Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Finalmente chegou a fibra a minha terrinha e vou passar de 800KB a 100 megas de velocidade já em janeiro. Muita gente aqui no forum já tem fibra a muito tempo por isso gostaria de perguntar o seguinte:

1º A vodafone mete a fibra dentro de nossa casa onde nós queremos ou onde lhe dá mais jeito a eles?
    2º Para ligar 3 tv´s e ter net em toda a casa é preciso furar as paredes?
    3º só quero uma box, as outras tv´s vão ser ligadas a partir daquela box? Com fios ou sem fios?
  2.  # 2

1 - somos nós que dizemos. Geralmente onde fica a tv principal.
    2 - juntamente com a box é instalado um router que transmite net por Wi-Fi
    3 - tv principal ligada à box e as restantes por cabo coaxial
  3.  # 3

4º O sinal fibra também pode ser distribuído pela rede eléctrica tal como o ADSL?
    5º quando o sinal é transmitido pela rede eléctrica não existe a possibilidade de os vizinhos se ligarem a minha rede enquanto o quadro eletrico estiver ligado?
    6º Deduzo que a Vodafone não passe cabos por toda a casa, eu tenho pré instalado o tubo e as tomadas para rede telefónica, mas não existe ligações nem cablagem, qual o cabo que se deve utilizar para a fibra?
    7º Dentro de casa o mesmo cabo pode dar para ligar a tv e passar a net?
    8º O cabo de fibra por aqui vem através dos postes da EDP e quando não há postes a DST põe os que fazem falta (ficou acordado entre a EDP e a DST que as duas empresas podem utilizar os postes uma da outra para passar os cabos)
    8.1 A Vodafone pode cortar o cabo de fibra na rua e ir buscar o sinal onde for mais perto ou acontece o mesmo que no ADSL que mesmo que o cabo principal passe perto de minha casa vão busca-lo ao poste que tenha uma caixa para ligar mesmo que para isso gastem centenas de metros de cabo?
    9º O cabo ao fim do contrato é nosso e pode ser usado por outra empresa como acontece no meo ou continua a ser da Vodafone?
    10º No final do contrato o cabo tiram-no ou fica?
    11º O router e o telefone em fibra funciona sem electricidade?
    12º Quantas tvs no máximo podem estar ligadas ao mesmo tempo?
    13º Com as tv´s ligadas a velocidade de Internet diminui?
    14º A Vodafone configura a Internet pelo menos num computador?
    •  
      larkhe
    • 22 dezembro 2015 editado

# 4

A fibra não é distribuida dentro de casa, o que vai acontecer é que vai ter um aparelho chamdo de ONT onde a fibra vai ligar desse aparelho saem duas ou tres ligaçoes ligaçoes uma para a box, uma para o router e provavelmente uma em coaxial para a televisão.

Do router sai a ligação wifi ligação de dados por cabo UTP e ligação para o telefone .

O router não funciona sem electricidade, o telefone pode ser qualquer telefone
    Com as tvs ligadas não se deverá notar variações com a velocidade de internet

O cabo de fibra normalmente não é retirado apos o contrato , já os equipamentos ( ont router e box) são retirados

Penso que duas ou três televisões ligadas em simultaneo não havera problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José1982
  4.  # 5

quer dizer que a fibra entra em casa e leva a ont, da ont saem 3 ligações, uma para a tv com box através de um cabo UTP ( semelhante ao cabo amarelo dos routers adsl da meo).
    Outro para o router, o router precisa de alimentação eletrica vai lá ligar um telefone que pode ou não precisar de alimentação eletrica dependendo do tipo de telefone.
    Com o router podemos criar ligações com ou sem fios.
    E as tv´s que não tem box são ligadas através de cabo coaxial (igual ao das antenas de tdt e/parabolicas)

Se assim for e mentalmente trazer este esquema para minha casa ainda tenho algumas duvidas/problemas.
    1º Se a ont só tiver uma saida para cabo coaxial, significa que só vou poder ligar duas tv´s uma com a box através do cabo UTP (cabo Ethernet) e outra através do cabo coaxial. e a 3ª onde vai ligar o cabo coaxial?

