Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Tenho um apartamento num bloco onde há mais 3 apartamentos (um em frente e os outros dois no andar de cima) e 2 lojas por baixo, sendo o meu o único apartamento habitado. Ora neste caso, o calor foge todo e tenho também algumas paredes com humidade, pois como a fachada do prédio é revestida com monomassa e aquilo absorve tudo, acabo por ter humidade no interior.

Outra questão é a nível do som, quando o vizinho de cima vem passar férias ouve-se tudo, desde o andar ao falar, é como quando andam nas lojas em baixo, mas parte desse som noto que vem pela conduta do ar nos WC's, pois como vão todas juntas para cima em tubo spiro aquilo deve deixar passar o som.

Agora o que realmente pretendo saber é o seguinte, uma vez que não posso mexer por fora, no máximo poderei envernizar a fachada para não ficar porosa, na parte de dentro vou forrar as paredes e o tecto com placas de gesso cartonado mas tenho dúvidas que tipo de isolamento devo usar. Nas paredes estava a pensar em wallmate caso tenho alguma humidade vinda do exterior para não se degradar e no tecto por causa de tentar isolar um pouco o som que vem de cima estava a pensar em lã de rocha.

O que me aconselham?
  2.  # 2

Está a falar de 3 problemas distintos: acústico, humidade, térmico ("calor foge").
    E de 3 tipos de solução: ISOLAMENTO ACÚSTICO, IMPERMEABILIZAÇÃO, ISOLAMENTO TÉRMICO.

Quanto à HUMIDADE, pode vir das paredes exteriores (como diz) mas também pode ser resultado de condensações. Fale com um técnico para que ele lhe confirme se são ou não infiltrações. Muitas vezes, ao verem as paredes negras de bolor, as pessoas pensam que a humidade vem de fora... quando, na realidade, vem de dentro.
    E se vier de dentro, as soluções são: a) Arejar; b) aquecer, e c) desumidificar.
    Se a humidade vier de fora, devia tratar as paredes POR FORA. Ao colocar paredes em gesso cartonado por dentro, estará apenas a adiar o problema. A humidade acabará por destruir os perfis que sustentam o gesso cartonado.

O isolamento TÉRMICO das paredes pode ser muito menos grave que o das janelas (e respectivas caixas de estore). Já comparou a temperatura dos VIDROS com a das paredes interiores mesmo ao lado? Basta pôr a mão em cima do vidro e da parede. Que tal? Se a parede estiver à mesma temperatura (ou mais fria) que o vidro, vale a pena investir em parede dupla, em gesso cartonado, com isolamento wallmate (mas atenção, que se vier MESMO humidade do exterior tem de tratar disto primeiro!)
    Caso contrário, talvez seja melhor investir nas janelas (e caixas de estore).

Quanto ao isolamento ACÚSTICO, ao colocar lã de rocha no tecto (sobre um tecto falso em gesso cartonado!), isso atenuará a intensidade dos ruídos aéreos (vozes), mas não tanto os de percursão (caminhar), que poderão transmitir-se pelas paredes.

Aconselho a... falar com alguém que perceba do assunto. :-)
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandotx, luis_guilherme
  3.  # 3

Impermeabiizando por fora com o verniz e com as paredes exteriores e os tectos isolados penso que já não teria problemas, pois para mim isto acontece porque como é o único habitado e aquecido puxa as humidades. Uma dúvida aue tenho é se devo também forrar as paredes interiores, para estas não aquecerem e não serem elas a puxar a humidade na ponta onde vai encostar na exterior?!
  4.  # 4

Colocado por: nandotx(...) como é o único habitado e aquecido puxa as humidades.
    Uma dúvida aue tenho é se devo também forrar as paredes interiores, para estas não aquecerem e não serem elas a puxar a humidade na ponta onde vai encostar na exterior?!
    Sei umas coisas de isolamento térmico, de impermeabilização (e de isolamento acústico). Fui muito bom aluno a Termodinâmica (onde até tive um professor que ganhou um Nobel).
    Mas não conheço esse fenómeno de o aquecimento das paredes "puxar" as humidades.
    Alguém me explica?

Já agora, relativamente a "se devo também forrar as paredes interiores, para estas não aquecerem", o isolamento térmico NÃO AQUECE nada!
    O efeito do isolamento térmico é RETARDAR o aquecimento (no Verão) ou o arrefecimento (no Inverno) das paredes.
  5.  # 5

Eu por acaso nunca fui bom aluno, mas consigo perceber que em lado nenhum escrevi que o isolamento térmico aquece! Quando falo em isolar as paredes interiores não me refiro em isolar paredes por dentro, refiro-me mesmo às paredes interiores!

Em relação ao "puxar" a humidade, se a parede apanhar água por fora e esta se for infiltrando, se o apartamento estiver quente por dentro não "puxa" a humidade que está na parede mais rápido?
  6.  # 6

OK. O que escreveu em baixo diz o contrário do que eu escrevi. Mas o meu erro é compreensível.
    Colocado por: nandotxUma dúvida aue tenho é se devo também forrar as paredes interiores, para estas não aquecerem

Quer, portanto, isolar as paredes interiores para não aquecerem.... (eu isolaria as paredes para elas não arrefecerem!)
    Se as forrar a metal, estarão sempre fresquinhas. E, segundo a sua teoria, se estiverem frias (neste caso, geladas) "puxam" menos humidade?!?
    Recapitulando (e indo para casos um pouco extremos): no seu entender, como as paredes exteriores metem água, é melhor ter o interior do apartamento a -5ºC, porque assim não "puxa" humidade? Pela mesma lógica, se tivesse o interior da casa a +150.ºC teria uma carrada de humidade nas paredes, certo?
    Isso não faz o mínimo sentido!
    A quantidade de humidade que tem dentro de casa devido a INFILTRAÇÃO (pelas paredes exteriores) depende sobretudo das condições EXTERIORES! Se chover durante trinta dias seguidos as infiltraçóes podem ser catastróficas; se chover e fizer vento forte alternadamente, pode nem ter infiltração nenhuma.

NOTA: outra coisa são as CONDENSAÇÕES, que aparecem mais facilmente se as paredes estiverem frias.

Coloque aqui fotografias das suas paredes para vermos se conseguimos perceber se tem INFILTRAÇÕES ou CONDENSAÇÕES.
  7.  # 7

8.  # 8

Colocado por: nandotxAqui ficam algumas fotos:
    Visto "daqui" essas manchas parecem ser provocadas por Condensação.
    Se as limpar (e o estuque/tinta não se estiver a desfazer), quer dizer que são manchas de bolor, que acumulam onde o ar está parado e as paredes mais frias.
    O que, no caso das fotografias, parece bater certo, porque aparecem manchas nas esquinas (ar parado) e onde as paredes são mais frias (pilares e vigas em betão, que provocam pontes térmicas).

As soluções estão em cima: Ventilar; Aquecer; Desumidificar.
    Ou, isolar térmicamente, de preferência pelo exterior (capotto).
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandotx
  9.  # 9

Pelo exterior não tenho grandes hipóteses, uma vez que é um prédio não posso colocar capoto.

0.0164 seg. NEW