Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Será que o ganho térmico justifica o sobrecusto?
  2.  # 482

Ainda bem que conseguiu resolver o seu problema com o arquiteto.
    O seu projeto está muito bem e adoro por ser térreo; é tão prático.
    Eu equacionava um openspace, adoro pela parte prática!
    Onde moro neste momento tenho a cozinha separada da sala de estar e jantar. Embora a cozinha seja grande, comemos na sala, que por vezes fica a cheirar a comida só por lá comermos.
    Agora com o filhote acontece muitas vezes um estar na cozinha e o outro com o pequeno na sala,... estou certa que se tivesse contacto visual estaríamos mais em família!!!
    Nos dias em que recebemos amigos/familia, se há coisa que detesto é uns estarem na sala e outros na cozinha!!! Se houver a possibilidade de uma porta de correr entre cozinha e sala, ótimo, caso seja impossível, prefiro um openspace ou aquelas portas que abrem em fole (?) Para que toda a cozinha fique aberta para a sala.
    Separar a sala de estar da de jantar só mesmo se não houver outra opção, para mim =)
    Outra coisa que eu equacionaria é o jardim interior. Que fica bonito? Sem dúvida, para além da luz. Mas preferia ter um quarto para arrumos.
    Parabéns pelo seu projeto, obrigada pela partilha e melhor sorte a partir de agora!
  3.  # 483

Ah, perceba bem o que significa a fachada em vidro virada a sul, posso estar enganada, mas essas palas ajudam mas não solucionam! Não sou grande entendida, mas já conheço muita gente a queixar-se e os gastos com a energia upa upa. Os estores ajudam bastante, mas também percebo que uma fachada nao é projetada assim para depois serem colocados estores que vão de certo estar muitas vezes para baixo, mais que não seja para não ter de limpar os vidros com tanta frequência :\
    Faz sentido o ar condicionado neste caso ser colocado no chão junto das janelas?
    • emad
    • 20 dezembro 2016 editado

# 484

Colocado por: callinasSão as vigias do navio

Como vai rematar esses elementos?
    Concordam com este comentário:Mk Pt

Callinas as vigias estao a ganhar forma. So falta o remate que tanto anseia.
  4.  # 485

Pessoal que acham deste esquema e máquina vmc duplo fluxo? Brink 300
      IMG_9431.PNG
  5.  # 486

Colocado por: emad
    Callinas as vigias estao a ganhar forma. So falta o remate que tanto anseia.
      20161220_194850.jpg

Como vai rematar a pastilha com as vigias?
    • MNeo
    • 24 dezembro 2016

# 487

Colocado por: r_m_f_fPessoal que acham deste esquema e máquina vmc duplo fluxo? Brink 300

Na minha opinião existem ai vários erros...

As tubagens de admissão de ar do exterior e de extração de ar para o exterior da habitação estão muito próximas, pode originar a admissão de ar viciado na habitação.

Nas zonas de closet e roupeiros deveria existir extração e não insuflação, porque geralmente são zonas onde acumula humidade, tal como nas casas de banho e cozinha.

A localização da extração de ar na cozinha (admitindo que é com grelha no teto falso), não é a mais correta. Deveria ser colocada entre a outra extremidade da ilha e a parede exterior, para haver uma melhor extração do ar viciado, uma vez que nesse canto da cozinha acabo por não ser forçada a renovação de ar.

Essa instalação não tem atenuador acústico, pelo menos junto à maquina?

O compartimento onde esta prevista a colocação da maquina não tem extração de ar?

Esta previsto na instalação o isolamento da tubagem de extração e admissão de ar entre a maquina e o exterior? Se não tiver vão surgir condensações nas tubagens...

Os entendidos poderão opinar melhor do que eu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
    • emad
    • 24 dezembro 2016

# 488

Colocado por: callinas

Como vai rematar a pastilha com as vigias?

Tenha calma callinas.
    Isto vai levar uma chapa em latao que tapa a zona em cimento e depois remata o circulo com uma aba.
  6.  # 489

Colocado por: r_m_f_fPessoal que acham deste esquema e máquina vmc duplo fluxo? Brink 300
      IMG_9431.PNG
    a extração nos roupeiros exta a mais e nao faz sentido pois somente deveria ser efectuada no canto oposto a porta.

