Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas como já mencionei noutro tópico acabei de adquirir 1 recuperador Acqua PV da Solzaima .
    Como o adquiri a bom preço através de 1 colega agora não está fácil arranjar quem o monte preços muito inflacionados tanto no material como na mão de obra. Derivado a isso estou inclinado de ser eu a fazer a montagem como não sei soldar a cobre e também não tenho maçarico estou a pensar fazer a montagem toda com acessórios bicones de aperto . O material vai ser cobre pois penso ser o melhor para o aquecimento.

    Deixo aqui o esquema que estou a pensar montar. Se alguma coisas estiver mal digam .
    null
    Este esquema foi o que pedi a quem pedi orçamento pois não confio no sistema de vaso fechado. E como a caldeira só não fica desactivada por descargo de consciência penso ser o melhor . Ficou a faltar indicar que vou meter 1 purgador na saída da água quente pois o recuperador fica mais alto e também vai levar 1 válvula anti condensação.
  2.  # 2

    e o vaso aberto vai dar pressão suficiente para a caldeira a gas funcionar?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 3

    Para não ter esse problema pedi para serem colocadas 2 torneiras na saída do recuperador.
  4.  # 4

    ?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 5

    Desculpe enganei me queria dizer na caldeira. assim teria as pressões separadas se algum dia quisesse voltar a ligar a caldeira só teria de abrir as torneiras e repor a pressão de 1.5 bar.
  6.  # 6

    e depois ao fazer isso, a agua não vai sair pelo vaso de expanção aberto?
  7.  # 7

    teria 2 válvulas anti retorno nos tubos que ligam o recuperador ao sistema antigo.
  8.  # 8

    e entao? a agua nao passa por ai?? olhe que isso vai dar asneira!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 9

    Esse esquema nap serve para o que pretende e tem que usar um sistema pressurizado.
  10.  # 10

    Máquina montada. Assim que tiver tempo ponho fotos.
  11.  # 11

    Colocado por: HelioNunesMáquina montada. Assim que tiver tempo ponho fotos.


    Afinal a instalação ficou com vaso aberto ou fechado?
  12.  # 12

    Aberto e a funcionar a caldeira mural em paralelo.
  13.  # 13

    O aqua é conhecido por mamar lenha como gente grande, confirma-se?
  14.  # 14

    Come alguma ainda estou em testes. Mas consigo aquecer a casa toda na casa dos 19º com pouco mais que usava no outro recuperador que tinha (era dos ventilados).
  15.  # 15

    O recuperador ficou interligado ligado com a caldeira mural. Levou 1 rele para só ligar se a bomba estiver desligada pois assim que ela arranca a caldeira desliga. Como o vaso ficou na chaminé consegui 0.8 bar o que chega para a caldeira não dar erro. Mas chega de escrever e aqui ficam as fotos.














    Como podem ver o trabalho ainda não está pronto mas como e tudo feito por mim e só volto a ter férias mais lá para a frente. Depois de tudo pronto volto a meter fotos ou se se justificar.

    Fico á espera de opiniões e criticas.

    Boas obras .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  16.  # 16

    Colocado por: HelioNunesFico á espera de opiniões e criticas.

    Parabéns, aposto que lhe deu uma trabalheira do caraças mas que no fim deu-lhe "outro gosto" esse recuperador.
  17.  # 17

    Bom trabalho! Não fez entrada de ar para a hotte?
  18.  # 18

    Sim deu trabalho mas posso dizer que está como queria.
    Em relação as entradas de ar tem 2 em baixo nas fotos ainda não tinha pois tive de esperar pelo fim do mês para comprar as grelhas mas tem 1 de cada lado já montadas depois ponho fotos. do trabalho que ainda está em andamento pois ainda falta alguns pormenores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  19.  # 19

    Alguém me pode ajudar. O recuperador sempre trabalhou bem até a pouco tempo. Mas a meio da semana passa sempre que o registo de trás fecha sai fumo pelos cantos superiores do vidro. Sou obrigado a abrir o registo da chaminé para o fumo sair pela chaminé e não para dentro de casa. Pensei que podia ser da lenha. Mas já experimentei com lenha de oliveira e de pinho e é igual. E as duas muito bem secas. E tudo na mesma .
  20.  # 20

    Posso estar enganado mas você já tem a chaminé obstruída de creosoto (carvão), tive problema idêntico, lenha de Oliveira aparentemente seca na realidade por dentro está húmida, e isso provoca uma rápida acumulação de carvão no tubo de chaminé, a lenha de pinho com cerne, também provoca muitos resíduos na chaminé, dou-lhe por conselho limpar a chaminé de cima para baixo com um escovilhão apropriado para a limpeza de chaminés e depois acender o recuperador e ver se o problema se mantém.
 
0.0188 seg. NEW