Iniciar sessão ou registar-se
    • luisfl
    • 19 dezembro 2015 editado

     # 1

    Boa noite,

    Estou neste momento a solicitar orçamentos para remodelar um T3.
    Um dos aspectos que ainda me faz mais confusão é a rede eléctrica e a rede de dados (telefone e internet).
    Como estamos a falar de uma remodelação geral em que vão existir muitos buracos, a instalação eléctrica será um ponto importante da obra.
    Já ouvi falar em ITED's e ATI's e coisas assim.
    O objetivo será ter uma espécie de bastidor à entrada da casa onde se possa ligar a internet e tv para depois ter os serviços em cada divisão.
    Neste sentido, peço-vos que de uma forma "simples" me digam o que deverei ter em atenção para que depois não me arrependa....
    • luisfl
    • 21 dezembro 2015 editado

     # 2

    Boa noite.

    Estive a pesquisar um pouco e trocar ideias com algumas pessoas sobre este tema e penso que já percebi alguma coisa.

    A caixa ATI é a caixa central de onde partem todos os cabos. Esta pode ter ou não espaço para esquipamentos activos, como por exemplo o router e o ONT da Meo.
    Depois posso fazer chegar os cabos que entender necessários às divisões que quiser. No caso da MEO bastará utilizar cabos ethernet cat6 para ter net, tv, ou telefone. Caso seja uma ligação Zon, necessitos de cabos coaxial. Posso fazer passar os dois por um tubo de 20mm.
    Será que isto que estou a dizer está correcto?
    Numa lógica de remodelação o que acham que vale a pena fazer? Em termos de custos só de material quanto acham que isto pode custar, isto é, caixa ati, cabos e tomadas? É um T3 com cerca de 100 m2.
    Obrigado.
  1.  # 3

    Colocado por: luisflA caixa ATI é a caixa central de onde partem todos os cabos. Esta pode ter ou não espaço para esquipamentos activos, como por exemplo o router e o ONT da Meo.
    Depois posso fazer chegar os cabos que entender necessários às divisões que quiser. No caso da MEO bastará utilizar cabos ethernet cat6 para ter net, tv, ou telefone. Caso seja uma ligação Zon, necessitos de cabos coaxial. Posso fazer passar os dois por um tubo de 20mm.
    Será que isto que estou a dizer está correcto?


    Sinceramente, não sei porque está preocupado com os operadores. O ITED pretende ser um standard para permitir deixar todo um leque de opções disponíveis ao Dono de Obra (cabo de rede, coaxial e fibra). Claro que nem todas as soluções standard são as melhores, mas depende muito do que pretende... A questão da localização dos equipamentos ativos é sempre um assunto a verificar. Também tem de definir onde quer a ZAP.

    Se está para fazer uma remodelação, porque não pede a um eletricista um orçamento e aproveita para esclarecer algumas dúvidas.

    Pesquise também neste documento:

    http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1327353#.VnhzE0qLTcs
  2.  # 4

    Em relação à localização dos equipamentos e da zap, estava a pensar no hall junto ao quadro electrico.
    A minha questão em relação aos operadores só se prende com o facto de ter ou não necessidade de comprar dois tipos de cabos e ter mais do que uma tomada por divisão.
  3.  # 5

    Colocado por: luisflA minha questão em relação aos operadores só se prende com o facto de ter ou não necessidade de comprar dois tipos de cabos e ter mais do que uma tomada por divisão.


    Eu deixei em todo o lado, menos na despensa e lavandaria. Se fosse hoje, até aí metia pelo menos tomadas de rede.
    Lembrei-me de deixar na cozinha e até ao pé do frigorífico.

    Coaxial só uma tomada em cada quarto e duas na ZAP, mas com três saídas (TV+SAT+FM).

    Fibra coloquei também em vários pontos: na sala, 4 duplex (8 fibras), no quarto, no escritório e na mezannine.

    Fazer uma remodelação e estar preocupado com 1 tipo de cabo ou tubagem é mau começo.....
  4.  # 6

    Faço estas perguntas por dois motivos:

    1º Para ter algum conhecimento sobre as coisas para poder trocar ideias com outras pessoas
    2º O dinheiro é limitado, logo temos sempre de fazer opções.

