
    Também pode ter sido por uma situação dessas, sim (cimento-cola 'vidrado', ou não ter batido bem essas peças).

O mais estranho foi que aquilo só começou a descolar uns 4 anos depois (e foram muito poucos azulejos).
    E... um tipo que aplica milhares de m2 de azulejos e mosaicos por ano, só se vai enganar exclusivamente numa obra?
  13.  # 13

O saco utilizado... poderia já ser velho..?!
  14.  # 14

E marcas de cimento cola de grés? Qual aconselham? Weber? Mapei? ..............?
  15.  # 15

Provavelmente o saco de cimento não estaria em boas condições ou foi adicionada muita/pouca água ao cimento cola....
  16.  # 16

Pode ter sido muita coisa...
    Como eventualmente pode-se usar o cimento cola normal (com todas as ditas precauções) e ficar um serviço em conformidade.

Com isto quero dizer que o marketing está presente em todos os mercados e seus segmentos.
    E uma das essências do MKT é a segmentação, logo se vê cimentos para tudo e mais alguma coisa.

No entanto, acredito que alguns produtos tenham efectivamente melhores prestações, tanto acredito que irei usa-los, mas sei que antigamente só conheciam/usavam o cimento cola Valadares e as aplicações ainda duram e em alguns casos estão em melhores que as novas.

De qualquer das formas, isto leva-nos a outro dilema.
    Porque é, que em principio, temos melhores materiais hoje, que outrora e o produto final da construção não evoluiu da mesma forma?
  17.  # 17

Colocado por: 2970713Porque é, que em principio, temos melhores materiais hoje, que outrora e o produto final da construção não evoluiu da mesma forma?

Porque antigamente a mão de obra era boa e barata e agora é cara e é uma miséria
    Porque antigamente existiam uma ou 2 técnicas que todos dominavam e agora existem imensas que ninguém entende
    Porque antigamente se deixava secar os materiais e a agora é sempre a despachar
    Porque antigamente se usava cal com fartura e agora o cimento e o betão são reis
    Porque antigamente se tinha tempo para fazer as coisas e hoje me dia é tudo para ontem

Quanto a melhores materiais tenho grande dúvidas acerca de muita coisa que por ai anda

Colocado por: 2970713E uma das essências do MKT é a segmentação, logo se vê cimentos para tudo e mais alguma coisa.

Também é um pouco. Um dos bons truques que conheço é juntar latex aos cimentos cola e poupa-se rios de dinheiro em certos cimentos cola maravilha. Mas a grande questão com os cimentos cola é a sua incorrecta utilização. Enquanto um cimento cola normal se aguenta bastante tempo sem perder qualidades, um dos mais especiais dura 20 a 30min, o que significa que só se pode fazer 3 ou 4 kg de cada vez. Não é preciso dizer mais nada, pois não?
  18.  # 18

Tendo em conta o cimento cola normal e o Flex, fiquei desiludido ao reparar que o Flex também segrega uma cristalização (vulgarmente chamada de baba) nas empenas exteriores.
    Sempre soube que o normal não era aconselhado para exteriores, mas poucos eram os clientes que queriam pagar a enorme diferença para o flex.
    Sempre convivi relativamente bem com fachadas babadas e fiquei desolado quando comecei a ver babadelas em fachadas coladas com Flex.

A verdade é que já nem sei em que materiais confiar.

nota:
    Por falar em latex, vi umas fibras da Wurht para juntar aos rebocos e que eventualmente previnem fissurações.
    Fiquei surpreendido o que um bocadinho daquilo "cresce" em contacto com a água. São milhares de filamentos (parece fibra de vidro) que surgem e crescem num copo de água.
    Este é um dos exemplos das evoluções tecnológicas que podiam permitir uma melhor construção.

Mas infelizmente...
  19.  # 19

Colocado por: 2970713Sempre soube que o normal não era aconselhado para exteriores, mas poucos eram os clientes que queriam pagar a enorme diferença para o flex.

E depois queixam-se. Nos exteriores é que já não brinco e só aplico normal, desde que eles se responsabilizem por escrito. Mas ai é bem mais complicado que a escolha do flex, temos de ver o tamanho das juntas, a cor do peça, as temperaturas de aplicação, etc.

Colocado por: 2970713Fiquei surpreendido o que um bocadinho daquilo "cresce" em contacto com a água. São milhares de filamentos (parece fibra de vidro) que surgem e crescem num copo de água.

São fibras de polipropileno. Já apliquei e resultam muito bem. Em caso de se pintar a epoxi temos de queimar com o macarico. Tente lá partir um bocado de betão com fibras e depois diga-me. São bem melhores que as redes malhasol que toda a gente usa e que pouco ou nada lá fazem. Nos desenhos ficam muito bem, mas nas prática ficam no fundo, perdendo o efeito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  20.  # 20

Porque antigamente a mão de obra era boa e barata e agora é cara e é uma miséria.
    Engenheiros e encarregados ! está na hora de ganhar tempo e formar o pessoal. Antigamente o pai ensinava o filho, agora não se sabe qem é o pai.
    Cumprimentos,
    Servente

0.0196 seg. NEW