Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: joao2Isto é assim, o que interessa isolar, ventilar, aquecer etc. se a casa é terrea e por ventura as paredes de tijolo chupam a humidade do solo.


    Isso tudo fazia sentido, mas depois de impermeabilizar as fundações e sapatas.
    Concordam com este comentário: joao2
  2.  # 2

    Eu uso este calculador:

    http://www.aecporto.com/calculador.html

    Tem sido útil em diversos cálculos, também tem o ponto de orvalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: makambuzio
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo18072022ANo extremo baixar a temperatura interior diminui a probabilidade de ocorrerem condensações.

    Será assim tão linear ? E a humidade relativa?
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo18072022AA casa dos meus pais tem mais de 40 anos....janelas em madeira (ainda as mantêm), caixas de estore à antiga....ou seja muita ventilação natural.
    Não têm aquecimento.
    Não têm uma ponta de condensações, humidades.....nada...nadinha....fria como o raio....


    Quer apostar comigo como se os meus pais começarem a aquecer a casa que vão ter problemas de condensações mesmo com uma ventilação "natural" eficiente?
    E porquê? Aumentam a temperatura interior e assim o ponto de orvalho ou seja, começa a condensar mais cedo (menor temperatura).


    Concordo e deixo outro exemplo, a casa dos meus pais tem 39 anos, paredes simples de tijolo 22, caixilharia da alumínio simples com vidro simples, não tem aquecimento instalado, a única divisão que tem humidade é a wc no tecto por cima do duche. Nunca teve problemas com fungos, apenas uns bolores casuais aos cantos dos tectos que dão para o exterior de tempos a tempos provavelmente por pontes térmicas acentuadas nesses sítios.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 5

    Desde já muito obrigado, têm dado opiniões muito úteis que vou tentar realizar. Algumas questões:

    As grelhas de admissão auto reguláveis podem ser aplicadas em janelas de PVC já existentes ou tem que ser grelhas aplicadas diretamente nas paredes?


    Conhecem alguma empresa na zona de Alcobaça/Leiria para aplicação do isolamento?
  6.  # 6

    Colocado por: makambuzioAs grelhas de admissão auto reguláveis podem ser aplicadas em janelas de PVC já existentes ou tem que ser grelhas aplicadas diretamente nas paredes?


    dá para aplicar nas cx de estore
    também há umas bastante discretas para aplicar no perfil de PVC, mas ainda não consegui saber caracteristicas técnicas

    são estas:
    http://www.aluplast.net/de/produkte/lueftungssysteme/regel-air.php

    quanto ao isolamento mandei-lhe um contacto por MP (zona de Alcobaça)
    • alexp
    • 23 dezembro 2015 editado

     # 7

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Os cálculos são sempre dinâmicos mas nesse exemplo estava a considerar a humidade relativa como fixa.
    Se baixar a temperatura e aumentar a humidade relativa pode continuar com os mesmo problemas.

    Só que a humidade relativa nunca é fixa. Exemplo:
    Vamos imaginar a moradia da moda, com o belo do piso radiante, climatizada a 20 graus, e um dia de Inverno com uma temperatura exterior de 10 graus, e 80% de humidade relativa.
    Cumprindo as regras da térmica actuais, com a ventilação de 0,4 renovações por hora, qual vais ser a humidade relativa dentro da moradia?
    edit: e já agora qual a humidade relativa se não tivesse aquecimento.
    • eu
    • 23 dezembro 2015

     # 8

    Colocado por: Anonimo16062021Quanto mais fria se tornar o interior de uma habitação maior sera as probabilidades existente de aparecimento de fungos/bolores nas paredes mais frias

    Discordo.

    Em igualdade de todos os outros fatores, é muito mais provável que apareçam fungos numa casa aquecida do que numa casa sem aquecimento.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, joao2
    • alexp
    • 23 dezembro 2015 editado

     # 9

    Colocado por: alexpVamos imaginar a moradia da moda, com o belo do piso radiante, climatizada a 20 graus, e um dia de Inverno com uma temperatura exterior de 10 graus, e 80% de humidade relativa.
    Cumprindo as regras da térmica actuais, com a ventilação de 0,4 renovações por hora, qual vais ser a humidade relativa dentro da moradia?
    edit: e já agora qual a humidade relativa se não tivesse aquecimento ?
  7.  # 10

    Por mera curiosidade, níveis de humidade em Coimbra nos últimos dias:
      hum.png
  8.  # 11

    Em igualdade de todos os outros fatores, é muito mais provável que apareçam fungos numa casa aquecida do que numa casa sem aquecimento.

    Os fungos tem a ver com percentagem de humidade existente nas paredes/ar.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 12

    Tenho de concordar com os colegas foristas em uma coisa. Casa bem isolada mas sem ventilação tem humidade a farta.. isso sei eu. Portanto ( 1- isolar, 2-aquecer e 3- ventilar, o resto as leis da fisica/Quimica garantem.

    Cá em casa não foi diferente,. tinha corrente de ar em casa ( frio) mudei a caixilharia( razão do problema), a casa ganhou grande conforto térmico, mas depois vieram os amigos indesejáveis,( fungos), passei a ventilar a casa e ficou tudo resolvido.
    • eu
    • 23 dezembro 2015

     # 13

    Colocado por: joao2Os fungos tem a ver com percentagem de humidade existente nas paredes/ar.

    Sem dúvida. Mas, contrariamente ao senso comum, aquecer o ar interior de uma habitação não diminui a humidade.
  10.  # 14

    Colocado por: eu
    Sem dúvida. Mas, contrariamente ao senso comum, aquecer o ar interior de uma habitação não diminui a humidade.

    Diminui a humidade relativa inquestionavelmente.
  11.  # 15

    – falta de ventilação
    – falta de aquecimento e mau isolamento
    – demasiado vapor da água quente

    Eu diria na maioria dos casos a mistura desses tres factores.
    O ideal habitá do fungo é a combinaçao de humidade com calor num ambiente fechado, isto é com falta de ventilaçao. Agora se lhe tirar o factor humidade dificilmente fungos/bolor.
  12.  # 16

    Colocado por: eu
    Sem dúvida. Mas, contrariamente ao senso comum, aquecer o ar interior de uma habitação não diminui a humidade.


    No meu caso contrario o senso comum. admissão de ar para dentro do recuperador de calor e posterior distribuição dele pela casa. Neste exato momento no exterior estão 8º e dentro de casa tenho 20,5º. e humidade a rondar os 47%..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  13.  # 17

    Por acaso até está menos..
      WP_20151223_21_57_16_Pro[1].jpg
  14.  # 18

    Colocado por: Flaviano742

    No meu caso contrario o senso comum. admissão de ar para dentro do recuperador de calor e posterior distribuição dele pela casa. Neste exato momento no exterior estão 8º e dentro de casa tenho 20,5º. e humidade a rondar os 47%..
    Perfeitamente normal. Só pode fazer confusão a quem não saiba o que é humidade relativa.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 19

    Colocado por: joao2O ideal habitá do fungo é a combinaçao de humidade com calor num ambiente fechado

    Por isso mesmo, quanto mais aquecer o ar em contacto com superfícies frias, mais condensação e fungos irá ter.
  16.  # 20

    Muito obrigado pelas dicas, estou a fazer conta de durante este mês avançar com o isolamento exterior, tendo em conta a questão da ventilação !
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0209 seg. NEW