Nestes tubos e com estes caudais usar 2 curvas de 45° para fazer um angulo 90° é mandar dinheiro ao lixo.
  7.  # 490

Colocado por: jorgealvesa extração nos roupeiros exta a mais e nao faz sentido pois somente deveria ser efectuada no canto oposto a porta.

Nestes tubos e com estes caudais usar 2 curvas de 45° para fazer um angulo 90° é mandar dinheiro ao lixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:r_m_f_f

Como sugere Sr jorge para ter algo eficiente e económico
  8.  # 491

Com uma vmc justifica-se ter um recuperador de calor a pellets a mandar ar para os quartos?
    • MNeo
    • 27 dezembro 2016

# 492

Colocado por: r_m_f_fCom uma vmc justifica-se ter um recuperador de calor a pellets a mandar ar para os quartos?

A VMC apenas serve para realizar a renovação de ar da edificação, com recuperação de calor (se for de duplo fluxo). A VMC não lhe vai fazer aquecimento.

Deve ter sempre previsto um sistema de aquecimento para a habitação.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 493

Colocado por: jorgealvesa extração nos roupeiros exta a mais e nao faz sentido pois somente deveria ser efectuada no canto oposto a porta.

Estas pessoas agradeceram este comentário:r_m_f_f

Certo, mas justifica-se ter no quarto dias condutas? Da VMC e do recuperador?
    Se aquecer só a sala o Sr depois não circula pela VMC ?
  10.  # 494

Bom dia,

Está para breve o começo da sua moradia??
  11.  # 495

Colocado por: Ricardo AlBom dia,

Está para breve o começo da sua moradia??

Estou á espera dos orçamentos. Já faltou mais
  12.  # 496

Colocado por: r_m_f_f
    Certo, mas justifica-se ter no quarto dias condutas? Da VMC e do recuperador?
    Se aquecer só a sala o Sr depois não circula pela VMC ?

Alguém?
  13.  # 497

Eum não posso ajudar . Vai além dos meus humildes conhecimentos
  14.  # 498

Colocado por: r_m_f_fSe aquecer só a sala o Sr depois não circula pela VMC ?
    não pois a VMC vai buscar o ar á rua, e não o pode ir buscar ao recuperador,

Colocado por: r_m_f_fmas justifica-se ter no quarto dias condutas? Da VMC e do recuperador?
    são sistemas concorrentes pelo que dificilmente consegue fugir a ter 2 circuitos com 2 condutas e muitos cruzamentos dificeis de resolver, a menos que tenha um tecto falso com 40cm.

ou em alternativa esquece os fluxos cruzados com recuperação de calor e opta por somente fluxo simples e aí só vai ter no tecto as condutas do recuperador.
  15.  # 499

Sr gorge, o que aconselha para uma casa termicamente agradável? Ter VMC e abdicar das condutas do recuperador para o quarto ou abdicar da VMC e manter as condutas?
  16.  # 500

Boas, eu estava com a mesma ideia que expõe, mas depois de consultar uma empresa especializada que projeta casas passivas onde é usado a VMC mudei de ideias e exclui o recuperador. O que me explicaram é que o recuperador tem sempre uma ligação ao exterior (chaminé) e na extração da VMC se a casa for bem isolada a chaminé vai ser um ponto critico. Falaram-me de uma VMC de duplo fluxo com 85% de recuperação já com bomba de calor incorporada, faz quente e frio, trabalha quase como um ar condicionado mas com o ar do exterior, se quiser em vez de trabalhar por ciclos, pode trabalhar a uma rotação mais baixa e estar continuadamente a trabalhar e a climatizar. Vai um link de um exemplo de máquina da NILAN. Custa 5000 e qualquer coisa euros

http://www.nilan.dk/en-gb/frontpage/news?Action=1&NewsId=1250&M=NewsV2&PID=1871

0.1091 seg. NEW