Colocado por: frapimentA vmc tem por objectivo ventilar a casa por isso não complementa o recuperador de calor que serve exclusivamente para aquecer. S. Tirso será bastante frio no inverno por isso considere um sistema centralizado de aquecimento que poderia ser usando o um recuperador com distribuição de ar por condutas para as restantes divisões mas que só funciona quando tiver lenha no recuperador ou colocando radiadores com uma caldeira que poderá igualmente ser reforçado pelo seu recuperador a água. Outra opção é ac para os quartos e o recuperador para as zonas comuns que sendo abertas são facilmente aquecidas. .Estas pessoas agradeceram este comentário:r_m_f_f
Colocado por: VempireJá me disseram que um piso radiante ficaria a uns 24000€só se for uma casa com 350m2,
Colocado por: Vempiremensalmente tinha uma conta de electricidade nos 100€-200€ (no inverno).isso depende do isolamento térmico da envolvente e não tanto da solução de aquecimento.
Colocado por: jorgealvesActualmente a melhor solução para aquecimento e o piso radiante hidráulico suportado por uma bomba de calor ou um recuperador ou até ambos, dando e rendendo apoio do solar térmico.Concordam com este comentário:r_m_f_f
Colocado por: jfsmoreiraE mesmo assim... 24000€ para 350m2 parece-me exagerado...prh , bomba de calor e solar térmico.
Colocado por: VempirePRH?
Colocado por: fascaPH - Piso radiante tem sido a mais usada.
VC - ventilo convectores. É outra solução.
Colocado por: fascaCom IVA não é nada exagerado.
O Jorgealves sabe do que fala, porque a minha tem quase 400m2 e ficará em torno disso.
Mas a minha solução foi VC e não PRH. Em todo o caso, terão preços aproximados, mas o Jorge poderá dizer melhor.Concordam com este comentário:jorgealves
Colocado por: fascaHá soluções mais em conta.
Pellets para quem tiver tempo para cuidar da limpeza e do absatecimento são bastante económicos.
Ar condicionado é mais barato na aquisição, mas depois mais caro no consumo mensal.
Quantos m2 tem a casa? Pretende climatização para Inverno ou Verão? A casa estará bem isolada? Falam em Santo Tirso, correto?Estas pessoas agradeceram este comentário:r_m_f_f
Colocado por: jorgealvesprh , bomba de calor e solar térmico.