Iniciar sessão ou registar-se
    • tc81
    • 20 dezembro 2015

# 1

Boa noite a todos,

Antes de mais deixem-me dizer que este forum é top!
    Especialmente para pessoas (como eu) que estão completamente fora deste tema.

Gostava de vos pedir uma opinião. Vamos comprar um terreno com um projecto já aprovado na câmara. Temos imensas dúvidas, mas a que me está a fazer mais confusão é de facto o valor de construção da casa.

Por partes, a casa tem 260 mts2 de área, 2 pisos( 210 mts2) + sótão ( 50 mts2), que à partida vai ser open space/arrumos. Tenho pesquisado na internet e penso que o valor aceitável é qualquer coisa à volta dos 700 euros/mt2.
    Para mim (sendo informático) faz-me imensa confusão pensar por exemplo que o facto de ter um sótão com 50 mts2 vai encarecer a obra por ~+35 mil euros.

O que gostava de saber era se faz sentido o raciocínio do sótão e se 700 euros por mt2 é um valor aceitável para construir a casa, com acabamentos como deve ser ( dentro do razoável ).

Obrigado !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  1.  # 2

Pelo menos zona de Lisboa sinceramente acho que por 700 euros/m2 é impossivel (a não ser que a esse valor ainda some o IVA).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc81
    • tc81
    • 20 dezembro 2015

# 3

@jorgferr

Sim estamos a contar com 700 + IVA.

A zona é cascais.

Cump
  2.  # 4

700 + iva parece me pouco, pelos valores que me deram... Na casa pro Era davam cerca de 1000 já com IVA.
    • tc81
    • 20 dezembro 2015

# 5

@Flavita

1000 + IVA? com bons acabamentos?
    Cump
  3.  # 6

A mim deram-me 750 euros já com IVA.
    • tc81
    • 20 dezembro 2015

# 7

@calinas

Esse preço inclui os extras que pretendia? por exemplo ar condicionado?

Cump
  4.  # 8

Colocado por: tc81Por partes, a casa tem 260 mts2 de área, 2 pisos( 210 mts2) + sótão ( 50 mts2), que à partida vai ser open space/arrumos. Tenho pesquisado na internet e penso que o valor aceitável é qualquer coisa à volta dos 700 euros/mt2.
    Para mim (sendo informático) faz-me imensa confusão pensar por exemplo que o facto de ter um sótão com 50 mts2 vai encarecer a obra por ~+35 mil euros.

claro que o seu pensamento é válido, afinal o telhado, com sótão aproveitado ou não, seria uma coisa sempre a ser construída. Se ele vai ficar open space para arrumos não faz sentido considerar os 700€ por m2 por estes 50m2 de area.
  5.  # 9

Colocado por: tc81@calinas

Esse preço inclui os extras que pretendia? por exemplo ar condicionado?

Cump

Sim , todos do CE base. AC, aspiração, vmc. Etc. Não incluía muros de propriedade.
    A casa era simples e compacta, um cubo 2 pisos.
  6.  # 10

tc81, atenção que o valor dos 1000€ já inclui projetos e burocracias... Os acabamento não me pareceram nada por aí além, não incluía AC, apenas pré-instalação, não incluía aspiração central, apenas pré-instalação.. Também não incluía cozinha nem exterior (muros e pavimentos)! Valor contemplado/m2 de pavimento - €15, valor para cada WC - 1000€. O que ele me disse é que a construção era excelente e ficava com uma casa fantástica! :D Agora se há por aí quem faça mais por menos, também acredito... Já muito mais por menos, não acredito! ;)
  7.  # 11

pois Flavita

no entanto no seu caso se aceitasse isso recomendava que contratasse á parte um fiscal ( director de fiscalização para garantir essa tal casa fantástica,) alias nem sei como é que eles descalçam essa bota pois a camara exige o diretor de fiscalização.
    de resto acho que a não incluir nem cozinha nem arranjos exteriores, carote.
  8.  # 12

Pois, nós também achamos carote para o que inclui... :) O problema é mesmo o financiamento do banco que só entra depois de feita a primeira parte da casa... Infelizmente só há mesmo dinheiro para o terreno + impostos. O que sobra é pouco para pagar projeto + início da construção.. A menos que haja construtoras a dar início ao trabalho sem ver tostões! :P

O fiscal pode ser qualquer pessoa? Ou tem de ser arquitecto/engenheiro?
  9.  # 13

Colocado por: FlavitaPois, nós também achamos carote para o que inclui... :) O problema é mesmo o financiamento do banco que só entra depois de feita a primeira parte da casa... Infelizmente só há mesmo dinheiro para o terreno + impostos. O que sobra é pouco para pagar projeto + início da construção.. A menos que haja construtoras a dar início ao trabalho sem ver tostões! :P

O fiscal pode ser qualquer pessoa? Ou tem de ser arquitecto/engenheiro?

Flavita, do que eu sei você pode pedir a avaliação do terreno e o banco liberta a primeira tranche logo no inicio em função da avaliação do terreno.
  10.  # 14

No nosso caso não.. o Santander só liberta a primeira tranche após construída a 1ª laje (ou perto..). E queremos fazer o negócio com o Santander pois é o nosso banco e de longe o mais vantajoso.. Daí esta condicionante! :)
  11.  # 15

Flavita

há algo estranho, o banco vai financiar o quê 80% ? 90% ? da construção ?
  12.  # 16

80% do valor da avaliação (avaliam construção + terreno), mas só libertam a 1ª tranche após vistoria da 1ª parte. Não é (quase) sempre assim?
  13.  # 17

É. Costuma ser assim.
  14.  # 18

é estranho, ora se a Flavita vai pagar do seu bolso o terreno porque razão terão eles que estar a fazer a avaliação para o empréstimo considerando o valor do terreno?

mais uma vez é estranho, muito estranho.
  15.  # 19

terão sempre que contemplar o valor do terreno, no entanto esse valor é "considerado" da minha responsabilidade (que no meu caso deve então ser os 20%).. Depois eles hão de entrar com o financiamento para a parte da construção.
  16.  # 20

Colocado por: Flavita80% do valor da avaliação (avaliam construção + terreno), mas só libertam a 1ª tranche após vistoria da 1ª parte. Não é (quase) sempre assim?

todos os bancos que contactei libertavam a primeira tranche no acto da escritura (10% no meu caso com a CGD). Depois mais tarde libertavam consoante a avaliação que fizessem na altura em que fosse pedida nova tranche. Nunca ouvi falar de uma forma diferente de fazer as coisas.
    Concordam com este comentário: Bru92

0.0214 seg. NEW