Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva.

Preciso de uma ajuda dos entendidos em AQS.

Tenho um sistema de circulação forçada com esquentador solar de apoio.
    O meu problema é que a água não chega às WC's lá muito quente. Chega a cerca de 38-40º, o que para mim é bom, mas a minha mulher gosta de tomar banho com água a escaldar e não tem conseguido.
    Isso, mesmo quando a água no acumulador está nos 70º ou até 60º. E isso, mesmo quando tenho o esquentador no máximo (60º).

Eu lembro-me que mexi na misturadora termostática à saída do acumulador há uns tempos (porque ela fazia barulho) mas tornei agora a mexer-lhe e não notei grande diferença. Além disso, o esquentador está depois disso, o que deveria sair de lá a 60º.

A única coisa que poderá influenciar é que eu tenho uma das WC's desactivada temporariamente (com o passador fechado) que é a última, ou seja, a que retorna o tubo de recirculação da água quente outra vez ao acumulador.

Que poderá ser? Alguém tem sugestões?

Obrigado :)
  2.  # 2

Eu não percebo nada dessas coisas mas se tem no acumulador 60 ou 70º, no esquentador igual e a nas torneiras não chega aos 40º é porque tem alguma misturadora a estragar tudo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  3.  # 3

Pois... mas a única termostática que tenho (tanto quanto sei), está antes do esquentador.
    • eu
    • 23 dezembro 2015 editado

# 4

Os tubos da água quente estão isolados? Se não estão isolados, a água quente está a aquecer as paredes e a perder temperatura no processo...

A falta de isolamento dos tubos é um erro básico que muitos canalizadores cometem.
  4.  # 5

Colocado por: euA falta de isolamento dos tubos é um erro básico que muitos canalizadores cometem.

Como se pode precaver essa situação, quando a tubagem é executada em Pex?
  5.  # 6

Colocado por: euOs tubos da água quente estão isolados?

Estão.
  6.  # 7

As termoestaticas também avariam...
    • eu
    • 23 dezembro 2015

# 8

Colocado por: MikeMelgaEstão.

Então o problema está no esquentador. Veja qual é a temperatura à saída.
  7.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasAs termoestaticas também avariam...

Mas esta é quase nova e, além disso, está antes do esquentador

Colocado por: euEntão o problema está no esquentador. Veja qual é a temperatura à saída.

E como é que consigo fazer isso?
  8.  # 10

Colocado por: Rui A. B.é porque tem alguma misturadora a estragar tudo...
    concordo, deve existir por aí uma misturadora a deixar passar agua fria para a quente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  9.  # 11

Colocado por: santosvieiraComo se pode precaver essa situação, quando a tubagem é executada em Pex?

optando por trajectos curtos e diâmetros adequados ao caudal.
  10.  # 12

Colocado por: jorgealvesoptando por trajectos curtos e diâmetros adequados ao caudal.

No meu caso não posso considrar que tenha traçados curtos, pois a sala de máquinas fica do lado oposto às casa de banho. A minha questão tinha mais a ver em relação ao isolamento das tubagens. Sendo em Pex, normalmente as mangas utilizadas são flexiveis/corrugadas. Para poder isolar termicamente as mangas, terei que utilizar uma solução diferente das mangas flexiveis, coisa que não sei se o meu canalizador está habituado a utilizar.
  11.  # 13

Colocado por: jorgealvesconcordo, deve existir por aí uma misturadora a deixar passar agua fria para a quente,

Mas... uma termostática ou uma normal?
  12.  # 14

Normalmente e uma termostactica que fecha a saida mas mantem ligacao interna e tendo a quente mais perda de carga, acaba por passar fria para a quente,
  13.  # 15

Colocado por: santosvieira

No meu caso não posso considrar que tenha traçados curtos, pois a sala de máquinas fica do lado oposto às casa de banho. A minha questão tinha mais a ver em relação ao isolamento das tubagens. Sendo em Pex, normalmente as mangas utilizadas são flexiveis/corrugadas. Para poder isolar termicamente as mangas, terei que utilizar uma solução diferente das mangas flexiveis, coisa que não sei se o meu canalizador está habituado a utilizar.
    o pex nao da para isolar.
    Ou usa outro sistema ou perde calor.
  14.  # 16

Colocado por: jorgealveso pex nao da para isolar.
    Ou usa outro sistema ou perde calor.
    da sim para isolar! Isola-se a manga caso se use esse sistema!
  15.  # 17

Colocado por: Sergio Rodriguesda sim para isolar! Isola-se a manga caso se use esse sistema!

Mas para isolar a manga, não pode ser usada a manga flexivel, certo? Provavelmente uma manga lisa com isolamento exterior?
  16.  # 18

O isolamento é por fora da manga!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  17.  # 19

Mas essa situação é recente ou foi sempre assim desde a instalação?

0.0195 seg. NEW