    Como tenho um T3 para remodelar, a parte da instalação eléctrica e a rede de dados tornam-se aspectos importantes. De certeza que existem n formas de montar o sistema e todas elas com vantagens e inconvenientes, nem que sejam monetários. Tento sempre reciocinar numa lógica de fair value.

    Será que a minha questão é assim tão estranha?
  5.  # 7

    Colocado por: luisfl1º Para ter algum conhecimento sobre as coisas para poder trocar ideias com outras pessoas


    Claro. Estranhava é se não quisesse saber nada do assunto. Aí até lhe perguntava porque tinha iniciado um tópico num fórum.... :)



    Colocado por: luisfl2º O dinheiro é limitado, logo temos sempre de fazer opções.


    O dinheiro é limitado, mas do meu ponto de vista, fazer uma remodelação num apartamento e fazer restrições numa instalação eléctrica e dados normal é nascer "maneta". Sem ofensa aos manetas....

    Não precisa de deixar uma instalação xpto, apenas normal. Uma instalação ITED normal contempla os sistemas de cablagem: par de cobre, cabo coaxial e fibra óptica.

    Se mudar de operador ADSL para cabo como faz depois? Ou se decidir, como aconteceu a mim, que quer uma ligação HDMI entre o computador/servidor e a televisão, mas infelizmente apenas deixou uma tomada rede e precisa de duas, uma para a Smart TV e outra para então para a extensão HDMI.

    Ou imagine que compra uma segunda box para o escritório ou para o quarto, mas apenas deixou uma ligação. Depois quer ter Internet, ver televisão e ops... também tem um PS4 e quer jogar em rede...


    Como já foi referido deve ter atenção à localização dos equipamentos ativos, router, switch, ONT, etc...

    Quanto à instalação eléctrica, não tendo uma instalação através de relés ou domótica, a única maneira que vejo para poder poupar é mesmo na escolha da marca da aparelhagem ou do equipamento do quadro.


    No fim digo-lhe, e posso estar enganado. A instalação elétrica e ITED é uma das despesa menos avultada no orçamento da remodelação geral de um imóvel. Veja a Caixilharia, Revestimentos e Louça Sanitária, Cozinha (móveis e electrodomésticos), etc...

    cumps
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  6.  # 8

    Colocado por: luisflDe certeza que existem n formas de montar o sistema e todas elas com vantagens e inconvenientes, nem que sejam monetários.


    A não ser que seja eletricista, vai dizer aos outros como fazer o trabalho? Pode e deve dizer qual a solução que pretende. Agora vai definir se o eletricista passa um tubo de 20mm ou de 16mm? Ou tem conhecimento de causa, ou pode ter chatices.

    Pode por exemplo definir localização e quantidade das tomadas que quer disponíveis, interruptores e que não quer caixas de derivação (usam as caixas fundas nos interruptores com ligadores rápidos). Mas dizer que quer apenas X tubo(s) de x mm entre ponto A e ponto B....

    cumps
  7.  # 9

    Concordo com o que diz.
    As pessoas com que falei foram ao encontro daquilo que diz, excepto na necessidade de passar fibra para já na instalação.
    Considerando que fazem a passagem de cabo coaxial e rj45 quantos pontos devo considerar em cada divisão?
    Eu sei que é uma estão pessoal, mas ainda assim, o que será mais ou menos standard?
    2 quartos, 1 escritório, 1 hall, 1 sala e 1 cozinha.
    • smar
    • 22 dezembro 2015

     # 10

    Boas,

    Estou a remodelar e a electricidade vai ser toda nova também!

    Estava a ponderar meter cabo tv e cabo rj45, mas agora todos falam na fibra, mas a unica coisa que podemos lá ligar não é o router? ou existem outros equipamentos?
  8.  # 11

    Colocado por: electraoSe mudar de operador ADSL para cabo como faz depois? Ou se decidir, como aconteceu a mim, que quer uma ligação HDMI entre o computador/servidor e a televisão, mas infelizmente apenas deixou uma tomada rede e precisa de duas, uma para a Smart TV e outra para então para a extensão HDMI.

    Ou imagine que compra uma segunda box para o escritório ou para o quarto, mas apenas deixou uma ligação. Depois quer ter Internet, ver televisão e ops... também tem um PS4 e quer jogar em rede...