2º Para passar os cabos em casa tenho em todas as divisões apenas o tubo anelar (tubo que normalmente se utiliza nas instalações eléctricas para os fios electrifico)
    com as fichas de tv embutidas na parede mas sem cabo coaxial apenas 3 divisões onde tenho as tvs o tem. Esses tubos comunicam uns com os outros e tem apenas um que vai para o telhado. Para não me partirem a casa toda estava a pensar em meter por lá a fibra, mas tenho um problema, a Vodafone não espalha a fibra pela casa.
    Partindo do pressuposto que a Vodafone só instala os serviços numa tv, mesmo que seja na tv a minha escolha tenho os seguintes problemas
    1º Não posso ter a ont ao pé do router porque não tenho nenhuma tv no meio da casa e se o router tiver mais o menos o mesmo alcance que o adsl não vai cobrir a casa toda. O mesmo acontecerá com o telefone sem fios.
    2º Pensei em fazer eu já a passagem dos cabos dentro de casa para que eles quando chegassem se houver algum problema com as ligações ajudarem-me, com o cabo coaxial não tenho problemas, só preciso saber se vão todos ligar a ont ou posso fazer derivações no cabo coaxial que vai a ont.
    3º Com os outros cabos é que está o problema porque no tubo anelar não passa com as fichas na ponta, se eu comprar cabo sem fichas depois não vou ter como o cravar.
  5.  # 6

1º coloca um repartidor (é possivel que a qualidade de imagem diminua)

1º é melhor aguardar e ver o que a vodafone instala
    2º E melhor aguardar e ver o que a vodafone instala
    3º existem fichaspara cabo coaxial com parafusos não é necessario cravar
  6.  # 7

As fichas não é para o cabo coaxial mas sim para o cabo UTP (penso que para este tipo de cabo só existem fichas cravadas)
    Só existe uma razão para querer instalar já os cabos dentro de casa, a razão é porque ao eles fazerem a instalação eu depois é que tenho de me desenrascar.
  7.  # 8

As tv sem box tem as mesmas funcionalidades que com box?
    2º Posso gravar com a tv desligada? (por exemolo quando não estou em casa)
    3º Posso ver um canal e gravar outro?
    4º Posso gravar mais que um canal ao mesmo tempo?
    5º Posso por exemplo gravar um canal as 10 da manhã e outro as 14 horas sem ter de vir a casa para por a gravar o segundo?
  8.  # 9

1º Nao
    2 e 3 sim
    4 º Não
    5º Acho que sim
  9.  # 10

Colocado por: José1982As fichas não é para o cabo coaxial mas sim para o cabo UTP (penso que para este tipo de cabo só existem fichas cravadas)
    Só existe uma razão para querer instalar já os cabos dentro de casa, a razão é porque ao eles fazerem a instalação eu depois é que tenho de me desenrascar.

Um alicate é relativamente barato, e tb existem fichas Utp com parafusos ou sistema de cravar automatico são é mais caras que o alicate de cravar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José1982
  10.  # 11

Não querendo abusar da sua boa vontade podia-me dar:

A marca e modelo de cabo coaxial, cabo utp, fichas, e alicate de cravar de boa qualidade?
  11.  # 12

Vi no site da Vodafone que embora a ligação para a 2ª e 3ª tv e seguintes possa ser feita por cabo coaxial o recomendado é o cabo Ethernet, se as 2ªs e 3ªas tvs não tiverem box onde é que vai ligar esse cabo se a tv não tiver essa porta?
  12.  # 13

Vi também que não se pode fazer chamadas ao mesmo tempo que se está a utilizar a internet, é chato dizer a alguém "desliguem a net que eu quero telefonar".
    E se alguém nos quer telefonar?
  13.  # 14

Colocado por: José1982Vi também que não se pode fazer chamadas ao mesmo tempo que se está a utilizar a internet, é chato dizer a alguém "desliguem a net que eu quero telefonar".

Isso não deve ser verdade.. então aqui em casa com ADSL, com a Box a visualizar um canal HD e a gravar outro canal SD, com a NEt Ligada... consigo efectuar e receber chamadas...

José1982.. acho que está a complicar o que não é complicado. O José nunca teve um serviço de tV ( Meo ou ZON, através de ADSL, !!? se tem é parecido.. só que muito mais rápido, com mais qualidade e outras funcionalidades)

PS: quando o tecnico for montar o equipamento e a fibra... fale com e, trate-o bem que o homem instala-lhe os cabos de rede e / coaxiais que forem necessários. Quase de certeza de borla...
  14.  # 15

A fibra nas zonas rurais é diferente das zonas urbanas. Cá já desde início do ano temos fibra Vodafone, curiosamente as pessoas só têm 1 TV.

