Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito bom dia,

    Estou numa casa alugada.
    A casa não tem gás. É tudo eléctrico.
    A casa tem um Termoacumulador.
    Atualmente tenho-o ligado 24 horas por dia.

    Por norma os banhos são todos dados entre as 17h e as 24h.

    Será que compensa mais ter o Termoacumulador ligado todo o dia, ou ter daquelas tomadas com relógio, e tê-lo ligado apenas entre as 12h e as 24h? (assim dava tempo para aquecer a água até às 17h).

    Fico à espera de sugestões!

    Obrigado!
  2.  # 2

    quantos litros tem o TE e qual o modelo? Permite regular a tmeperatura ou é daqueles fixos?
    Quantos banhos nesse intervalo?

    Sim pode e deve instalar um relógio ( para correntes 16A), em principio basta programar-lo para ligar 2:30h antes das 17:00h... e desligar por volta das 23:30h.
    Pela minha experiência vai poupar energia.
    Parra poupar mais aconselho a utilização de redutores de caudais nas torneiras... vai permitir ter mais agua quente disponivel durante mais tempo.
  3.  # 3

    So tomarem banho de manhã, equacione ter tarifa bi horária. Programa o relógio só para funcionar durante a noite.
  4.  # 4

    Bom dia mais uma vez,

    Marca: Vulcano
    Modelo: Vulcano HS 100-3B/2.0
    Capacidade: 100 litros

    Tem regulação de temperatura: 30; 40; 50; 60;

    Somos 2 adultos e um bebé.

    Obrigado!
  5.  # 5

    Colocado por: callinasSo tomarem banho de manhã, equacione ter tarifa bi horária. Programa o relógio só para funcionar durante a noite.


    Os banho são dados entre as 17h e as 22h!
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradasquantos litros tem o TE e qual o modelo? Permite regular a tmeperatura ou é daqueles fixos?
    Quantos banhos nesse intervalo?

    Sim pode e deve instalar um relógio ( para correntes 16A), em principio basta programar-lo para ligar 2:30h antes das 17:00h... e desligar por volta das 23:30h.
    Pela minha experiência vai poupar energia.
    Parra poupar mais aconselho a utilização de redutores de caudais nas torneiras... vai permitir ter mais agua quente disponivel durante mais tempo.


    Bom dia mais uma vez,

    Marca: Vulcano
    Modelo: Vulcano HS 100-3B/2.0
    Capacidade: 100 litros

    Tem regulação de temperatura: 30; 40; 50; 60;

    Somos 2 adultos e um bebé.

    Obrigado!
  7.  # 7

    Pois é como cá em casa. É complicaddo com esse horário poupar.
    Pode por exemplo
    . . Ligar o Ta de madrugada até as 8 da manhã, quando acaba o bi horário, depois liga as 16h- 16h30, em princípio o ta deverá reter a água aquecida durante o dia.
    ... Se não liga apenas perto da altura do banho.
  8.  # 8

    Ok.
    Para poupar, mais ainda aconselho o seguinte. Experimente agora no inverno ( Dez- Fev) se regulando o termoestato nos 50ºC chega para as vossas necessidades.

    ( digo isso porque somos 4 e um TE de 80l, e chega " ás vezes". senão a Maria programa a coisa e sobe a Temp. para os 60ºC, antes de ir tomar banho . quando são aqueles mais demorados )

    No restante ano tenho sempre regulado nos 50ºC... no pico do Verão se tivesse regulação para os 45ºC, era eesa a temp. 40ª C é insuficiente.
    Como é obvio estas condições dependem dos consumos, perfis de consumo e da temperatura de entrada de agua da rede....
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasOk.
    Para poupar, mais ainda aconselho o seguinte. Experimente agora no inverno ( Dez- Fev) se regulando o termoestato nos 50ºC chega para as vossas necessidades.

    ( digo isso porque somos 4 e um TE de 80l, e chega " ás vezes". senão a MAria progrma a coisa e sobe a Temp para os 60ºC, antes de ir tomar banho . quando são aqueles mais demorados )

    No restante ano tenho sempre regulado nos 50ºC... no pico do Verão se tivesse regulação para os 45ºC, era eesa a temp. 40ª C é insuficiente.
    Como é obvio estas condições dependem dos consumos, perfis de consumo e da temperatura de entrada de agua da rede....


