Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Actualmente resido numa casa antiga dos meus pais, que tenho vindo a restaurar de há 4 anos para cá.
    Tenho um irmão que acabou de adquirir uma moradia nova. Assim, pretendo ficar na casa onde estou com minha familia, uma vez que o meu irmão não tem interesse em ficar com esta casa. Estou a pensar comprá-la aos meus pais ou seria melhor o meu pai fazer-me uma doação (e eles assim não teriam que pagar IRS, que prefiro)?
    O meu pai tem terreno urbano (6600 m2), com valor muito superior a este artº que pretendo adquirir, e um dia mais tarde poderia compensar o meu irmão, verdade? Claro que este artº que pretendo adquirir são uns escassos 220 m2, e só me permitem construção até 130 m2, e chega mto bem!!!!!!!!
    Este artº tem um valor actual de 38000 Euros e a casa tem mesmo q ser deitada a baixo e reconstruida toda de novo...
    Corro o risco de, depois de uma nova casa construída, com um valor total do imóvel muito superior ao actual, vir a ser prejudicada nas partilhas????
    Obrigada
    •  
      FD
    • 21 abril 2009

     # 2

    Se não vai pagar nada pela casa, o melhor e mais correcto é a doação.
    Se a vai comprar, o melhor e mais correcto é a venda.

    Se for doada, e disto não tenho a certeza mas tenho lido por aqui, tem que ser doada com o consentimento de todos os herdeiros, para que depois se façam as partilhas como deve ser.
    Até acho que se pode fazer um acordo de partilhas em vida para não haver problemas depois.

    Na minha opinião, deve receber a casa no estado em que está e depois, fazer as obras.

    Cuidado com estas questões das partilhas, famílias inteiras ficam às avessas por causa destas inutilidades...
 
0.0062 seg. NEW