A fibra dos pobres não tem canais via coaxial, enquanto na cidade tem uma box na TV da sala e as outras tv recebem alguns dos canais pelo coaxial, aqui não tem canais no coaxial.
    A fibra chega a casa e é transformada em IP, ou seja usa as fichas de rede da instalação ited.
    Se fazem a instalação de cabos pela casa, ? depende da pancada, Se for simples, fazem, Se for algo muito elaborado mandam-no dar uma volta.
    A rede por powerline é barrada no contador da casa, por isso os seus vizinhos não têm acesso sua rede.
    De resto acho que já está tudo dito.
  15.  # 16

Colocado por: José1982Vi também que não se pode fazer chamadas ao mesmo tempo que se está a utilizar a internet, é chato dizer a alguém "desliguem a net que eu quero telefonar".

Não pode ser, há aí algum pormenor.
    Dependendo da zona em ADSL pode geralmente
    Ver ou gravar um canal HD. Portanto Se estiver a gravar HD, ou vê esse canal pois não pode ver mais nenhum.
    Estando a gravar um canal HD, pode ver e gravar canais SD, normalmente 1 ou 3.
    Como disse, depende da zona pode ser mais ou menos.
    Em relação à internet, essa anda em função da TV, se estiver a ver ou gravar HD, a internet fica mais lenta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 17

A informação que me deram na Vodafone é que em fibra rural não é possivel fazer chamadas com a internet rural.
    Fui pesquisar e também está no site da Vodafone nas perguntas frequentes vou colar em baixo:

É obrigatório utilizar os micro filtros do meu serviço Vodafone TV Net Voz em Fibra?
    Sim, é indispensável. O serviço Vodafone TV Net Voz não permite a utilização simultânea do serviço de acesso à Internet em banda larga e do serviço de telefone fixo. Os microfiltros eliminam interferências entre estes dois serviços, evitando quebras na ligação à Internet e ruído nas chamadas telefónicas.
  17.  # 18

Colocado por: José1982A informação que me deram na Vodafone é que em fibra rural não é possivel fazer chamadas com a internet rural.

Epá isso não tem logica nenhuma...
  18.  # 19

Colocado por: José1982A informação que me deram na Vodafone é que em fibra rural não é possivel fazer chamadas com a internet rural.
    Fui pesquisar e também está no site da Vodafone nas perguntas frequentes vou colar em baixo:

É obrigatório utilizar os micro filtros do meu serviço Vodafone TV Net Voz em Fibra?
    Sim, é indispensável. O serviço Vodafone TV Net Voz não permite a utilização simultânea do serviço de acesso à Internet em banda larga e do serviço de telefone fixo. Os microfiltros eliminam interferências entre estes dois serviços, evitando quebras na ligação à Internet e ruído nas chamadas telefónicas.

Essa informação está errada.

Se estiver no norte (fibra instalada pela DST), apenas pode ver tv com box, não existe o serviço por RF (cabo coaxial).

Em minha casa tenho 200Mb/20Mb com duas boxs de tv. A velocidade está sempre ao máximo independente se tiver as boxs ligadas ou não.

É claro que o telefone funciona em simultâneo com a internet!

A fibra liga ao ONT. Um cabo de rede liga o ONT ao router e daí partem as ligações para as boxs, computadores, sinal wifi e telefone. Se a habitação tiver instalação de ITED tudo fica simplificado, se não eles resolvem a situação. No limite pode precisar de usar powerline pala ligar as boxs.

Cumprimentos.
  19.  # 20

Essa informação estava e está no site da Vodafone nas perguntas frequentes para quem quiser confirmar, deixo o link:

https://ajuda.vodafone.pt/system/selfservice.controller?CONFIGURATION=2353&PARTITION_ID=1&USERTYPE=1&LANGUAGE=pt&COUNTRY=pt&CMD=BROWSE

Ainda bem que o Sr. ghost 12 me informou, ia comprar cabos para deitar no lixo.

Obrigado

0.0217 seg. NEW