    Moro no alentejo, Elvas.
    Invernos muito frios e Verões muito quentes.

    Até há uma semana atrás tinha a temperatura nos 50º, mas agora com a diminuição da temperatura e como a distância entre a marquise (onde está o TE) e o WC ainda é alguma, a água até chegar ao chuveiro já perde bastante temperatura. Por isso tive que aumentar para os 60º.
    Em relação ao verão acontece-me o mesmo. 40º é pouco...50º já é muito, mas infelizmente não tem a opção de 45º.

    Vou comprar a tal tomada com relógio (16A).
    A partir de Janeiro é que os horários cá em casa, passam a não ter ninguém em casa durante o período das 8h às 17h.

    Vamos ver se o consumo de eletricidade se nota na fatura no final do mês.
  10.  # 10

    Todos os acumuladores tem a característica de manterem a água quente sujeita a alguma perda de temperatura (o isolamento não é perfeito e vai perdendo alguma temperatura durante o dia). Dito isto, em princípio compensa aquecer durante a noite com tarifa bi-horária e gastar durante o dia. Tem é que ter um volume de água quente a temperatura suficiente para poder, juntando a água fria, gastar nas suas necessidades. Por exemplo: 80 litros de água a 60ºC, juntando 80 litros de água a 15ºC daria 160 litros de água a 37,ºC (parece um pouco curto para as necessidades de uma casa com dois adultos e um bébé).
    Se calhar a melhor solução para poupar seria colocar o temporizador (com tarifa bi-horária) a aquecer o mais possível durante o período económico, gerindo o resto durante o dia (pode precisar de mais algum consumo).
    Cuidado com a temperatura máxima, alguém se pode queimar...
  11.  # 11

    O problema dos acumuladores, que acabei por não referir à pouco é que até podem ter um volume de acumulação adequado, e aquecerem a água à noite para Se consumir durante o dia, mas com a vulgarização das torneiras monocomando, passamos o dia sempre a gastar água quente e entra água fria no reservatório.
    Resumindo de manhã tens a água a 60, mas as 5 da tarde já só está em 40.
  12.  # 12

    Colocado por: callinasmas com a vulgarização das torneiras monocomando, passamos o dia sempre a gastar água quente


    Por acaso é chato aprender a usar uma torneira...
  13.  # 13

    Não sei se o seu comentário é irónico,
    Mas ninguém tem em casa o manipulo da torneira virado para a direita, ou abre a torneira e vira o manipulo para a direita. Assim, sempre que abre a torneira, gasta água quente.
  14.  # 14

    callinas, existe no mercado, já a pensar nesta situação, cartuchos e fabricantes em que o manipulo na posição recta só abre agua fria, tendo de rodar o mesmo para a esquerda de modo a ir temperando com água quente.

    A hansgrohe tem o sistema coolstart ( são cartuchos opcionais para algumas séries de torneira)
    http://www.hansgrohe-int.com/17796.htm
  15.  # 15

    Fico feliz, à anos que falo nesse problema. Felizmente alguém pensou nisso.
  16.  # 16

    Colocado por: callinasNão sei se o seu comentário é irónico,
    Mas ninguém tem em casa o manipulo da torneira virado para a direita, ou abre a torneira e vira o manipulo para a direita. Assim, sempre que abre a torneira, gasta água quente.


    O comentário é semi-irónico, porque dou-lhe razão nisto: ninguém vira a porcaria do comando para a direita. Eu eu fico a pensar "mas porque raio é que isso acontece?!? é difícil perceber como funciona uma torneira?!?". Eu viro o comando todo para a direita quando só quero água fria, mas devo ser um bicho raro...
  17.  # 17

    Colocado por: callinasNão sei se o seu comentário é irónico,
    Mas ninguém tem em casa o manipulo da torneira virado para a direita, ou abre a torneira e vira o manipulo para a direita. Assim, sempre que abre a torneira, gasta água quente.




    No verão quase não uso agua quente em casa ( excepto para tomar banho) os manipulos estão sempre virados para a direita.
  18.  # 18

    Eu também viro. Mas desculpem lá , é tão inestetico ter as torneiras viradas para a direita.
  19.  # 19

    Colocado por: callinasEu também viro. Mas desculpem lá , é tão inestetico ter as torneiras viradas para a direita.


    Oh, o horror à assimetria... :D
 
0.0216 seg. NEW