Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Vivo num apartamento equipado com caixilharia dupla e vidro simples, trabalhando o estore no meio. A caixilharia é em aluminio simples, o estore parece ser plástico ou algo do género.

    Acontece que tenho 2 quartos orientados para Nascente, e outro para Poente. Os quartos que estão orientados para Nascente têm pouca luz (só durante uma parte da manhã), o que faz com que neste momento tenha a sala, cozinha e o 3º quarto a temperaturas razoáveis (21ºC) e os outros 2 quartos frios (19ºC).

    Mesmo com aquecimento ligado (central a gás natural) e com um termostato sem fios equipado num desses 2 quartos, existe perda de calor (a título de exemplo, com o termostato a marcar 21ºC junto a porta do quarto, com outro termómetro a 30cm da janela marca sempre menos 0.5 a 1ºC, e o quarto é pequeno). Poderia colocar o termostato junto a janela mas não tem alcançe para a caldeira e estaria a disfarçar o problema - fuga de calor.

    Reparei que entre a caixa em madeira que envolve a caixilharia e a parede existiam algumas folgas (algumas excessivas) e resolvi isolar com silicone transparente, estando na esperança que ia resolver a fuga de calor, mas sem grande melhoria. Apliquei uma película entre a janela e a caixilharia a fim de isolar algumas folgas (são janelas de correr), alguma melhoria mas nada de especial.

    Hoje em conversa com um familiar que fez obras recentemente surgiram duas ideias:
    1) Aplicar um limpa-estore também denominado de tapa-limpas entre o aluminio da caixilharia e o estore (pois há uma folga de cerca de 0.7cm quer do lado de fora, quer do lado de dentro)
    2) Substituir as janelas do lado interior por umas janelas de abrir em vez de serem de correr (não quero alterar as de fora para não comprometer a estética do edifício) e instalar tamém o limpa-estore ou tapa-limpas

    A minha questão é se aplicando apenas o limpa-estore ou tapa-limpas será suficiente para obter um isolamento térmico melhor. Sei que se optar pela opção 2) vou conseguir o resultado que pretendo garantidamente, que é bloquear perdas de calor, no entanto será que com a opção 1) consigo resultados mais satisfatórios sem gastar demasiado dinheiro?

    Obrigado pela ajuda, peço desculpa pela descrição extensa.
  2.  # 2

    A opção 2 é a melhor mas muito mais cara.

    Não terá grandes perdas pela caíxa de estore?
    Concordam com este comentário: Klasik
  3.  # 3

    Ora bem. Está a considerar apenas as perdas de calor que são devidas à entrada de ar exterior. Não se esqueça que uma casa saudável tem de estar sempre ventilada. O problema é como o fazer da melhor forma.
    Sem olhar a custos, seria um sistema de renovação de ar entubado e com aproveitamento do calor de saída. Menos oneroso seria colocar pequenos ventiladores na caixilharia, autoreguláveis.

    Voltanto à perda de calor; esta é sempre incontornável, podemos é reduzi-la isolando o melhor possível as paredes, e caixilharias e optanto por melhores vidros. De novo, sem olhar a custos: vidro triplo com caixa de 25mm cheia de Argon e pelícola de baixa emissividade na face exterior da folha de dentro.
    Mais realisticamente, vidro duplo normal.
    A sua caixilharia deve ter uma caixa de ar entre vidros demasiado grande (favorece correntes de convecção que aceleram a troca de calor) e pouco estanque que facilita de novo a troca de ares.

    Resumindo:
    Qual o isolamento das paredes?
    Qual a possiblildade de melhorar a caixilharia e os vidros?
    Por fim, a eliminação das tais frinchas.
    É a minha opinião.
  4.  # 4

    Colocado por: dvd.ribeiroos outros 2 quartos frios (19ºC).


    Frios? Desculpe, mas quem me dera o seu...frio!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo16062021, thekillerpt, EOF
    • smar
    • 29 dezembro 2015

     # 5

    Colocado por: becas

    Frios? Desculpe, mas quem me dera o seu...frio!
    Concordam com este comentário:EOF


    :) está visto que não sabem o que é frio :)
  5.  # 6

    Fico desde já agradecido pelas vossas opiniões, sabem-me recomendar alguém que trabalhe bem nesta matéria na zona do Porto?
    • Klasik
    • 30 dezembro 2015 editado

     # 7

    ola! gostaria de compartilhar algumas informações.... as janelas do tipo de correr, não privilegia as qualidades de isolamento térmico e acústico pois sempre ocorre vasão de ruído e temperatura entre as folhas... por isso, nós da EuroJanelas fabricamos janelas de abrir, oscilo-batente e outros modelos de madeira em estilo Europeu, pois é o material que mais fornece isolamento termo-acústico, mantendo a temperatura interior e ajudando na economia de energia com alto padrão.

    Para o problema citado acima, o melhor seria instalar uma janela sobreposta na parte interna para não modificar a área externa. Abs ! http://eurojanelas.com.br
 
0.0104 seg. NEW