Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora bem,

    Faz agora um ano que sou cliente Galp, que me fornece em casa a energia eléctrica e o gás. Contratei o serviço e aderi à Conta Certa, tendo optado por pagar valores mensais idênticos ao que pagava anteriormente quando era cliente EDP, 30€/luz e 20€/gás. Chegado ao final do ano, recebi a factura de acerto. Qual não é o meu espanto quando vejo que tenho a pagar:

    de luz: 8,57€
    de gás: 947,75€ !!

    Passado o choque inicial, tento interpretar a rebuscada factura que me enviaram, com a ajuda de um amigo. Ele detectou que existe um lapso, que vou tentar explicar de forma sucinta: Se atentarem na foto da factura em anexo, verão que existe uma estimativa que vai de 14-11-2014 a 30-04-2015, mas depois não existe lugar à devolução dessa estimativa em grande parte desse período. Existe apenas a devolução entre 10-03-2015 e 30-04-2015, e daí para a frente tudo acontece como o esperado, com o valor das estimativas a ser devolvido quando entra na factura o valor real medido em cada período de 2 meses. No período entre 11-2014 e 03-2015 o valor estimado SOMA ao valor real medido.

    Dirijo-me a uma loja Galp para apresentar reclamação. Sou atendido por uma jovem que inicialmente não se apercebe do lapso, mas que depois de lho apontar concorda que existe de facto um erro na factura. Lá insere a reclamação no computador, atribui-me um código e diz-me para aguardar resposta. Ligaram-me hoje, apenas para me informar de que a factura está correcta, decisão que não acatei, renovando a reclamação.

    Agora apliquemos aqui algum bom senso, só entre nós: Sou o único morador aqui em casa. O gás natural é utilizado apenas para o aquecimento de águas (1 banho por dia, às vezes 2), e para o aquecimento central (que ligo só mesmo quando o frio é insuportável, mas o apartamento nem é mau, classe energética B). Não existem fugas nem avarias de contador (já fiz o teste), e tenho uma caldeira Valliant TurboTec Pro instalada há 2 anos, que me parece funcionar na perfeição. Como é que é possível eu ter um consumo de gás superior ao de electricidade?? Pelas contas da Galp, os valores a cobrar na Conta Certa de 2016 são de 32€ de luz e 85€ de gás. Completamente sem sentido.

    Já algum de vocês teve problemas idênticos com este ou outro fornecedor? Existe por aqui alguém com conhecimentos profundos de interpretação destas facturas que me elucide se o meu raciocínio está ou não correcto?
    Opiniões e partilha de experiências são bem-vindas.

    Abraços,
      WP_20151217_23_13_53_Pro.jpg
  2.  # 2

    Está na voga esse desrespeito.
    Que é um vai-te f%d$r. É em tudo. Reclame não pague recorra da comunicação. Fale com a deco.
    Depois existe provedor para tudo. O provedor não resolve nada.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • mafgod
    • 18 dezembro 2015 editado

     # 3

    Mas afinal... o que indica a contagem do contador de gás?

    Está igual ao da fatura?
  3.  # 4

    mafgod mais ou menos, existe uma discrepância pequena. Mas a questão não será essa, a questão será um erro matemático, um valor de estimativa que não foi subtraído à factura após ter sido feita a leitura ao contador...
  4.  # 5

    Não há nada como mandar a leitura mensal, assim os acertos são todos eles mensais e muito mais fáceis de controlar.

    Olhar para essa factura é como desenrolar um novelo.
  5.  # 6

    Viva vgomes159, eu tive um problema semelhante com a edp, não podia faltar.
    Acho que atiram o barro à parede a ver se cola, depois há os que reclamam e os que não, o que vier é lucro.
    Como já alguém aqui disse, o provedor não serve para nada.
    Em relação ao meu episódio, reclamei do acerto que eles fizeram, que não era um valor tão exagerado como o seu e consegui que me devolvessem o valor nas facturas seguintes. Entretanto o dinheiro cobrado esteve do lado deles 3 meses.
    Com a edp já tive vários episódios.
 
0.0108 seg. NEW