Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Recentemente comprei uma casa na qual comecei a fazer alguns trabalhos de renovação e neste momento tenho em mãos o problema do aquecimento de água.
    A instalação do gás original da casa não está em condições e por isso mesmo queria optar por utilizar apenas equipamentos eléctricos. O problema é que a casita é pequena e o espaço disponível para instalar um termoacumulador não é muito.
    Originalmente a casa tem um esquentador mas naquele espaço não consigo colocar um termoacumulador de 80 litros.
    Já procurei "esquemas" e informações de montagem aqui pelo fórum e pela net e não consegui encontrar muita informação sobre uma das possibilidades que esteticamente resultaria melhor.
    Basicamente o ideal seria colocar o termoacumulador num nível inferior à estrada e saída de água dos pontos já existentes para o esquentador. A ideia está aplicada nas foto que anexo, com unica diferença entre uma posição mais alta ou mais baixa do termoacumulador.
    A ideia seria posteriormente colocar um armário a tapar o equipamento e que serviria de bancada de apoio na cozinha.
    Bom talvez a ideia seja um valente disparate e a instalação não possa ser feita num nível abaixo mas estou a ficar sem soluções e por isso toda a ajuda é bem vinda.
    Desde já obrigado pela vossa ajuda e votos de Boas Festas
    Rui Ribeiro



  2.  # 2

    A água é de pressão, pode instalar a qualquer nível, e não sabendo eu as medidas do buraco do esquentador pode encontrar um termoacumulador que entre lá, existe de várias formas e feitios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
    • smar
    • 26 dezembro 2015

     # 3

    Qual o espaço que tem disponível?

    Veja se este dá para colocar no lugar do esquentador https://www.worten.pt/inicio/grandes-eletrodomesticos/aquecimento-de-agua/aquecimento-de-agua-termoacumuladores/termoacumulador-electrico-junkers-slim-es-075-5m.html

    Só precisa de 37cm de diâmetro

    Coloque sempre na vertical que terá melhor rendimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  3.  # 4

    Pode colocar um TA onde esta esse esquentador, vai estar um pouco condicionado a marcas e modelos.
    Em baixo como sugere, pode colocar o TA sem problemas. A água sobe e.desce sem problema.
    Pode em alternativa colocar um aquecedor de água instantâneo, tipo os da clage.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  4.  # 5

  5.  # 6

    O problema dos CLAGE.. é a potência electrica necessaria para o alimentar..... Tenho um instalado numa bancada de cozinha.. instalei um modelo para lavatório ( para ser compativel com a potência contratada em casa). o caudal instantâneo de água quente é muito curto para um lava-louças... pior no inverno. Não recomendo se houver problemas com a potência contratada.
    Atenção a isso.

    Os TE, são normalmente de alta pressão, pelo que pode colocá-los onde quiser. Atenção que alguns modelos não permite instalação horizontal. E permitindo, vai ter pior desempenho devido á estratificação da agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  6.  # 7

    Antes de mais obrigado a todos pelas vossas sugestões.
    De facto a instalação com o espaço que tenho disponível não é nada fácil.

    O problema da instalação no local onde está a chaminé é a altura. Os TA slim são muito altos. Ali o problema é que a chaminé começa a estreitar e não existe nenhum modelo de 80l que ali caiba de todos os que já tirei medidas. A dimensão máxima possível é mesmo a do esquentador que lá está.

    Também já tinha olhado para os Clage mas como o amigo Pedro Barradas referiu estou limitado pela potência eléctrica.
    Acho que terei mesmo de optar por um TA instalado na horizontal mesmo sabendo que vou perder alguma eficiência.

    Já agora aproveito para colocar outra questão. Existe algum espaçamento mínimo de segurança entre o TA e o móvel que coloque a tapá-lo?

    Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
  7.  # 8

    Colocado por: RuiRibeiroExiste algum espaçamento mínimo de segurança entre o TA e o móvel que coloque a tapá-lo?

    Não. mas convem deixar acessivel o grupo de segurança hidraulico e a zona do termoestato.
    Concordam com este comentário: callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  8.  # 9

    Pode optar por um TA mais pequeno de menor capacidade, 45-55 litros, no entanto em vez de ter temperaturas de 40 graus no aparelho, aumenta para 80-90 graus, e coloca uma válvula termistatica.
    No fundo foi assim que consegui duplicar a capacidade de banhos cá em casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  9.  # 10

    Colocado por: callinasPode optar por um TA mais pequeno de menor capacidade, 45-55 litros, no entanto em vez de ter temperaturas de 40 graus no aparelho, aumenta para 80-90 graus, e coloca uma válvula termistatica.

    É outra hipotese....

    De qq maneira posso adiantar que durante vários anos, para 2 pessoas, utilizei um TE com 50L, No inverno tinha de estar sempre nos 60ºC... no verão conseguia gerir a coisa com 45ºC
    Estas coisas funcionam, ou não, dependendo dos hábitos de consumo, da localização dos pontos de consumo , do isolamento ou não da tubagem. E claro se tem kits de poupança de agua nos perlators das torneiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  10.  # 11

    PS: Gosto de designar os Termoacumuladores electricos de TE, pois como também existem termoacumuladores a gás (TG) e nos meus projectos e planos de SCIE, é importante distinguir ambos os tipos...

    Foi só uma nota.... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  11.  # 12

    Ainda tem a opção dos Ariston Velis. o de 50 litros cabe no lugar de um esquentador. São caros.
    http://www.kuantokusta.pt/electrodomesticos/Aquecimento/Termoacumuladores/Ariston-VELIS-50L-p-4-186499
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRibeiro
  12.  # 13

    Obrigado a todos mais uma vez.
    Mesmo o Ariston Velis de 50 litros é grande para o local onde está o esquentador. Quase que parece que a chaminé foi construída à volta do esquentador. :)
    Eu até estava inclinado para apostar num de 50 litros mas depois tenho medo das reclamações sobre a falta de água quente e, se o colocar na horizontal e perder alguma eficiência, mais vale jogar pelo seguro.
    Obrigado e um bom ano para todos
    Rui
    • smar
    • 28 dezembro 2015 editado

     # 14

    Deite a chaminé abaixo , já não vai precisar dela!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, callinas, RuiRibeiro
  13.  # 15

    Colocado por: smarDeite a chaminé abaixo , já não vai precisar dela!


    Realmente.. essas chaminés para o tipo de utilização actual, são autênticas aberrações.. além das cacetadas que ai se dá!!!, O melhor será refazer a exaustão de gases e fumos de combustão.. se não irá ter gás.. menos importante se torna. ( deixa de haver gases de combustão)
    Concordam com este comentário: callinas
  14.  # 16

    O dinheiro que gasta a mais para colocar um TE tão específico, deita a chaminé abaixo, compra o TE bom e barato sem condicionantes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

    Pela idade aparente desse ( > 40anos) apartamento. Espero que tenha tido a lucidez de substituir integralmente toda a canalização ;)
  16.  # 18

    Bom realmente não tinha equacionado a possibilidade de alterar a chaminé e de facto até seria uma boa opção.
    Vou ter de fazer contas e voltar a pensar sobre o assunto. :)
    Lá diz o ditado várias cabeças pensam sempre melhor do que apenas uma. :D
    Muito obrigado
    Rui
 
0.0200 seg. NEW