Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Aquele rebordo realmente nao ficou bem, o mais certo é deixar a janela e tirar o rebordo.

Uma duvida que tenho, se eu colocar um sistema VMC e um recuperador de calor é suficiente para ter a casa quente/confortavel no inverno?
  2.  # 162

r_m_f_f,
    Os meus parabéns pela concretização do seu sonho.

Quanto à casa em si em minha opinião gosto por ser simples, racional e confortável. Gosto muito da sua solução e quando construir será nesses trâmites. O dinheiro não abunda, nunca quis um monstro e em boa verdade é que os putos a partir dos 16/17 ligam pouco à casa :)

Mudaria essencialmente os quartos para terem roupeiros embutidos fazendo por exemplo na parede comum aos quartos um "S" de modo a embutir os roupeiros, com o intuito de ganhar espaço nos quartos.
  3.  # 163

A vmc tem por objectivo ventilar a casa por isso não complementa o recuperador de calor que serve exclusivamente para aquecer. S. Tirso será bastante frio no inverno por isso considere um sistema centralizado de aquecimento que poderia ser usando o um recuperador com distribuição de ar por condutas para as restantes divisões mas que só funciona quando tiver lenha no recuperador ou colocando radiadores com uma caldeira que poderá igualmente ser reforçado pelo seu recuperador a água. Outra opção é ac para os quartos e o recuperador para as zonas comuns que sendo abertas são facilmente aquecidas. Invista tempo em definir o sistema que seja mais pratico/económico/confortável para si para ficar integrado na construção.
    Independentemente da sua opção de aquecimento não deixe de colocar vmc pois em construções modernas com muito bom isolamento como se quer, as condensações passam a ser um grande problema sobretudo no inverno porque as casas são muito estanques e a ventilação forcada a extrair de todos os is, lavandaria e cozinha uma necessidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  4.  # 164

Colocado por: frapimentA vmc tem por objectivo ventilar a casa por isso não complementa o recuperador de calor que serve exclusivamente para aquecer. S. Tirso será bastante frio no inverno por isso considere um sistema centralizado de aquecimento que poderia ser usando o um recuperador com distribuição de ar por condutas para as restantes divisões mas que só funciona quando tiver lenha no recuperador ou colocando radiadores com uma caldeira que poderá igualmente ser reforçado pelo seu recuperador a água. Outra opção é ac para os quartos e o recuperador para as zonas comuns que sendo abertas são facilmente aquecidas. .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:r_m_f_f

Tendo em conta que a casa terá cerca de 130m2 qual será a melhor solução tecnica/economica para aquecimento? agradeço toda a ajuda que possam dar.
  5.  # 165

Não sou um expertise em aquecimentos nem sei tão pouco o que será mais económico no entanto ouvi falar muito bem das bombas de calor. Algum entendido pode fundamentar se será uma boa solução? e economicamente falando se será vantajoso?
  6.  # 166

Actualmente a melhor solução para aquecimento e o piso radiante hidráulico suportado por uma bomba de calor ou um recuperador ou até ambos, dando e rendendo apoio do solar térmico.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  7.  # 167

jorgealves,

E a instalação desse sistema ficaria a quanto? Já me disseram que um piso radiante ficaria a uns 24000€ e que mensalmente tinha uma conta de electricidade nos 100€-200€ (no inverno).
    Concordam com este comentário: Timóteo, r_m_f_f
  8.  # 168

Colocado por: VempireJá me disseram que um piso radiante ficaria a uns 24000€
    só se for uma casa com 350m2,

Colocado por: Vempiremensalmente tinha uma conta de electricidade nos 100€-200€ (no inverno).
    isso depende do isolamento térmico da envolvente e não tanto da solução de aquecimento.
  9.  # 169

Colocado por: jorgealvesActualmente a melhor solução para aquecimento e o piso radiante hidráulico suportado por uma bomba de calor ou um recuperador ou até ambos, dando e rendendo apoio do solar térmico.
    Concordam com este comentário:r_m_f_f

Sr jorge, essa é a melhor solução mas será a melhor solução técnico/econômica?
  10.  # 170

E mesmo assim... 24000€ para 350m2 parece-me exagerado...
  11.  # 171

Com IVA não é nada exagerado.

O Jorgealves sabe do que fala, porque a minha tem quase 400m2 e ficará em torno disso.

Mas a minha solução foi VC e não PRH. Em todo o caso, terão preços aproximados, mas o Jorge poderá dizer melhor.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 172

Colocado por: jfsmoreiraE mesmo assim... 24000€ para 350m2 parece-me exagerado...
    prh , bomba de calor e solar térmico.
  13.  # 173

Desculpem a minha ignorância mas o que significa PRH?
    Neste caso em especifico, visto que são cerca de 134m2 ficaria a 10000€?
  14.  # 174

Colocado por: VempirePRH?

Piso radiante hidráulico.
  15.  # 175

PH - Piso radiante tem sido a mais usada.

VC - ventilo convectores. É outra solução.
  16.  # 176

Colocado por: fascaPH - Piso radiante tem sido a mais usada.

VC - ventilo convectores. É outra solução.

Colocado por: fascaCom IVA não é nada exagerado.

O Jorgealves sabe do que fala, porque a minha tem quase 400m2 e ficará em torno disso.

Mas a minha solução foi VC e não PRH. Em todo o caso, terão preços aproximados, mas o Jorge poderá dizer melhor.
    Concordam com este comentário:jorgealves

O preço parece ser parecido, nada mais em conta?
  17.  # 177

Há soluções mais em conta.

Pellets para quem tiver tempo para cuidar da limpeza e do absatecimento são bastante económicos.

Ar condicionado é mais barato na aquisição, mas depois mais caro no consumo mensal.

Quantos m2 tem a casa? Pretende climatização para Inverno ou Verão? A casa estará bem isolada? Falam em Santo Tirso, correto?
  18.  # 178

Colocado por: fascaHá soluções mais em conta.

Pellets para quem tiver tempo para cuidar da limpeza e do absatecimento são bastante económicos.

Ar condicionado é mais barato na aquisição, mas depois mais caro no consumo mensal.

Quantos m2 tem a casa? Pretende climatização para Inverno ou Verão? A casa estará bem isolada? Falam em Santo Tirso, correto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:r_m_f_f

Se pellets é mais em conta então é de considerar. Existe no forum algum tópico com informação sobre aquecimento central a pellets? vou á "caça"!

Ar condicionado está fora de questão, eu e esposa não nos damos bem com "eles".

A casa terá cerca de 130 m2, ainda não recebi a planta final.
    climatização será apenas para o inverno pois no verão abre-se uma janela :-P
    Tentarei fazer os possíveis para que a casa seja bem isolada (de acordo com informação lida aqui no forum, mas a debater com o engenheiro do térmico)
    E sim a casa é em Sabto Tirso.

Toda a ajuda é bem vinda obrigado.
  19.  # 179

Colocado por: jorgealvesprh , bomba de calor e solar térmico.

Ah... Com BC e solar... pensei que se estava a referir apenas ao piso!
  20.  # 180

Somente o piso encontra entre os 18€/m2 e 36€/m2.

0.0437 seg. NEW