    Electrão, já agora por curiosidade, como resolveu a questão do cabo HDMI?
  9.  # 12

    Isso de meter fibra em todo o lado, neste momento é desnecessário.

    Assim como assim, não há equipamentos com ligações de fibra (pra já) e quando houver até poderão usar outros protocolos e a fibra que já está instalada não servir
  10.  # 13

    Vejam lá se isto faz sentido:

    Cada quarto: 1 coaxial + 1 RJ45 (aos pés das cama)
    Sala: 2 coaxial + 2 RJ45 (para ficar com a possibilidade de inverter móveis)
    Cozinha: 2 coaxial + 2 RJ45 (para ficar a possibilidade de meter a tv em dois locais diferentes)
    Hall: 1 RJ45 (para colocar telefone fixo)

    Neste caso, conto 16 pontos.

    Que caixa recomendam para esta situação, de preferência com espaço físico para equipamentos.
  11.  # 14

    Colocado por: Victor Ribeiro
    Electrão, já agora por curiosidade, como resolveu a questão do cabo HDMI?


    bem, eu tenho uma situação especial. Tenho 8 fibras monomodo e não me importava de usar uma em vez de ocupar um RJ45. Infelizmente os equipamentos para fibra são muito caros ou então são só para multimodo.

    Tipo estes:


    http://www.ebay.de/itm/Lindy-38170-Fibre-Optic-HDMI-Extender-Erweiterung-fur-Video-Audio-bis-zu-300-D-/191750299203?hash=item2ca5355e43:g:cYkAAOSw7FRWXWCe
  12.  # 15

    Colocado por: quim.betoAssim como assim, não há equipamentos com ligações de fibra (pra já) e quando houver até poderão usar outros protocolos e a fibra que já está instalada não servir


    Como disse e bem, pode haver outros protocolos. Mas protocolo não é infra-estrutura.

    Tem aqui o exemplo da evolução de velocidades (diferente protocolo) para par de cobre:

    http://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/esqueca-a-fibravem-ai-ligacoes-dsl-a-1-gbps/

    cumps
  13.  # 16

    Colocado por: luisflCada quarto: 1 coaxial + 1 RJ45 (aos pés das cama)
    Sala: 2 coaxial + 2 RJ45 (para ficar com a possibilidade de inverter móveis)
    Cozinha: 2 coaxial + 2 RJ45 (para ficar a possibilidade de meter a tv em dois locais diferentes)
    Hall: 1 RJ45 (para colocar telefone fixo)


    não tem uma zona de trabalho em casa? tipo escritório?

    cumps
  14.  # 17

    Sim, um dos quartos será escritório.
  15.  # 18

    Colocado por: luisflSim, um dos quartos será escritório.


    E não quer deixar mais do que 1 ponto de rede? É certo que depois poderá colocar aí um switch, mas se poder evitar melhor.

    No escritório, entre outros, pode precisar:
    1 ponto de rede para o computador fixo
    1 ponto de rede para a impressora
    1 ponto de rede para o telefone VoIP
    1 ponto de rede para um disco externo (NAS)

    Assim como pode precisar de tomadas eléctricas extras....

    Mas claro, depende se vai converter o quarto em escritório ou apenas adaptar o quarto para servir de escritório. São conceitos bastante diferentes... No primeiro pode eventualmente necessitar de reforçar a infra-estrutura, no segundo, coloca um switch e uma extensão eléctrica e tá feito!

    cumps
  16.  # 19

    Colocado por: luisflCada quarto: 1 coaxial + 1 RJ45 (aos pés das cama)


    Meta mais uma RJ45 junto ao coaxial (use uma tampa dupla para ficarem ambas na mesma caixa)
    Concordam com este comentário: electrao
  17.  # 20

    Ok, obrigado pelas sugestões.

    E neste caso que caixa ati sugerem (algo que fique relativamente bem embutido na parede do hall junto ao quadro eléctrico).

    Outra questão: Estava a pensar pedir para fazerem um roço no chão da sala para ficar com a possibilidade de passar uns cabos para colunas traseiras. Que tipo de tomada sugerem? Aquelas que na prática são só mesmo um buraco e os cabos ficam soltos?
 
0.0190 seg. NEW